domingo, março 23, 2014

O dinheiro não se perde, apenas muda de mãos

A Troika portuguesa, pois os portugueses estão sujeitos a duas troikas, a estrangeira constituída pelo BCE, Comissão Europeia e FMI e a portuguesa constituída pelo Passos Coelho, Paulo Portas e Cavaco Silva, multiplicam-se em manobras para amarrar o PS às novas medidas de austeridade que se avizinham para 90% dos portuguesas que não para os 10% restantes que continuam a aumentar as suas fortunas. Para estes a “crise” foi a melhor coisa que lhes aconteceu.
Sim, porque da riqueza que o país produz todos os dias, se uns empobrecem outros necessariamente enriquecem. O dinheiro não se perde, apenas muda de mãos. E as Troikas, a estrangeira e a portuguesa, querem que assim aconteça. Estão ambas descaradamente ao serviço dos ricos e muito ricos.
Portanto, quando se fala, quando se pergunta, se os portuguesas estão hoje melhor ou pior do que antes da Troika, a resposta será que cerca de 90% estão muito piores e cerca de 10% estão muito melhores.
Claro que para estes 10% que vêm enriquecendo cada vez mais, o País está melhor, pois eles sempre tiveram a presunção de falar em nome do país. Para eles, o país são eles próprios e os seus interesses, o resto não conta. Aproveitaram-se da crise para sacar dinheiro dos que trabalham por conta de outrem e dos pequenos e médios empresários, que continuam a ver as suas empresas descapitalizadas e a falir. Com a preciosa e indispensável ajuda de um governo que os serve.
Assim, depois da Troika o que teremos é um país mais desigual, com 90% da população portuguesa mais pobre e espoliada nos seus rendimentos, a trabalharem mais e sem direitos, com o aceso à Saúde e Educação mais caro e difícil, com os jovens quadros a fugirem do país (do governo) que os maltrata, com o património do Estado vendido ao desbarato aos afortunados, com mais desemprego, mais dívida, mais recessão (três anos seguidos de que resultou um decréscimo da riqueza anual produzida no país em mais de 9.400 milhões de euros em 2013 e se somarmos os decréscimos nestes últimos três anos obtemos um saldo global negativo de cerca de 19.000 milhões de euros), mas com os 10% de portugueses mais ricos, mais ricos ainda com as suas fortunas grandemente aumentadas.
É este o Portugal depois da “ajuda” da Troika.
E perante este panorama trágico o governo e os seus apoiantes ainda têm a suprema lata de afirmar que agora é que estamos no bom caminho! Claro, para os tais 10% é certo que sim. Para os restantes,… mas que importância tem para o governo os restantes 90% de portugueses se todas as suas medidas e políticas vão no sentido único de proteger os interesses dos mais ricos.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Está enganado, Sr. Carlos Sério, eles não tentam amarrar o PS, pois este só ainda não entrou, porque ainda não chegaram a acordo quanto à distribuição de tachos entre os dois partidos. A reunião secreta entre eles está numa espécie de empasse. É que o PS quer muitos mais tachos do que os que lhe querem dar.

5:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Isto está a precisar e d,e uma coisa que eu cá sei... Ou se sei...

12:17 AM  

Postar um comentário

<< Home