segunda-feira, novembro 23, 2015

SAI PELA PORTA PEQUENA


Depois das intermináveis audiências com os troikanos portugueses, convidados a seu gosto e para seu consolo, o PR chama a Belém António Costa para lhe entregar um papel onde figuram seis questões fazendo crer assim que das respostas acertadas e esperadas dependerá a indigitação de António Costa para primeiro-ministro.  
Todo este comportamento de Cavaco Silva é falacioso e só demonstra o seu mal-estar por ver-se obrigado a indigitar um governo do PS com apoio parlamentar do BE, PCP e Verdes. Uma situação de que ele é o único responsável ao não ter antecipado em devido tempo as eleições.
Com poderes limitados em fim de mandato exigia-se mais moderação ao PR no tratamento da situação política saída das eleições. A ensaiada tentativa do PR para dividir o PS, a nomeação da coligação de direita sem a exigência de qualquer formalismo e já depois de informado do acordo informal dos partidos da esquerda, as infindáveis audiências às entidades e pessoas convidadas a seu gosto e agora a formalidade de pedir ao PS por escrito as respostas às suas pretensas dúvidas, só demonstram que o PR se tornou incapaz de analisar com frieza e sentido de estado a situação delicada que o país atravessa, colocando como um qualquer aprendiz de política saído das juventudes partidárias, os seus interesses partidários acima dos seus compromissos institucionais.
É lastimável, sai pela porta pequena e ficará na História como o pior PR nos 40 anos de democracia.