segunda-feira, junho 13, 2011

charlatanice política

Todos parecem concordar agora, que o arranque do olival, da vinha, o abate dos barcos da nossa frota pesqueira a troco de uns patacos da União Europeia, e de tantos outros disparates lesivos da economia nacional, foi um mau negócio para Portugal e todos parecem compreender também agora, que os interesses dominantes na UE não são exactamente os mesmos do nosso país. Economistas professores e não professores, embriagados então com os euros do BCE, multiplicavam-se em explicações para fazer crer ao pacato cidadão que uma tal política era a melhor para Portugal e para a sua convergência social e económica com a UE.
Hoje, aí estão eles a desdizer o que antes juravam a pés juntos. É preciso apostar nas pescas e na agricultura e povoar o interior, dizem-nos, o que na verdade o agricultor e o pescador sempre souberam e nunca o deixaram de dizer. E dizem-nos, com a maior das solenidades como se, num rasgo de inteligência, de grande descoberta se tratasse.
Ao mesmo tempo, os que assim falam, assistiram mudos e quedos a toda uma panóplia de medidas conducentes ao despovoamento do interior tomadas nos últimos anos – encerramento de escolas, de centros de saúde, de maternidades, de postos da GNR, de centros de atendimento da PT, EDP, de linhas ferroviárias (CP) e ao deslocamento de muitos outros serviços do Estado. E, assistem agora, em silêncio cúmplice, às propostas de extinção de câmaras municipais, não considerando que esta extinção acarretará seguramente o encerramento das Finanças, do Posto da GNR, Tribunal, Secretaria Notarial e Conservatória Predial, isto é, a machadada final no despovoamento de muitas vilas do interior. Pode considerar-se o encerramento de muitas Juntas de Freguesia agora a extinção de Câmaras Municipais, com Histórias de séculos, é que não faz sentido algum, pelo menos numa lógica de “aposta no povoamento”.
Chega de charlatanice política. A nossa classe política não merece o povo que tem!

Marcadores:

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O Bom mesmo ...era andar por aí de Jeepinho a abanar a peidola....

12:57 AM  

Postar um comentário

<< Home