quinta-feira, outubro 31, 2013

O “milagre económico”

Torna-se hoje claro para todos nós que as “reformas” executadas quer por Sócrates quer agora com muito mais intensidade por Passos/Portas tiveram como único objectivo retirar a banca do afundanço em que se encontrava, como resultado da paragem brusca de financiamento da banca europeia e internacional o que a colocou muito perto da insolvência.
A banca nacional encontrava-se altamente endividada, num valor próximo dos 70%% do PIB. Com a crise dos “activos tóxicos” a banca internacional, atafulhada naqueles activos, viu-se em extremas dificuldades e na necessidade de cortar totalmente o crédito a outros bancos que até aí corria fluentemente, o que originou uma total falta de liquidez à banca nacional desesperada com os compromissos das amortizações e dos juros da dívida contraída que iam vencendo.
A finalidade das políticas dos governos de Sócrates e Passos/Porta tiveram e continuam a ter como resultado que os banqueiros e os grandes grupos económicos recuperem dos lucros que obtinham antes da crise. É por esta razão que a situação actual lhes parece fantástica e até já lhe chamam “milagre económico”. Mas seguramente que não o será para a esmagadora maioria de cidadãos que vivem hoje com imensos sacrifícios ou para aqueles que se vêem hoje obrigados a emigrar.
A tarefa de ajuda à banca, inicialmente executada pelos estados, passou mais tarde para o BCE, que emprestou à banca europeia mais de um bilião de euros em Dezembro de 2011 e em Fevereiro de 2012 (529.531 milhões de euros e 489.200 milhões de euros respectivamente), cerca de três vezes mais do que o somatório da “ajuda” à Grécia, Portugal, Espanha e Irlanda, a juros de 1%, o que lhe permitiu, em estratégia combinada com o BCE, comprar dívida pública a juros de 5% ou 6% e arrecadar assim o dinheiro que os governos através do aumento de impostos e cortes sociais sacavam aos cidadãos. Trata-se de um negócio de especulação financeira pura e dura, desenhado e incentivado pelo BCE. É um benefício concedido à banca à custa dos sacrifícios dos cidadãos. Só em juros de dívida o nosso país pagará em 2013 mais de 7.100 milhões de euros (4,3% do PIB).
O que a pretendida recuperação nos revela é a verdadeira essência destas políticas de cortes sociais e alienação dos bens do estado através das privatizações. O empobrecimento do estado social, com menos Saúde, Educação e Protecção Social e o empobrecimento das famílias. E chamam eles a isto “libertar a economia do estado”. No fundo o que eles querem dizer é restituir os negócios da educação, da saúde e da protecção social aos banqueiros e aos grandes empresários.
O que esta pretendida recuperação ou “milagre económico” traduz, não é uma economia firme e estável ao serviço da cidadania, mas uma economia que favoreça e aumente os lucros dos banqueiros e dos grandes empresários. E, ao mesmo tempo que faça regressar ao século XIX as condições sociais, de trabalho e rendimentos dos trabalhadores.