sexta-feira, julho 17, 2015

Economia que mata


Podem bem todos os membros do “euro-grupo”, que como foi dado a conhecer nem sequer existência legal possui, limpar as mãos depois da trampa que fizeram.
O seu comportamento foi mais próximo do comportamento dos mafiosos do que de parceiros irmanados num projecto solidário comum.
Como todos os economistas afirmam, a capitulação da Grécia e as medidas a que se obriga não irão resolver a profunda crise económica, financeira e social em que se encontra. Não resolverá o problema do endividamento, do desemprego, da pobreza, da economia.
Esta Europa do euro comandada pelo capital financeiro não admite outro alinhamento que não seja o modelo único neoliberal que tudo subordina aos interesses do capital financeiro, dos bancos e das grandes empresas, dos seus proprietários e aliados políticos.
Este modelo económico e social tenta e está conseguindo destruir, aniquilar o modelo social do “capitalismo social” saído do pós-guerra com o seu estado-social de desagravamento das desigualdades sociais, da educação e saúde universais e gratuitas e da protecção social no desemprego, na doença e na velhice.
É um modelo com uma “economia que mata” como diz o Papa Francisco em que todos os recursos do trabalho, em que todos os recursos criados pela sociedade são tomados pelo capital financeiro.
Trata-se da luta de uma classe privilegiada, reduzida em número mas detentora da riqueza financeira e económica e também do poder político, que pretende ampliar a sua riqueza apropriando-se da riqueza que é de todos e dos rendimentos da classe média e dos trabalhadores.
E isto, nos tempos modernos, é novo no capitalismo. Regressámos ao tempo em que apenas é concedido aos trabalhadores o mínimo indispensável à sua própria sobrevivência vegetativa. Em que à falta do subsídio de desemprego ou outros apoios sociais se lançam milhares de trabalhadores na pobreza.
Engrossando agora o mundo do trabalho também a chamada classe média, funcionários públicos, professores, enfermeiros, etc, e muitos pequenos empresários depois do aniquilamento das suas empresas no combate desigual que mantiveram com as hipper empresas.
A frente dos que estão a ser hoje explorados - é o termo exacto - por uma minoria minúscula mas poderosa da sociedade, possuída de uma ganância desmedida, ávida de riqueza, é demasiado ampla para que possa sentir-se segura num futuro próximo. A reacção de ódio que manifestou para com o governo e o povo grego demonstra-o. Ficou também claro que a democracia é incompatível com os seus desígnios.
A Grécia provou-o agora, mas outras Grécias seguramente surgirão muito em breve.
 

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

https://www.facebook.com/300628049979748/photos/a.300635583312328.67599.300628049979748/985116791530867/?type=1&theater

12:21 AM  
Anonymous Anônimo said...

Passos mentiroso


https://www.youtube.com/watch?v=G99Xyj-EVvo

12:22 AM  

Postar um comentário

<< Home