sexta-feira, agosto 10, 2012

A “UTOPIA” QUE IRRITA E DESCONCERTA


Há uma história interessante de organização e utopia (no bom sentido) por trás dos saques a supermercados registrados na Espanha essa semana. Ela antecede a crise da ordem neoliberal e suscita questões de abrangência política que extrapolam os limites do gesto simbólico de reciprocidade à expropriação de direitos sociais na Europa.
 Por detrás dos saques, que irritaram a direita e desconcertaram parte da esquerda, existe uma liderança de carne e osso e uma estrutura organizativa que desautoriza a visão corrente segundo a qual as organizações políticas convencionais -- e os projectos históricos progressistas-- perderam o sentido, tendo sido substituídos pela instantaneidade high-tec de engajamento espontâneo e estrutura episódica. A origem da controvérsia é um lugar chamado Marinaleda, de 2.700 habitantes, numa das áreas mais pobres da Sevilha. Seu prefeito liderou os saques de megafone na mão. 
 Ali impera a lei do bem comum. 

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu cá por mim tenho mais receio é dos que sacam sem megafone na mão.....

2:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oh!....Oh!...mas o Sócrates está a chamar o Relvas para ir estudar...??? mas....isso dá um trabalhão dos antigos....

...só os parvos é que pagam propinas tanto tempo....agora estuda-se por osmose...ou por kite ....arranja-se em qualquer super-mercado....

2:42 PM  

Postar um comentário

<< Home