quarta-feira, janeiro 12, 2011

Juros insuportáveis


Não se compreende a satisfação conjunta de Teixeira dos Santos, do Governo, dos candidatos presidenciais Manuel Alegre, Cavaco Silva, Defensor Moura, Fernando Nobre, “politólogos” e economistas do sistema, pela colocação da Dívida Pública a 10 anos (599 milhões) a um juro de 6,716% (?) e a 4 anos (650 milhões) com um juro de 5,396% (?). Trata-se de juros altíssimos e insuportáveis. Ainda não há mais de 8 meses aqueles juros era 4,8% e 3,7% respectivamente. Para não falar já dos juros de 4,2% e 3,1% em 2009. Tanto mais que o financiamento de dívida pública, assegurado pelo Fundo de Estabilização Financeira da UE, obriga a um juro a 10 anos de 5%, inferior ao agora obtido, num pacote que pode ir até aos 100 mil milhões de euros.

O “sucesso” da operação resultou, ao que nos dizem, no simples facto de existem ainda “investidores” capazes de comprar a dívida portuguesa. Omitem em seus juízos o juro faraónico a que obrigam o estado português, referenciando tão só, a constatação da existência de compradores. Desgraçado do país em que os seus governantes se contentam com tão pouco.

A governantes que estão habituados a empurrarem os problemas, os custos, os pagamentos, para tempos futuros e gerações vindouras, assim é com as dívidas das Scuts, das parcerias Público/Privadas, dos TGVs, etc, não será de estranhar que, também aqui, mantenham o mesmo irresponsável comportamento.

Marcadores: ,

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não fosse a Sr.ª Merkel a dizer que a rapaziada afinal é bem comportada....e ...logo veriamos para onde iriam os juros...

10:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oh!...diabo agora andam a dizer que não estamos livres de uma crise ...séria ( política...claro )

...ora esta !...querem lá ver que já há muito tempo vinham cá a este Blogg e não diziam nada...!!!

...que gandas marotos..?!!

10:29 PM  

Postar um comentário

<< Home