quarta-feira, março 09, 2011

Gerações à rasca


O que verdadeiramente está a acontecer com Portugal e, nos países economicamente mais frágeis da UE, é o mais descarado, abjecto e cruel ataque do capital financeiro; um verdadeiro saque para seu insaciável gozo e proveito, aos parcos rendimentos das famílias e das populações desses infelizes países. O mecanismo é simples e tem a colaboração dos vários governos nacionais. O Banco Central Europeu (BCE) empresta dinheiro às instituições financeiras europeias a um juro de 1% para que estas (depois dos enormes prejuízos que acumularam quando compraram todo o lixo em produtos financeiros especulativos que deu origem à crise financeira e que são da sua exclusiva responsabilidade), possam acumular rendimentos, ao comprarem as dívidas públicas a juros de 6 ou 7%, obtendo deste modo, sem qualquer risco, elevados lucros. Os governos, para suportarem tão elevados juros da sua dívida pública, lançam sobre os seus povos cada vez mais impostos e cortes sociais agravando assim a já precária vida das famílias trabalhadoras e da generalidade da população.
No fundo, trata-se de uma macabra “operação financeira” muito bem urdida pelo capital financeiro e pelo seu representante europeu – o BCE – consistindo em retirar dinheiro às famílias e à generalidade das populações e entregá-lo, de mão beijada, às instituições financeiras. Numa palavra, salvar os Bancos e aplicar a factura às populações. Não se estranhe portanto que o objectivo do BCE consista em retardar ao máximo a reestruturação das dívidas soberanas.
Esta a razão porque o BCE não empresta dinheiro aos países em dificuldades ao tal juro de 1% (como faz com os bancos), para que com esta liquidez pudessem actuar no mercado comprando as suas dívidas soberanas e assim atenuar e controlar os juros de novas emissões.
Esta a mais clara e inequívoca demonstração de que o capital financeiro, o BCE e a Comissão Europeia, está ao serviço directo e exclusivo do capital financeiro e manifesta o maior desprezo pelas condições de vida das famílias. É o domínio absoluto do capital financeiro na sociedade, gerador das mais acentuadas desigualdades sociais, do empobrecimento das famílias e de uma existência cada vez mais penosa das populações. Contrário aos valores de qualquer ética social e com total desdém pelos valores já alcançados pela civilização humana.
Será que os povos continuarão a acreditar pacientemente nas patranhas da elite dominante veiculada pelos órgãos de comunicação social ao seu serviço, prestando-se a aceitar sem revolta, sem rupturas, este retrocesso social, esta regressão civilizacional?

Marcadores: ,

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger

Por cá ...depois de ouvir as anunciadas novas medidas....só há um caminho :

DEMISSÃO JÁ

12:47 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bom...lá que o Homem anda a fazer de nós ....ursos...já nós sabíamos...agora de ...PARVOS...quem quiser que enfie a garruça ( e... nós sabemos quem...!!)

Abração que tenho que ir reler uns discursos .....recentes..!!

12:50 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ando muito loiro...tontinho de todo com certeza...é que não percebo ...quando vou ao Banco pedir uns eurozitos para investir aí numa loja de fruta...pedem-me logo um estudo de viabilidade económica e lá tenho eu que saber quantos pêros e pés de salsa vou vender daqui a dez anos por altura do Natal...

Ora.... não seria facilitar a vida ao cidadão ( que neste caso até só quer é aumentar a produtividade da economia...) fazer como Governo que de três em três dias tira as horas extraordinárias aos funcionárips ...reduz-lhes os ordenados ....e ainda hoje anunciou que vai congelar e retirar pensões aos pensionistas...?

Agora ando ansioso por saber o que é que vou ter de largar para o Estado...para a semana...

E então nas férias de Verão com tanta gente a ir de férias à Alemanha...nunca se sabe o que trazem na sacola...

Assim tenho dificuldade em fazer o tal estudo de viabilidade a dez anos...lá para a loja da fruta..

Que raio ...será que isto é algum lugar mal frequentado...???...ou a minha professora de matemática não chegou a economista...?

1:02 AM  
Anonymous Anônimo said...

Por falar em fome cá pelo Sul da Europa....caro Blogger...agora que se fala em acção concertada dos rapazes mais ou menos mediterrânicos face à UE...

...Oh..!..Oh!..é o que eu digo.... é que não parece mas este Blogg é lido a nível Mundial...há muito tempo...

1:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

Agora que li melhor esse mecanismo do financiamento dos tesos soberanos....ora atão não há quem compre acções ...com financiamento da própria sociedade emissora...??

Quando se entra no mundo virtual a imaginação não para...e depois é só escrever no papel que tudo é legal....

1:50 AM  

Postar um comentário

<< Home