domingo, dezembro 13, 2020

“GERIR À MEDIDA DO QUE VAI ACONTECENDO”

 “Gerir à medida do que vai acontecendo” tem sido a política de ataque ao Coronavírus do governo em sintonia com as recomendações dos líderes do euro.

Não parece, a realidade está aí, a melhor maneira de combater a Pandemia criada por um vírus desconhecido e de grande e fácil contágio.
A evolução de uma Pandemia é conhecida. Não havendo barreiras drásticas que inicialmente contrariem o seu avanço o resultado é conhecido. Uma progressão exponencial sem controlo.
Uma progressão que não se pode “gerir à medida do que vai acontecendo” porque o vírus não dá tréguas na sua fase de ascensão, não há paragens ou recuos no seu avanço, e portanto não há gestão alguma aplicável.
Não é uma guerra em que o adversário altere a sua táctica ou tenha momentos de pausa permitindo “gerir” esses momentos “que vão acontecendo”. Não, é um inimigo implacável, sem medo algum, em constante progressão e que só descansará quando já não tiver mais adversários para lutar.
É um inimigo de táctica conhecida. Não engana nos seus propósitos. E o melhor meio de o combater será barrar o seu avanço o mais cedo possível e com todas as armas disponíveis.
As pessoas mais jovens infectadas com o Covid-19 sem que apresentem sintomas ou com sintomas ligeiros continuam a circular por aí sem qualquer protecção constituindo assim focos de propagação do vírus. Não se compreende que não se tenha seguido os ensinamentos de Macau que exigem o uso obrigatório de máscara para quem ande fora de casa.
Que o governo deixe de seguir acriticamente as “ordens” de Bruxelas e seja inovador e destemido. Todos estamos neste momento com o governo e damos graças para que ele tome as medidas mais lúcidas e eficazes neste combate ao Covid.19. (18.03.2020)