segunda-feira, outubro 08, 2012

O memorando

O memorando de entendimento prevê que Portugal amortize, em Setembro de 2013, cerca de 9,3 mil milhões de euros de dívida de médio e longo prazo (agora já reduzida em 3,75 milhões de euros no recente leilão de prolongamento do prazo em dois anos), já com recurso ao mercado secundário. 
Ora, a troika só permitiu a libertação da nova tranche se o governo assegurasse uma estratégia de financiamento exequível para os próximos 12 meses. Só com a confirmação de que Portugal tem financiamento assegurado para este período, e só nestas condições, seria libertada a nova tranche. 
 Com o enorme aumento de impostos agora anunciado pelo sinistro ministro das finanças, foram satisfeitas, pelos vistos, estas exigências da troika. 
 Quando se diz “só a confirmação de que Portugal tem financiamento assegurado para este período”, o mesmo é dizer, que a troika só libertaria mais financiamento se Portugal assegurasse a verba suficiente para pagar aos credores a amortização da dívida prevista para Setembro do próximo ano. Ao contrário do que a propaganda do governo apregoa, a “ajuda” da troika, como comprova esta actuação da troika, não é uma ajuda a Portugal mas uma efectiva ajuda aos credores do Estado. 
 As desastrosas consequências financeiras, económicas e socias do país, do enorme aumento de impostos proposto pelo governo e aprovado pela troika, em nada sensabilizam a troika, o que realmente lhe interessa é, tão só, assegurar o pagamento aos credores da dívida pública que ainda detém em mãos. 
Alias, tal propósito, foi claramente expresso recentemente por Peter Bofinger, assessor económico do governo alemão, quando disse: “A ajuda não é a estes países com problemas, senão aos nossos próprios bancos que possuem uma grande quantidade de dívida nesses países. Nada poderia ser mais claro. 
Na verdade, toda esta “ajuda” da troika aos países em dificuldades, não é mais do que uma operação de troca de credores, passando a dívida dos Estados em dificuldades e dos respectivos bancos nacionais (igualmente com avultadas dívidas aos bancos estrangeiros) na posse dos bancos da Alemanha, e França sobretudo, para as mãos de credores institucionais, BCE, UE e FMI, libertando e poupando deste modo os bancos estrangeiros de eventuais “default” (falta de pagamentos dos Estados e dos bancos nacionais devedores). A austeridade imposta aos Estados associada a estes programas de "ajustamento", visa apenas assegurar, custe o que custar, as verbas necessárias a esta operação de substituição de credores da dívida e que as amortizações agendadas do capital em dívida decorram sem percalços. No final de 2012, restará apenas cerca de 10% de dívida pública em mãos de bancos estrageiros enquanto os credores institucionais deterão cerca de 60% e os bancos nacionais cerca de 20%.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Como pode haver crescimento numa UE com pouca ou nenhuma agricultura, pouca indústria, poucos ou nenhuns recursos fósseis e muitos serviços?

Nota: Em Portugal só o sector terciário absorve cerca de 63% dos activos. Comparativamente, a suposta salvadora da UE - Alemanha - absorve 70%, tal como a Grécia!!!


http://epp.eurostat.ec.europa.eu/cache/ITY_PUBLIC/3-05102012-AP/EN/3-05102012-AP-EN.PDF

E os indicadores económicos alemães encontrados aqui http://www.testosteronepit.com/home/2012/10/5/the-noose-tightens-on-germanys-success-recipe.html revelam uma situação preocupante.

11:50 AM  
Anonymous Anônimo said...


Bonito de se ver é a quantidade de pessoal convencido que é Ministro...!!!...ele é ministros...sempre a correr e cheios de pressa...cumprimentando pessoas sem sequer olharem para elas...de telélé sempre no ouvido...( coisa importante )....ele é representantes do patronato...por um lado e ...representantes do pessoal trabalhador por outro....sempre à porta dos ministérios prontos a relatar o que lá dentro não se passa...mas com posições de lana caprina numa altura em este paleio já se não usa...ele é comentadores ...os da oposição e os da situação sempre na TV...cascando até mais não... no Governo...ele é chefes partidários a defenderem ...hoje ao almoço ...com a maior das convicções uma posição absolutamente imprescindível para a salvação nacional e... depois do chá das cinco os mesmos a defenderem outra posição completamente ao contrário da anterior mas ...absolutamente imprescindível para a salvação nacional....ele
é candidatos às próximas eleições autárquicas ou regionais que nem querem ouvir falar do respectivo líder partidário nacional....sabe-se lá porquê...??...ele é gabinetes e comissões emitindo doutíssimas opiniões livres e independentes ...mas servindo o Senhor...!!...ele é casacos que de tanto virarem já estão gastos e com os fôrros rôtos...ele é a rapaziada do poder que ainda sem barba a dirigir-se ao Povo sem pedir autorização....e começar a debitar sobre IMI e despedimentos dos contratos a prazo na Função Pública como se estivessem a falar para atrasadinhos mentais...enfim ...


...caro Blogger já estou cansado...vou mas é dormir...

...Olhe isto seria tudo uma alegria...se não desse vontade de chorar....

12:55 AM  
Anonymous Anônimo said...

Só lhe digo...deixar esta rapaziada mexer na nossa vida é coisa de pensar....

12:56 AM  

Postar um comentário

<< Home