quinta-feira, agosto 01, 2013

Swaps e Swapeiros

Muitos dos Swaps das empresas públicas foram contratados com o banco JP Morgan. Aliás, os Swaps que a ministra contratou enquanto directora financeira da Refer terão sido com este banco.
Acontece que foi dado a conhecer, através das palavras de Victor Gaspar e da nova ministra, que os dois não se conheciam. Maria Luiz Albuquerque tomou posse como secretária de estado do ministério de Gaspar sem que este a conhecesse.
E eu que pensava que os secretários de estado eram escolhidos pelos respectivos ministros? Afinal, quem é que colocou M L A no Governo? Hum, cheira-me aqui a poderosos dedinhos da alta finança? Do próprio banco JPM, será?
Bem, soube-se agora que o novo secretário de estado do tesouro, Joaquim Pais Jorge, este sim, convidado para secretário de estado pela actual ministra das finanças, quando trabalhava no banco Citibank, tentou vender Swaps tóxicos ao governo liderado por José Sócrates.
É este o homem que a ministra escolheu para defender os interesses financeiros do Estado?
O ramalhete fica composto com Paulo Gray, o responsável pela consultora que a ministra escolheu (por ajuste directo seguramente através do IGCP) para analisar os Swaps das empresas públicas e que, como Joaquim Pais Jorge, promoveu a venda de Swaps como director executivo do Citibank.
Tem razão Victor Gaspar quando afirmou há dias no Parlamento ser a ministra das finanças uma "especialista" em Swaps.
Mas afinal qual critério a que obedeceram estas escolhas sinistras? Será que ainda existem dúvidas quanto aos interesses que este governo swapeiro defende?

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oh!!!...meu facies ia caindo ....quando ouvi o Dr. Victor Gaspar dizer numa Comissão de Inquérito na AR que só tinha conhecido Maria Luis depois de esta ter tomado posse como Secretária de Estado...

Um espanto...!!!?

...e os funcionários públicos....reformados e pensionistas ricos a pagar ...com os cortes ...

2:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

E esta...???!!!
.........................

Código Penal Português

Artigo 224.º Infidelidade

1 - Quem, tendo-lhe sido confiado, por lei ou por acto jurídico, o encargo de dispor de interesses patrimoniais alheios ou de os administrar ou fiscalizar, causar a esses interesses, intencionalmente e com grave violação dos deveres que lhe incumbem, prejuízo patrimonial importante é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa.
...................................

Olha...olha... querem lá ver..???



2:56 PM  
Anonymous Anônimo said...


Suponha que o Manel mensalmente tem de encargos cem....e ganha cem.. e o gestor Jorge - encarregado de gerir estes cem - em cada mês corta dez ao Manel....

não acha que este tem um prejuizo importante...???


....olhe.... o melhor é revogar o Código Penal...que é muito reacça...!!!!!

...e fazer outro mais ajustado às novas condições de vida e ....à evolução social...dos novos tempos...

3:11 PM  
Anonymous Anônimo said...


Sabe...esta coisa de muita democracia...também tem os seus inconvenientes...sim...isto da malta toda a dar-se com a gente importante...tu cá ...tu lá...anda cá... chega pá'i...palmada nas costas....vai um copo...lá vai tacho....a certa altura qualquer tipo já nem se lembra se esteve ou não numa reunião com o Ministro...ou com o Primeiro Ministro...ou com o Presidente da Junta....é tudo igual...!!!!...e do que trataram....então isso nem se fala...!!!

....PUXA vida...que é igualdade a mais...

6:58 PM  
Blogger pvnam said...

-> Parece que a ministra para a Integração do governo italiano, Cécile Kyenge, defende a legalização da poligamia: ver «aqui».
.
-> Já disse isto montes de vezes... e... OTÁRIOS MILITANTES insistem em não querer ver:
i) tal como acontece com muitos outros animais mamíferos, duma maneira geral, as fêmeas humanas são 'particularmente sensíveis' para com os machos mais fortes...
ii) nas Sociedades Tradicionalmente Poligâmicas apenas os machos mais fortes é que possuem filhos;
iii) no entanto, para conseguirem sobreviver, muitas sociedades tiveram necessidade de mobilizar/motivar os machos mais fracos no sentido de eles se interessarem/lutarem pela preservação da sua Identidade... de facto, analisando o Tabú-Sexo (nas Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas) chegamos à conclusão de que o verdadeiro objectivo do Tabú-Sexo era proceder à integração social dos machos sexualmente mais fracos; ver http://tabusexo.blogspot.com/.
.
.
.
P.S.1.
É errado estar a dizer (como já alguém disse) «a Europa PRECISA DE CRIANÇAS, NÃO DE HOMOSSEXUAIS!»... isto é, ou seja... a Europa precisa de pessoas (homossexuais e heterossexuais) com disponibilidade para criar crianças!!!
.

