segunda-feira, outubro 22, 2007

os pobres que paguem a crise


A União Europeia (UE) parece encaminhar-se para um liberalismo tecnocrático onde, nas relações de trabalho, os mais fracos, os trabalhadores, saem a perder. Neste mundo globalizado, que outra coisa não é do que o imperialismo descrito por Marx e Engels à um século atrás, a pressão sobre os trabalhadores por conta de outrem torna-se mais vincada que a observada nas românticas democracias europeias saídas do pós guerra.Isto mesmo é retratado num dos relatórios recentes da EU quando revela que “a parcela de riqueza que é destinada aos salários é actualmente a mais baixa desde, pelo menos, 1960 (o primeiro ano com dados conhecidos). Em contrapartida, a riqueza que se traduz em lucros, que remuneram os detentores do capital, é cada vez mais alta”.

A UE é cada vez mais a união dos monopólios europeus.

A Carta Social europeia, onde no confronto social entre o capital e o trabalho, se impunha regras limitadoras do poder dos mais fortes, do capital, e se procurava um equilíbrio capaz de gerar alguma harmonia e por consequência maior eficácia e desenvolvimento produtivo, ao que consta, entrou na gaveta, e não fará já parte do Tratado da UE que, a todo o custo, se pretende agora e à pressa aprovar.

(Post do "classepoltica" de 6 de julho que achei oportuno recordar agora em tempo desta "comédia europeia deste Carnaval socretino/barroso")

10 Comments:

Blogger Espectadora Atenta said...

Ainda bem que colocou este post pois não o li na altura e parece-me bastante actual! Parabéns Ruy, mais uma vez...

9:42 PM  
Blogger Laurentina said...

Ora bem Ruy ... Porreiro pá...!!!!

Beijão grande

11:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro RUY

Leio pela segunda vez e pela segunda vez lhe digo : SUBLIME o seu post.

JOSÉ

1:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

Tenho estado a assistir ao Prós e Contras sobre a pobreza em Portugal.....

....tirando uma ou duas cabeças que por ali estão ....e para além de alguma publicidade de cada um à respectiva organização....é uma tristeza absoluta sobretudo porque as mentalidades ainda não evoluiram.....o que não admira porque ainda temos a idade média nas nossas cabecitas....

.....porque a pobreza é ínsita na nossa realidade ..nós somos pobres.....


....basta ir aí fora e quando voltamos ao aeroporto sentimos logo o aperto da pobreza....que nos aperta o pescoço...é o papel no chão....é a falta de sinalização.....é o aparato do buraco na parede...com o barulho do berbequim.....é o atendimento pela pequena hospedeira que só está é preocupada com a altura da saia.....ou com o vento que es5raga o penteado....olhe....basta ir ao parque de estacionamento e o mais raquítimo que por lá se verá será algum mercedes de 1996 C....qualquer coisa...porque o resto são só bombas....

...pobreza !!!!Somos uns pobres....

Há uns anitos atrás como é que se entendia uma casa de família....!? .....dois quartos uma salinha e uma cozinha.....hoje....como é que entendemos ?....

Bom...depende ...da casa da família....se é casa de morada na cidade....se é casa de praia....ou se é o apartamento em Paris...de qualquer modo tem sempre uma darta de quartos e pelo menos três a quatro casas de banho.....PUXA que a gente evoluiu....!!!!

Ainda temos na nossa cabeça o espírito da esmola.....e esquecemo-nos que não há dia em que não sejamos subsidiados....ele é o medicamento...ele é ...o médico na Centro de Saúde....(nos que ainda existem )....eu sei lá somos todos uns pobres....


...então hoje...a moderadora ... do programa só atira ao lado.!!!....caramba....

Em Portugal ....pobreza é dos outros.....por isso...temos muito que pobrezar durante muitos anos...ainda !!!!

1:31 AM  
Anonymous Anônimo said...

Os pobres são uns chatos....sempre a exigir coisas.....

11:29 AM  
Blogger Carlos Sério said...

Obrigado a todos,
Creio que a Europa da “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, poderia levar a sério a questão da distribuição da riqueza, e do desenvolvimento económico e social, um desenvolvimento sustentado e de inserção social.
Mas com Blairs, Javier solanas, Sarkoys, Prodis, Ângela Merkels, Barrosos e outros que tais, a Europa está sem rumo, com uma economia onde as únicas regras são as regras dos monopólios e onde os povos não contam e serão mesmo para estes senhores, um estorvo, (veja-se os seus esforços para não referendarem o tratado europeu).
É a completa inversão das coisas. A economia deve servir os povos de um país e não estar ao serviço de interesses de minorias tecnocráticas e de obscuros interesses multinacionais. Apesar das máquinas de propaganda ao seu serviço, pouco a pouco, acredito, os povos ganharão consciência da “miséria” a que os querem conduzir.

12:08 PM  
Blogger Alda Inácio said...

olá grande amigo, muito feliz venho participar a você que seu blog e você são membros fundadores do projeto S.O.S Miséria. Façamos uma corrente dandos as mãos e colocando todo o nosso carinho neste trabalho. Parabens ! Preciso urgente do teu email. Com beijinho de Alda.

2:03 PM  
Blogger Vladimir said...

Nesta Europa voamos a uma velocidade estonteante em direcção ao abismo...

Enquanto esperava no restaurante o pensamento do Vladimir da Lapa voou, veja até onde….

3:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro RUY

Estou em quase total acordo consigo....é que os povos não se darão conta de nada ....normalmente desatam à chapada....

.....a Europa já foi destruida nos últimos tempos por duas vezes...da próxima .....eclipsa-se !!!! Porque esta geração é uma geração de fato e gravata cheia de nove horas e de fotos de família...com muito golf pelo meio....é um autêntico BLUFF !


....ouvia ontem no Prós e Contras que ....v.g. os quinhentos mais ricos do Mundo de um lado correspondem a quarenta e não sei já quantos milhões de pobres do outro lado....


...é um grande mar....não acha ??.....e uma planície toda sêca incendiária ainda maior.....

3:14 PM  
Blogger Carlos Sério said...

Caro anonymous, estou de acordo consigo,esta geração de fato e gravata como diz, vive longe das realidades, para eles o mundo resume-se às cotações da bolsa e pouco mais.

3:28 PM  

Postar um comentário

<< Home