segunda-feira, novembro 18, 2013

Os super-ricos duplicaram a riqueza


“Quando são os próprios ricos e os super-ricos que decidem primordialmente como se utiliza a riqueza, a sociedade tem problemas graves”.
 Apesar de que grande parte do mundo assistir a como os seus rendimentos se arruinaram, a riqueza dos multimilionários duplicou desde o início da crise. Isto é dito num relatório publicado por Wealth X and UBS, uma consultora que averigua os indivíduos super-ricos. De acordo com este relatório, a riqueza dos multimilionários do mundo passou de 3,1 bilhões de dólares no ano de 2009 a 6,5 bilhões de dólares no ano de 2013, cifra perto de 45% do PIB dos Estados Unidos, a maior economia do mundo. O número de milionários passou de 1.360 no ano de 2009 a 2.170 no ano de 2013. Estas 2.170 pessoas possuem uma riqueza equivalente a 10 por cento do produto bruto mundial.
Além de analisar a riqueza dos multimilionários do mundo, o relatório documenta as grandes somas gastas pelos multimilionários em artigos de luxo. Wealth X y UBS elaborou um estudo detalhado sobre o que procuram estes multimilionários. A título de exemplo, têm cerca de 126.000 milhões de dólares em iates, jets privados, obras de arte, antiguidades, moda, jóias e carros de coleção.
Este estrato social existe como um enorme fardo para a sociedade mundial, sem produzir nada de valor contudo monopoliza grandes recursos. Não só são grandes os recursos sociais dedicados ao seu enriquecimento pessoal, senão que o seu domínio sobre a vida económica e política actua como uma barreira a qualquer solução racional dos grandes problemas que enfrenta a humanidade. Os super-ricos controlam todos os aspectos da vida política em todo o mundo, com consequências desastrosas.
Este é o resultado inevitável do actual sistema capitalista, que trata a riqueza dos multimilionários como sacrossanta, e as necessidades da população, como a educação, o alojamento e a assistência na saúde, como prescindíveis.
(Ver em ElBlog Salmón)