domingo, dezembro 13, 2020

MAIS VALE TARDE QUE NUNCA

 Finalmente alguns médicos, e não são apenas alguns, o Conselho das Escolas Médicas Nacionais, que representam seguramente muitos profissionais, estão a aconselhar o uso generalizado de máscaras fora de casa.

É conhecido que a DGS desaconselha o seu uso com base nas recomendações da própria OMS. Contudo, notícias de ontem, dizem que a OMS, perante as evidências dos resultados do seu uso nos países asiáticos, irá rever a sua posição.
Fomos seguidistas, ao contrário por exemplo da República Checa que tornou o uso das máscaras obrigatório e que até ao momento tem controlado de modo muito eficaz a propagação do vírus. Não quisemos aprender com Macau e outros países asiáticos. O mal está feito e não vale a pena “chover no molhado”.
Pelo menos, a não querer ir mais além do que a OMS, como fizeram os checos, a DGS poderia muito simplesmente não desaconselhar o seu uso. E, se a razão por que o fez foi e é não haver máscaras em número suficiente no mercado mais lamentável se torna a sua conduta. Muita gente que tem máscaras em casa e que nos transportes públicos nem sempre lhes foi possível manter o distanciamento indispensável, não a usa ou usou devido ao aconselhamento da DGS.
Temos que ter confiança na DGS e ela tem dado provas de merecer essa confiança apesar desta questão das máscaras, que não é de somenos importância, seguramente. A confiança não se compra, ganha-se, conqista-se, com as medidas que se vão tomando.
Aguarda-se o mais rapidamente possível uma alteração da sua estratégia quanto ao seu uso.
Não sendo possível, sempre e em qualquer lado, manter as distâncias de afastamento recomentadas, seria indispensável seguir quanto antes o aconselhamento do Conselho das Escolas Médicas Nacionais.
Mais vale tarde que nunca. (03.04.2020)