quarta-feira, abril 20, 2011

capital financeiro


BIS

Segundo o Banco Internacional de Compensações (em inglês BIS, Bank for International Settlements), a banca internacional possui créditos de Portugal, Grécia e Irlanda num valor total de 990.000 milhões de euros no terceiro trimestre de 2010, o equivalente a mais de 5,8 vezes o PIB português: uns 194.000 milhões no caso da Brécia, 571.000 milhões na Irlanda e 225.000 milhões em Portugal.
Pelo valor dos créditos, 990.000 milhões de euros em apenas 3 países, podemos imaginar a força colossal que possui hoje o capital financeiro que livremente, sem barreiras ou regulação alguma, circula em todo o mundo à velocidade da luz, especulando e procurando em toda a parte e a todo o instante as ocasiões mais favoráveis à sua insaciável ganância. Na verdade, o capital financeiro não responde a quaisquer limitações impostas pela política antes e ao contrário, é a política que perdeu autonomia e a capacidade de intervir. São os próprios governantes que admitem serem incapazes de refrear a desenfreada especulação do capital financeiro, dos “mercados”. Confessam a sua impotência face aos ataques de que são vítimas os países com economias mais débeis. Contudo, não serão sinceros nas suas lamentações, já que foram eles e só eles, que ao longo dos últimos anos, criaram as condições mais favoráveis para este nefasto e anti-social domínio do capital financeiro.

Marcadores:

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O capital é como o virus da gripe...ataca de mansinho até levar o paciente desta para melhor....

10:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

E não há um médico capaz de atacar com uma aspirina...!!?

10:52 PM  
Blogger skeptikos said...

Aspirina não funciona para virus. Somente as vacinas e essas já provaram como são eugenicamente eficazes quando administradas à plebe.

1:09 AM  

Postar um comentário

<< Home