terça-feira, maio 25, 2010

eles e nós


Não responsabilizem os cidadãos, não responsabilizem os portugueses pelo estado miserável a que chegaram as contas nacionais. Não nos digam que estamos a viver acima das nossas possibilidades. A média mensal dos salários dos portugueses é a mais baixa da EU a 15, cerca de 850 euros ficando a Grécia, país que nos segue nos mais baixos salários, mas já muito distante de nós, com 1.300 euros.
É certo que a despesa pública primária é relativamente elevada, mas atenção, não são os portugueses, a generalidade dos cidadãos que colhe os benefícios desta despesa pública elevada. Já demonstrámos como este dinheiros públicos são usurpados por uma classe política que os desbarata em seu proveito pessoal, protegida pelo sistema corrupto institucional que tão bem soube urdir ao longo dos últimos anos. Se a despesa pública é elevada não é porque os portugueses usufruam dos benefícios que uma tal despesa faria supor. Hoje suportamos um esforço fiscal superior (em valores relativos) aos de uma Suécia mas estamos a anos-luz dos apoios sociais que este país proporciona aos seus cidadãos.
Portanto, não sejam cínicos ao ponto de atribuir às vítimas o papel de carrascos. Conhecemos os vossos métodos. Manipulando os meios de comunicação social ides procurar manter os vossos privilégios lançando apelos “patrióticos” e tentando forçar os cidadãos a aceitar mais sacrifícios, unidos, num único bloco central de interesses de classe oligárquica.
Em 1996, a nossa dívida líquida externa era de 9.625 milhões de euros o que correspondia a 10,4% do PIB. Em 2009, a nossa dívida líquida externa é de 182.678 milhões de euros que corresponde a 111,7% do PIB. Este aumento brutal, este descontrolo, reflecte uma total irresponsabilidade das nossas elites políticas. Nos últimos cinco anos apenas, por outro lado, a nossa dívida pública directa aumentou 54,73%, cerca de 44.480 milhões de euros. Contudo, se considerarmos o endividamento das empresas públicas não financeiras, as parcerias público privadas e as concessões, haverá que acrescentar àquele valor mais 56.280 milhões de euros.
É o completo descalabro das contas públicas. Compreende-se assim o desnorte que têm demonstrado nestes últimos dias, Sócrates, Teixeira dos Santos e todo o governo.

Marcadores: , ,

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

No já lá vai tivemos que correr com os "FACHOS"....hoje teremos que correr com os "SUGAS"....

10:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oh!!!!...Oh....!!!!será que li mal no DN, de ontem....que por causa da crise...na England...os Ministros vão deixar de viajr em 1.ª classe.....e vão deixar de ter carro com motorista do Estado.....

Passarão a viajar em meios próprios...tipo metro...autocarro...bicicleta...


Fico a pensar...será que estava escrito em Pertuguês....!!??...é que ainda não ouvi ninguém falar de que tal medida seja aplicada .....cá no Burgo....nós que somos tão lestos a copiar as medidas British....

Atão e os BM...o que é que se iria fazer deles...

...por cá a crise é só para quem anda a pé....

7:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ou de burro...

7:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

No tempo do Tonito sempre se andava de Mercedes...( os Ministros...claro....)

Será que ainda vamos imitar os nossos heróicos antepassados do princípio da República...???...em viagem Lisboa/Porto...???

7:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Por acaso esta coisa da crise...não deixa de ser gira.....a malta só vê é capital a voar por tudo quanto é fora do Shore....e..... então .....toma nas costelas..... desconta salários que é para curar a crise....!!!!!

...isto é que vai uma crise...!!?...e uns brincalhões a jogar ao Monopólio......

7:12 PM  
Blogger Fenix said...

Não há crise nenhuma que um mundialzito ou um europeuzito, não faça esquecer...e depois nos intervalos vai-se bebendo uns copos para esquecer... O 25 de Abril não foi feito pelo povo, e agora a nossa tropa é composta por mercenários, que andam a "lutar" pela paz muito longe de casa! Pois é! Pelos vistos vamos mesmo continuar neste ping-pong de governo bi-polar (isto não é um nome de uma doença?).
Bem por aqui me fico, pois a união faz a força mas ninguém parece estar interessado nisso.

10:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ouvi um cidadão ( ..importante..claro!!....) dizer que quem quiser saber o que ele pensa...é só ir à Internet....( a propósito do casamento da malta...)

Oh!...Oh!...querem lá ver...??

Cá por mim não me interessa saber o que o dito pensa....mas antes o que faz...!!!

....e nisto parece que pouco se vê....

Adiante...

4:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

Por tudo isto que vamos lendo e vendo (...pouco...) é que isto está uma granda .....

4:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

....alegria no trabalho...!!!!

4:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quem havia de dizer que a rapaziada que há uns trinta e tal anos atrás andava por aí....de calças rôtas no cú.... pelas esquinas....a fugir á Polícia..ou pelos cantos do Quartier Latin....agora ....é vê-los TODOS no Poleiro a mandar isto tudo pró fundo....

4:14 PM  

Postar um comentário

<< Home