terça-feira, junho 26, 2012

Governantes rascas e incompetentes

Ao que parece todos têm medo dos “mercados".
Ouvimos os políticos da “situação” e os seus agentes, falarem dos perigos que poderemos vir a sofrer se não cumprirmos com a austeridade exigida pelos "ditos mercados" através do governo, da Troika e da frau Merkel. Países soberanos, por enquanto os economicamente mais débeis, como Portugal, Irlanda, Grécia, Espanha e Itália, uma vez que já se ouve que a austeridade pode chegar à França e à própria Alemanha, encontram-se nas “mãos dos mercados”. Completamente subordinados, suspensos e à mercê dos ditos. Não se cansam os nossos políticos e a generalidade os políticos europeus de avisar os submissos cidadãos, que para seu bem, será bom cumprir com todos os requesitos exigidos pela austeridade, mesmo que isso arraste, como hoje se torna bem visível, os países para a destruição das suas débeis economias, para números de desemprego nunca imaginados, para a miséria e fome de grandes extractos da população.
Para toda esta élite dirigente, para todos estes sábios políticos, bem instalados na vida por sinal, a austeridade tornou-se um fim em si mesmo. Nenhum deles se arrisca a fazer previsões quanto ao futuro, nada prometem, apenas exigem sacrifícios para, ameaçam, sossegar os “mercados”.
Mas afinal, o que são os ditos “mercados” que determinam, como nunca antes acontecera, as políticas dos governos jogando com a vida de milhões de europeus?
Os ditos mercados não são mais que os bancos, as seguradoras e os fundos de pensões que especulam na “bolsa” da dívida pública dos países. No caso da união europeia, imagine-se, os bancos europeus detêm mais de 90% da dívida pública dos países europeus. O caricato da situação reside assim, no facto de serem as instituições financeiras que residem e têm a porta aberta nos próprios países europeus, as responsáveis pelas decisões de austeridade que vêm sendo impostas aos seus próprios países. Constata-se deste modo, que os governantes da UE, ao invés de controlarem e disciplinarem as instituições financeiras dos seus próprios países, deixam-se de modo submisso, ou melhor de forma planeada e conjugada, controlar por elas e agir em seu benefício contra os interesses e direitos legítimos dos seus povos.
Os líderes europeus poderiam facilmente colocar um travão à ganância e à especulação das instituições financeiras europeias, encontrassem-se eles ao serviço das populações e não ao serviço dos interesses financeiros privados, directamente como acontece na Itália, ou indirectamente como acontece nos restantes países.
Esta onda neoliberal que assaltou a UE e tem como serventuários os actuais governantes europeus, é amiga do estado mínimo e da auto-regulação dos mercados, e inimiga da regulação pelos Estados e inimiga dos estados sociais. Depois dos USA terem injectado triliões de dólares nos bancos e a UE ter injectado, de igual modo, mais de um trilião na banca europeia, torna-se absurdo afirmar, que os mercados se auto regulam.
O capitalismo neoliberal chegou a um beco sem saída. Agudizaram-se as suas contradições internas que se manifestam na contradição entre as instituições financeiras privadas e o capitalismo produtivo. Entre o capitalismo financeiro e o capitalismo produtivo. E a única alternativa viável para o capitalismo será subordinar o capitalismo financeiro ao capitalismo produtivo. Mas, não se espere que serão os actuais líderes europeus neoliberais os actores desta mudança. Não, e por essa razão só poderemos esperar nos tempos mais próximos, mais degradação económica, mais desemprego e uma vida cada vez mais difícil para os povos europeus.
Não se perspectivam assim mudanças a curto prazo com estes governantes rascas e incompetentes.

19 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Uma desgraça....

..uma vez conheci um abastado agrário...que perante tantas mudanças que via acontecer em favor da malta....e outros que se agitavam...dizia para o seu velho servidor...pobre e devoto rendeiro...." Toino... isto está tudo maluco....o tempo devia era parar e ficar tudo como está..."

...O velho não ficou lá muito convencido...mas ... o que não imaginava é que isto ainda havia era de ir para pior....

11:24 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pois se agora andam por aí licenciados .....que nem ler sabem...como é que não hão-de ser incompetentes....????

....é que estudaram muito depressa....

12:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger...caramba ....quantos anos andou você para se licenciar...???

12:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

E o Zé que pague....

..os subsídios de Férias e de Natal ...esses...já foram...!!!

12:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

Nestes tempos de modernice há créditos para tudo...até para licenciatura.....

....só não há é crédito aos estudantes que querem estudar....

5:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

Há coisas que eu não percebo....

...é tudo regular.....pois o mal está é na falta de irregularidade....

...anda tudo às avessas neste Mundo pequenito que é o nosso Country....

porque será...???

5:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger....

...Pois é....o PM fez mal em não ter seguido o que sempre dissemos neste Blogg sobre o corte dos subsídios de Natal e de Férias...é que era inconstitucional...


...e também por aqui se lia que é com impostos ( aprovados na AR ) ....que o Estado obtém receitas....


...mesmo quando um dos elementos da Troika sobre os cortes ....disse que não era advogado....

...Pois ....é bom que se saiba que por cá ainda há Lei...embora muitos o tenham esquecido...!!!!

12:20 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parece que o PM amuou com a decisão do Trib Constitucional....

.....e agora com ar de mau.....diz que vai fazer o que já devia ter feito....

