quinta-feira, novembro 07, 2013

“Economia milagrosa”

A colocação de uma previsão de aumento de desemprego inscrita no orçamento para 2014 está sem dúvida em perfeita harmonia com o crescimento económico que o governo espera para o próximo ano. É por esta razão, de conciliação do crescimento económico com o aumento de desemprego que o novo ministro da economia chama apropriadamente à situação “milagre económico”.
O facto de Portugal registar a segunda maior quebra da produção industrial em Setembro, entre os 27 Estados-membros da União Europeia, ao conhecer um recuo de 5,8% relativamente a Agosto (Eurostat) ou o índice de volume de negócios no comércio a retalho terem passado de uma variação homóloga de -0,4%, em Agosto, para -2,1% em Setembro. (INE) ou ainda as exportações de bens em Portugal registaram uma variação nula em Agosto, face ao mesmo mês do ano passado, sendo que face a Julho deste ano a queda foi de 23,8% (INE), é igualmente uma particularidade deste “crescimento milagroso”.
O que também não deixa de ser “milagre” é a descida do desemprego deste trimestre face ao anterior, embora tenhamos menos 102.700 pessoas empregadas em relação ao mesmo mês de 2012. Há quem justifique esta contradição com a emigração de mais de 10.000 portugueses por mês em busca de trabalho. Seguramente que para o governo esta interpretação não fará qualquer sentido pois tudo estará no pacote do tal “milagre económico”.
E, agora que uma vez mais a Troika portuguesa (Portas/Cavaco/Passos) nos quer fazer crer que se acabou a crise e que vêm aí novos bons tempos se formos obedientes e fizermos o que nos dizem, seria bom que estes troikanos portugueses e os seus apoiantes reparassem nestes indicadores e numa Europa que entrou em deflação.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tem sido, de facto, sempre assim: quando o governo quer fazer passar qualquer documento gravoso para o Povo Português ou quando quer apresentar mais alguma desgraça para os Portugueses pagarem, começa por arranjar logo uma melhoria das condições económicas para o País quer seja com o desemprego a diminuir quer seja com a economia a crescer, cujo objectivo é tentar enganar as pessoas, fazendo crer que vale a pena fazer sacrifícios pois os resultados estão à vista. Mas toda a gente vê que isso não é verdade. Mas essa mentira é muito fácil de de ver: qualquer grupo parlamentar pode pedir que lhe seja fornecido o montante que a Segurança Social ou a CGA receberam nos meses de Maio , Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro e comparar, pois lá devem estar contabilizados os descontos do trabalhador e do empregador.

8:34 PM  

Postar um comentário

<< Home