quinta-feira, outubro 24, 2013

O GUIÃO do Portas e do Passos

A “reforma”, que em guião o governo irá apresentar, procurará essencialmente em reduzir as funções sociais do Estado, na Educação, na Saúde e na Protecção Social. Em sintonia com a política neoliberal seguida pelo governo, pretendendo lograr o chamado “estado mínimo” tão requerido pelos economistas ortodoxos, pelo capital financeiro. Na verdade, os cortes de 4.000 milhões de euros anunciados em Maio estão associados a este projecto anti-social e creio mesmo que anticonstitucional. Cortar na Saúde, na Educação, na Protecção Social, não significa outra coisa que uma redução significativa das funções sociais do estado e assim, enfraquecer efectivamente o estado social.
Na sociedade portuguesa existem dois entendimentos quanto à chamada reforma do estado. Aqueles, para quem uma verdadeira "reforma do estado" seria a eliminação de todos os órgãos parasitários da administração pública, as verdadeiras gorduras do estado, mantendo e melhorando as suas actuais funções sociais e aqueles que advogam a redução ao mínimo possível das funções sociais do estado, privatizando o património do estado e acelerando a privatização na Saúde, Educação e Protecção Social.
Eu diria, com toda a propriedade, que é neste digladiar das duas posições que se manifesta hoje com todo o esplendor a velha e adormecida até aqui luta de classes. Uma classe que vive dos rendimentos do seu trabalho, empobrecendo dia a dia com os cortes com que tem sido atingida, que beneficia do estado social e uma outra, de altos rendimentos, que nunca precisou do estado social para nada (seus filhos sempre frequentaram colégios privados e sempre usaram hospitais privados e não necessitam de qualquer protecção social dada a sua riqueza) e portanto considera um desperdício mantê-lo. Consideram que o dinheiro que nele é gasto seria muito melhor aproveitado se estivesse em suas mãos. Declaram-no abertamente mas, naturalmente, por outras palavras, quando falam em “libertar a economia das amarras do estado”.
Na verdade, o que realmente está em jogo é a transferência de rendimentos da classe média e dos mais pobres para os mais ricos, o aumento das desigualdades sociais, neste guião para o estado mínimo a apresentar pelo governo. Numa nova distribuição da riqueza produzida socialmente - que favoreça os mais ricos, os banqueiros, os grandes accionistas das grandes empresas, os grandes empresários, os gestores económicos e financeiros e as elites políticas do “arco da governação”.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ora vejamos...


Diz a nossa Constituição ... que ....Portugal é uma República soberana....(Art.º 1.º)...que a República Portuguesa é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas, no respeito e na garantia de efectivação dos direitos e liberdades fundamentais e na separação e interdependência de poderes, visando a realização da democracia económica, social e cultural e o aprofundamento da democracia participativa ( art.º 2º.)....O Estado não aliena qualquer parte do território português ou dos direitos de soberania que sobre ele exerce, sem prejuízo da rectificação de fronteiras ( art.º 5º)...e ....são órgãos de soberania o Presidente da República, a Assembleia da República, o Governo e os Tribunais (art.º 110, n.º 1)...

Caro Blogger andam prá'í a dizer que vão ou já estão a fazer a reforma do Estado....


Olá...mas...Oh!..OH! vão mesmo fazer alguma coisa nisto..?..e como..??...estou curioso...!!???

12:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Já agora..

..." As pessoas idosas têm direito à segurança económica e a condições de habitação e convívio familiar e comunitário, que respeitem a sua autonomia pessoal e evitem e superem o isolamento ou a marginalização social ( Constituição art.º 71.º n.º 1 )

...Tudo bem ..!.afinal....esses cortes que andam prá'í a fazer nas pensões e reformas do pessoal idoso..se calhar até nem estão mal...pois ninguém explica aos cortadores....que raio é isso de ..."pessoas idosas"...

Caro Blogger...adiante ....temos é que ter boa disposição...olhe...vou mas é praticar atletismo a ver se vou aos próximos Jogos Olímpicos...ou ....pelo menos aos outros a seguir...ainda não sei..!!!

12:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Já agora ...em vez do dito artigo 71.º...veja mesmo é o 72.º... (lapsos de escrita...é...efeito da graduação dos óculos...idosos....)

12:17 PM  
Anonymous Anônimo said...



Isto realmente não lembra ao macaco...quando não pagam os ordenados do pessoal...as pensões e reformas dos reformados...vão recalcular as pensões dos já aposentados...não pagam as pensões de sobrevivência... põem a malta a pagar taxas e sobretaxas.... e o IRS está mais caro...

....vão agora reformar o território e aqueles ditos órgãos..???

Nam...só pode ser para perder tempo...

12:33 PM  
Anonymous Anônimo said...



Já agora...

..alguém pensa que um determinado corte que está por aí na forja e com efeitos retroactivos...não passa de um verdadeiro imposto...

..pois ...vejamos...." Ninguém pode ser obrigado a pagar impostos que não hajam sido criados nos termos da Constituição, que tenham natureza retroactiva ou cuja liquidação e cobrança se não façam nos termos da lei " ( Constituição, art.º 103.º, n.º 3 ).

..."natureza retroactiva "... ??? Uhi!!... Uhi..que lá vem o Tribunal Constitucional....!!!


5:21 PM  

Postar um comentário

<< Home