12:21 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger...

diga-me cá ...essa coisa das equivalências tem que se lhe diga....

..por isso a gente só vê é Bachareis...licenciados...mestres.....pós-licenciados...professores...doutores ... catedráticos...reitores e pró-reitores....pós-mestrados...pós doutorados....doutorandos...

eu confesso que nem me tinha apercebido de tanta ciência...espalhada por esse País fora....

...também ....agora percebo porque é que às vezes se lê um texto ...e a gente nem percebe nada do que lá se diz...ou então do que se percebe pensa a gente que está mal.....se calhar... é porque no meu tempo só havia cinco Doutores Catedráticos...

12:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger....

..se o aluno fica habilitado por equivalências....e obtém um canudo ....não haverá mérito nisto...por parte da correspondente Universidade...???

...no Mundo da Ciência e do Saber...???

...só espero...é que a prática não se estenda à medicina....


...porque nessa altura...no Hospital deverá haver a secção dos " com equivalências e " sem equivalências "....

12:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Vai por aí alguma polémica a propósito do Acórdão do Tribunal Constitucional.....e.... pelo que se ouve percebe-se agora quem foi a alma danada dos "cortes" dos subsídios....

...pois os tipos insistem....e daí que eu pense que além de não estarem muito dispostos a viver dentro da Lei...acham que isto vai é "ao corte"....

...por mim não me surpreendem....


...esperemos por intervenção política de alguém com legitimidade sob pena de isto ir tudo ao fundo...!!!

12:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ouvi um dirigente aí de um Partido ( com responsabilidades ...)dizer mais ou menos que o salário médio no sector público é maior que no privado....( isto para justificar os cortes no público...)

Não sei se comparava era o ordenado dos Juizes com os de Director aí de qualquer empresa de fabrico de parafusos ... ou de Engenheiro de Câmara Municipal com o de Advisor aí de qualquer Banco Privado....


ou ...por outro lado ...o de segurança de Shopping com o de Coronel de Artilharia....

Com gente assim...de meia tigela...e vista curta...que não passa além da algibeira própria...nunca o País há-de sair do buraco...!!?

12:51 AM  
Anonymous Anônimo said...

Já reparou..Caro Blogger ...que esta coisa dos cortes tem em geral sido discutida não na perspectiva da legalidade mas antes na perspectiva dos interesses e prejuízos de ....público por um lado...privado por outro...???

...é o que dá quando alguém vai ao bolso do vizinho do lado ...que está mais perto...que não tem meios para se defender e é um bocado banana...e não ao do andar de cima que além de ser amigo... é bruto, refilão e tem muita massa para se defender....para além do que... dá muito trabalho subir as escadas....

12:59 AM  
Anonymous Anônimo said...

Mais triste é o zelador assistir a tudo .....achar que o vizinho banana está a ser injustiçado e ...nada fazer...!!!

1:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bye...bye...agora vou dormir...antes que me cortem o sono....

1:02 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger...
a propósito do que se tem dito ...( mal )...dos funcionários públicos...veja esta afirmação e quem a produz....

..." Na verdade, não pode conceber-se um profissional da função pública a quem não sejam garantidas as condições de subsistência, estabilidade, carreira, protecção e previdência normalmente dadas, nas sociedades contemporâneas aos titulares de outras profissões, até porque a consagração aos interesses gerais exige atitudes de isenção e de independência só sustentáveis por quem tenha os seus interesses pessoais assegurados..."
( Marcello Caetano, Manual de Direito Adminstrativo, 8.ª edição, Tomo II, págs. 691 ).

Coisas...

9:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

....ainda do mesmo Autor,...( do antigamente..ehm...) e local, mas a fls 713...." O funcionário, ao pagar as quotas fixadas por lei, adquire o direito a, uma vez reunidas as condições nela estabelecidas, vir a ser aposentado e em termos não menos favoráveis que os então previstos..."

( Convém ler devagar... ),... porque por não se ler devagar...é que hoje se fazem cortes à vontade do freguês....e à tripa forra....

10:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

É que ...ensinava ...em justificação da afirmação acima....aquele Autor no mesmo local, a fls 712....
...." Dentro da orientação objectivista que prevaleceu durante muito tempo nos países latinos, negadora de direitos aos funcionários, entendeu-se que estes não gozavam de qualquer garantia jurídica no respeitante à aposentação enquanto não se subjectivasse por um acto administrativo para cada qual a situação de aposentado. Os funcionários ao serviço estariam completamente dependentes do legislador que podia em qualquer altura aumentar a idade ou o número de anos necessários para a- posentação ordinária, diminuir a pensão ou até suprimi-la, pois o desconto feito nos vencimentos era simples expediente de contabilidade e não o pagamento de um prémio de seguro. Tais ideias estão inteiramente ultrapassadas e devem considerar-se obsoletas...."


...Pois é ..!!..a 8.ª edição é de 1969...não sei de quando era a 1:ª edição...

Sabe caro Bloggler estas coisas são para se estudar linha a linha...demora muito tempo...( um ano ...por cadeira...se não chumbar, claro....) ....agora se se lê só o título do livro...ou.... o mais certo é que nem isso....a rapaziada de agora pensa que vale tudo e ...vai disto meia bola... e "corta "...

10:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hello friends, its enormous piece of writing about tutoringand completely defined,
keep it up all the time.
Check out my site ... know memes

4:55 PM  

Postar um comentário

<< Home