quarta-feira, novembro 10, 2010

Portugal desceu onze lugares no IDH

Em 2007, Portugal ocupava a 34ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano do Relatório das Nações Unidas do Desenvolvimento Humano que avalia o bem-estar das populações dos vários países.
Em 2010, Portugal desceu para o 40º lugar.
Portugal desceu assim seis lugares no IDH em 3 anos.
Mas se atendermos que em 2005 ocupava a 29ª posição.
Concluimos que a governação Sócrates fez descer Portugal no IDH, de 29º para 40º em cinco anos apenas.
É obra

Marcadores: ,

9 Comments:

Blogger Manuel Rocha said...

Desculpe mas está mal informado. Se ler com atenção o relatório verá que foram alterados os processos de calculo com a introdução de novos indicadores que, se usados em retrospectiva, teriam alterado a posição relativa no ranking da maioria dos paises. O IDH, tal como qq indice agregado, vale o que vale. Nele tb se lê que se vive melhor nas favelas do Rio de Janeiro que nas freguesias rurais do Alto-Xingu. Ainda assim e em nome do rigor e da honestidade intelectual só se deve comparar o que é comparável. E os IDH do Relatório do PNUD de 2009 não são directamente comparáveis com os anteriores.

10:20 AM  
Blogger Carlos Sério said...

Caro Manuel Rocha, pouco importa a alteração do processo de cálculo uma vez que aquilo que realmente importa é a posição relativa dos vários países entre si. Os processos de cálculo atingiram todos os países por igual e o que se verifica é que em cinco anos a posição relativa de Portugal desceun 11 lugares na escala.Os dados são dos relatórios que pode verificar clicando o link no POST.

7:52 PM  
Blogger Zé Povinho said...

Quem é que disse que o tipo não é único naquilo que faz?
Abraço do Zé

11:51 AM  
Blogger Manuel Rocha said...

Ah e a posição relativa dos paises não se altera perante mudanças das bases de cálculo?! Mas isso é genial ! Está visto que preciso urgentemente de uma recilcagem em métodos quantitativos. Talvez me queira sugerir em que curso das novas oportunidades se ensinam essas inovações à estatistica.

Como sabe, a própria Lusa, que produziu em primeira mão uma noticia que ia no mesmo sentido da seu post, qd foi alertada para o erro fez o que está correcto: rectificaram-na, em lugar de procurar mante-la inventando justificações absurdas.

12:30 PM  
Blogger Carlos Sério said...

O objectivo do IDH ao longo dos anos em que é publicado o RDH é aproximar-se quanto possível à realidade vivida em cada país. É esse o objectivo, que orienta em cada ano os seus autores buscando em cada ano novas aproximações a esse objectivo, isto é, novos “processos de cálculo”, para uma aproximação mais fiel à realidade. O objectivo é sempre o mesmo, ano a ano mais próximo da realidade, Não há mudanças de base de cálculo arbitrárias ou fora daquele objectivo pelo que é correcto afirmar que a posição relativa de cada país reflecte em cada ano a sua posição face ao DH. Só haveria distorções se as novas bases de cálculo reflectissem outros propósitos, o que não acontece. Portanto o MR está errado e ainda por cima o reflecte de modo arrogante.

3:52 PM  
Blogger Manuel Rocha said...

Estou errado, Caro Ruy ?! Bem, seria natural, porque ao contrário de certas pessoas que "nunca têm dúvidas e raramente se enganam" eu tenho quase sempre dúvidas e engano-me com frequência. Mas no caso em apreço parece que não sou só eu:

http://www.destak.pt/artigo/79516-novas-metodologias-explicam-contradicao-do-desempenho-portugues-no-idh

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3671

10:35 AM  
Blogger Carlos Sério said...

Pois, não será só o MR.
Vamos por partes.
Com a mesma base de parametros Portugal desceu da 29ª posição em 2005 para 34ª em 2007, uma vez que é dito "As Nações Unidas alteraram este ano a metodologia de cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano dos países".Ou tambem alteraram em 2007?
Que me perdoem as "ilustes opiniões" que refere, mas continuo a afirmar que Portugal desceu 11 lugares no IDG em 2010relativamente aos vários paises.
A nova metodologia de cálculo é relativa a todos os paises e se é verdade, como diz Mónica Ferro, que Portugal melhorou em quase todos os índicadores o que é verdade também é que os outros paises melhoraram mais que Portugal, o que provoca a sua descida para a 40ª posição.

12:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Para quê tanto paleio...quando o que interessa saber é que este País se não bateu no fundo é porque passou de lado e está já por detrás ....

3:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

Faz-me lembrar o Comandante a discutir com o Imediato na Ponte e o barco a meter água....até aos tornozelos da chaminé .....

Só que eu já preciso é de um escafandro....

3:30 PM  

Postar um comentário

<< Home