domingo, abril 14, 2013

Desordem neoliberal

A ortodoxia está matando nações na Europa. O desemprego passa de 17 milhões de pessoas. Na Espanha, 26% da infância encontra-se enredada na teia da pobreza, que avança sobre a 4ª maior economia do euro. A cada 15 minutos, uma família é despejada em Madrid, Barcelona ou em algum outro ponto do país.
Dizer Estado mínimo é eufemismo. Se a demência conservadora não for detida o que restará depois de sucessivos e inalcançáveis ajustes serão resíduos de nações expropriadas pelos mercados.
O que é uma Nação sem o património comum que a unifica? O uso de viaturas em muitas repartições portuguesas passou a depender da vaquinha dos funcionários para a gasolina. Papel higiénico deve ser trazido de casa.
Tatcher, símbolo disso tudo, será enterrada no próximo dia 17. A lógica que encarnou enfrenta o seu crepúsculo, mas usa as próprias cinzas para tornar irrespirável a vida em sociedade.
Saul Leblon

5 Comments:

Anonymous menvp said...

-> Marionetas ao serviço da superclasse enfiaram-nos num buraco: a Espiral recessiva...
-> 'Paladinos' do discurso anti-austeridade... ESTIVERAM CALADOS que nem um rato... ""ignorando"" o perigo que era os Estados andarem a endividar-se na construção de auto-estradas 'olha lá vem um', estádios de futebol sem público, nacionalização de bancos falidos, etc, etc...
-> O discurso anti-alemão que reina nos media internacionais (nota: são controlados pela superclasse) é uma consequência óbvia: depois de andar a 'cavar-buracos' (nas finanças públicas e na banca) e andar a saquear contribuintes em vários países... a superclasse (alta finança - capital global) quer saquear o contribuinte alemão.
-> A firmeza do contribuinte alemão (não cedendo à pressão exercida internacionalmente...) é fundamental para salvar a Europa.
{ Nota: Depois de 'cozinhar' o caos... a superclasse aparece com um discurso, de certa forma, já esperado!... Exemplo: veja-se a conversa do mega-financeiro George Soros: «é preciso um Ministério das Finanças europeu, com poder para decretar impostos e para emitir dívida» }
.
.
P.S.
-> Um caos organizado por alguns - a superclasse (alta finança - capital global) pretende 'cozinhar' as condições que são do seu interesse:
- privatização de bens estratégicos: combustíveis... electricidade... água...
- caos financeiro...
- implosão de identidades autóctones...
- forças militares e militarizadas mercenárias...
resumindo: uma Nova Ordem a seguir ao caos - uma Ordem Mercenária: um Neofeudalismo.
{uma nota: anda por aí muito político/(marioneta) cujo trabalhinho é 'cozinhar' as condições que são do interesse da superclasse: emissão de dívida e mais dívida, implosão da identidade autóctone, etc}

2:11 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bom...pode ser..cá por mim acho que a Alemanha deve de vez dizer o que pensa...porque asfixiar para sobreviver...não é vida....

...logo que o diga ...o Soros bem pode ir dar uma volta e jogar noutros casinos que este já deu....

5:51 PM  
Anonymous Anônimo said...


Visto de outro lado...

Caro Blogger...já viu que de cada vez que entra um cidadão no Governo....ele tem sempre o maior curriculum do mundo....sempre catedrático em tudo que é Universidade,...de preferência Americana....reconhecido em tudo que é instância europeia...eu sei lá...


....e.... quanto a inteligência..é coisa que não falta...tomàramos nós chegar à biqueira do sapato...???...


...e largam essas instâncias de alcance mundial e interplanetário para virem ajudar à salvação cá do Burgo...? com alcance que quase não atinge o Minho ou a ponta de Sagres...?? e ...( vil metal...) vir ganhar prá qui uns cinco mil euros...mais coisa menos coisa...

...merece estátua ...ou.... no mínimo condecoração...

6:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Por acaso ...não me apercebi da condecoração do ex-Ministro Relvas....

6:04 PM  
Anonymous Anônimo said...


Hoje anda tudo muito excitado a clamar por consenso nacional....etc e tal....e sobretudo que é preciso que o País cresça e.... a banca está pronta a emprestar massa...mas ...desde que haja investidores... ( é sempre assim ...emprestamos desde que haja investidores e ...haverá investidores desde que a gente empreste ....)

Bom cá por mim pergunto...num País onde não há já nada que fazer...em que a indústria ...a agricultura...e até o Sol do turismo que faz mal à pele...foi tudo ao ar....e sobretudo num País onde se põem as pessoas inesperadamente na falência ou na rua por ter de vender a casa onde habita há gerações....com o aumento repentino do IMI ....onde se cortam os salários dos funcionários...onde se cortam as pensões dos reformados e os subsídios das criancinhas ...onde se criam impostos só para os velhinhos reformados....você... mesmo que tenha algum dinheirito de parte debaixo do colchão ....investe ali algum dinheiro...???

Há uma coisa que faz andar as pessoas...chama-se confiança...!!

1:23 PM  

Postar um comentário

<< Home