sexta-feira, novembro 01, 2013

O Panfleto (guião)

O panfleto (guião) apresentado pelo ministro Portas, com toda a pompa e circunstância, não passa disso mesmo. A reforma do estado, algo que deveria merecer o maior respeito por parte do governo, é tratada por Portas de uma forma panfletária. O panfleto é um somatório de generalidades, vago, desordenado e sem qualquer pretensão séria de abordagem de uma autêntica reforma do estado. Sendo assim, é impossível qualquer tratamento sério, qualquer início de crítica a estas 112 páginas de papel A4.
Mas como panfleto serviu perfeitamente as intenções do governo. Serviu como manobra política para atingir o PS em dia de discussão do orçamento para 2014.
Tornou-se evidente ao longo dos últimos meses (anos) que o governo não quer nenhuma reforma do estado, quer sim a liquidação do estado social como resultado dos cortes que aplica nas funções sociais do estado. Quer a refundação do estado, não a sua reforma.
A refundação do estado é um novo projecto político de transformação social sonhado pela neodireita portuguesa.
Passos Coelho sabia bem o que queria quando falava em refundação do Estado, e não em reforma do Estado. Refundar é alterar, mudar o modelo, a estrutura interna do Estado, enquanto reformar é melhorar essa estrutura conservando o seu modelo. E, o que o governo deseja é na verdade alterar profundamente o modelo social. É verdadeiramente refundar o Estado. É, verdadeiramente, aniquilar o Estado social-democrata da República Portuguesa.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Leio sempre com muita atenção os seus artigos, pois considero-os actuais assertivos e desmistificadores da propaganda do Poder. Só não compreendo uma coisa que talvez V. Exa me possa ajudar a entender:há dezenas de comentadores televisivos a contestarem as políticas do governo, há manifestações de rua e greves no mesmo sentido, todavia, nunca compreendi por que em nenhum dos casos citados vi alguém a exigir do governo que chame à responsabilidade quem pôs o país desta maneira, em vez de estar a fazer pagar a crise as suas vítimas.

11:20 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ora...at'ão não é ...alguém ....que passa a vida a dizer que vivemos no passado e ainda vivemos agora acima das nossas possibilidades...????

...por isso ....responsabilizar quem...??

2:09 PM  

Postar um comentário

<< Home