quinta-feira, outubro 04, 2012

Um PS com o líder mais fraco da sua História

Como seria de esperar o PS não votou a favor as moções de censura ao governo apresentadas pelo PCP e BE. O PS não descola da matriz neoliberal que domina a Europa e a oposição que vem fazendo é puramente teatral, sem qualquer conteúdo alternativo. Parece discordar das medidas de Passos Coelho apenas quanto à dose mas não quanto ao conteúdo. E faz pena observar o silêncio do PS, ver a sua confrangedora incapacidade de adiantar o que quer que seja quando solicitado a apresentar alternativas. O governo já detectou esta fraqueza de José Seguro pelo que nos debates parlamentares não lhe dá tréguas. Sobre alternativas do PS, “zero, zero”, clamava hoje um deputado da maioria ante o silêncio e a cabeça baixa de Seguro. 
 Na verdade, entre José Seguro e Passos Coelho não há diferenças de maior. Oriundos das juventudes partidárias, formados nos vícios dessas estruturas, sem conhecimentos históricos e sociais estruturados, sem uma cultura social e histórica exigível a qualquer líder partidário. O PS terá hoje o líder mais fraco e inseguro da sua história. Até nisto os portugueses tiveram azar. Num momento em que se exigia, para bem do país e dos portugueses, um líder forte da oposição temos o líder mais fraco de sempre. 
 O partido socialista, tal com a social-democracia europeia, optou por aceitar, defender e promover as doutrinas neoliberais que estão destruindo a Europa, rivalizando até com os partidos da direita na aplicação destas doutrinas. Torna-se hoje claro, que tais doutrinas apenas conduzem a crescimentos económicos mais débeis e a uma mais profunda e acelerada desigualdade social. Precisamente o contrário do que os povos aspiram e os partidos socialistas e sociais-democratas defendiam. Exige-se hoje, que a esquerda rompa com as políticas neoliberais que estão a destroçar as sociedades europeias, porque já não há lugar a quaisquer dúvidas sobre a natureza e os objectivos de tais políticas – apenas procuram maiores rendimentos para os mais ricos, capital financeiro e grandes empresas, e o consequente empobrecimento da esmagadora maioria das populações. 
 A manter-se este posicionamento das sociais-democracias europeias, poderá levar algum tempo, mas vencido o medo, será certo o aparecimento de forças políticas de esquerda capazes de enfrentar com êxito este modelo único que nos querem impor “custe o que custar”.

1 Comments:

Blogger José Gonçalves Cravinho said...

Eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velhote (88anos),digo que o PS e o PSD são como dois irmãos gémeos que se guerreiam na disputa da herança da Quinta-Portugal,pois o PS usa o rótulo de socialista mas quando está no Governo pratica a Política Liberal Ditada de Bruxelas tal como o PSD que usa o rótulo de social democrata mas é Liberal quando está no Governo.Mas o PSD leva vantagem sôbre o PS porque tem a acolitá-lo o CDS/PP,um Partido em que há muita gente saudosa da Ditadura clerical-fascista do Estado Novo.Êstes três Partidos com pequenas diferenças,formam a Direita e são apoiantes da Horda mercenária da NATO e de suas guerras de destruição e rapina.
À Esquerda que infelizmente está desunida só lhe resta continuar elucidando o Povo para que veja quem é que lhe atira as pedradas e que em vez de morder na pedra,deve morder quem a atira.
Com populismo e demagogia/
muita mentira,verdade parece/
mas em liberdade e democracia/
o Povo tem o Governo que merece.

8:33 PM  

Postar um comentário

<< Home