É UMA MUDANÇA ESTRUTURAL HISTÓRICA DA SOCIEDADE: os homens poderão ter filhos... sem repressão dos Direitos das mulheres... e independentemente de agradarem ou não às mulheres!... Leia-se: O ACESSO A 'BARRIGAS DE ALUGUER'...
.
Nota: Quando se fala em Direitos das crianças... há que ver o seguinte: muitas crianças (de boa saúde) hão-de querer ter a oportunidade de vir a ser pais... oportunidade essa que lhes é negada pela 'via normal'.
.
.
P.S.2.
Com o declínio do Tabú-Sexo (como seria de esperar) a percentagem de machos sem filhos aumentou imenso nas sociedades tradicionalmente monogâmicas.
Em contraposição, os machos de maior sucesso passaram a ter filhos de sucessivos casamentos...
.
Mais, por um lado, muitas mulheres vão à procura de machos de maior competência sexual, nomeadamente, machos oriundos de sociedades tradicionalmente Poligâmicas [nestas sociedades apenas os machos mais fortes é que possuem filhos, logo, seleccionam e apuram a qualidade dos machos]... por outro lado, muitos machos das sociedades tradicionalmente Monogâmicas vão à procura de fêmeas Economicamente Fragilizadas [mais dóceis] oriundas de outras sociedades...
.
.
P.S.3.
---> Sem 'corte' com os 'globalization-lovers' não há SOBREVIVÊNCIA!!!
{leia-se, os 'globalization-lovers' que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa}
---> Concluindo: antes que seja tarde demais [nota: os 'parvinhos-à-Sérvia' - vide Kosovo - que fiquem na sua], há que mobilizar aqueles nativos europeus que possuem disponibilidade emocional para abraçar um projecto de Luta pela Sobrevivência... e... SEPARATISMO-50-50!
.
Nota 1: Manifestações não-violentas (à Gandhi) por toda a Europa: «Pelo DIREITO À INDEPENDÊNCIA/SOBREVIVÊNCIA contra o NAZISMO-DEMOCRÁTICO».
{obs 1: existem mais de 1200 milhões de chineses, etc, etc, etc… e… existem Nazis-Democráticos!... os Nazis-Democráticos insistem em acossar/perseguir qualquer meia-dezena de milhões de autóctones que defenda a sobrevivência da sua Nação/Pátria… leia-se: os Nazis-Democráticos pretendem determinar/negar democraticamente o DIREITO À SOBREVIVÊNCIA de outros…}
{obs 2: nazismo não é o ser 'alto e louro'... mas sim a busca de pretextos (adoram evocar/inventar pretextos) com o objectivo de negar o Direito à Sobrevivência de outros!}

.
Nota 2: Se os autóctones europeus não estiverem dotados duma Coligação Defensiva (do tipo NATO)… os nazis made-in-USA aplicarão aos autóctones europeus o mesmo 'tratamento' que foi aplicado aos autóctones norte-americanos.

1:08 AM  
Anonymous Anônimo said...


Agora a teoria é que vamos crescer em austeridade....

Puxa nós somos o máximo...sempre no fio....

..por isso é que somos admirados, respeitados e seguidos em todo o Mundo...

Ah...Chico...chega-lhe...!!?

11:52 PM  
Anonymous Anônimo said...


Por outro lado tudo aposta na nova economia....e diz quem manda...que só com confiança é que podemos vingar....

...ao mesmo tempo ....ao lado...anda tudo a ver como é que se vai cortar nas pensões dos reformados e pensionistas...sem o Tribunal Constitucional reparar...

Não há dúvida...é preciso é inspirar.... CONFIANÇA !!!!!

11:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger....

Agora que está na moda....tenho andado a correr tudo mas não consigo fazer... nem um swap....

É que por outro lado...também me preocupo ...se a coisa corresse mal para os Bancos...será que eles teriam dinheiro para pagar à rapaziada todos os swaps...que por aí andam...???!!!!

12:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

Será que neste Mundo de hoje...há uns tipos que ninguém sabe quem é...que se metem por aí pelos sótãos a brincar com os computadores e passam a vida a magicar engenhocas que a malta engole como grandes invenções e só servem para nos lixarem ...??!

12:05 AM  
Anonymous Anônimo said...



Já agora antes de ir fazer óh...óh...e sonhar como fazer um swap...Caro Blogger não terá por aí qualquer coisa para irmos...
.... brincar aos pobrezinhos...???

12:11 AM  

Postar um comentário

<< Home