sexta-feira, março 28, 2014


O ratting da dívida da república portuguesa continua o mesmo de há um ano atrás nas principais empresas de ratting. A dívida pública que era de 93,5% do PIB em 2010 é hoje de 129,4%. O PIB que era 172.860 milhões de euros em 2010 foi em 2013 de 163.454, isto é a nossa economia produz menos, muito menos que em 2010. A Taxa de desemprego que era em 2010 de 10,8% é hoje de 16,0%. Assistimos à sangria dos nossos jovens quadros que fogem do país que lhes deu formação em massa. Depois temos as medidas recessivas impostas pelo governo, aumento colossal de impostos e cortes nos salários e pensões. E a total ineficácia do governo na reestruturação da Administração Pública, isto é, na eliminação de todos os órgãos paralelos e parasitários, empresas municipais, agências, Institutos, comissões, etc, etc.
Não é possível tão pouco, atribuir aos sacrifícios das famílias a evolução da descida dos juros. Pelos dados anteriormente apontados o que se verifica é que todos eles foram desperdiçados e inúteis. Estamos mais pobres, mais endividados, com maior desemprego, com os índices de pobreza maiores e com uma emigração de quadros em massa.
Perante esta vivencia miserável a nossa dívida pública nos “mercados” desce abaixo dos 4% a dez anos. Não são portanto condições objectivas que fazem descer a nossa dívida. São questões subjectivas associadas ao esforço da Troika, do BCE, em tentar demonstrar que o empobrecimento português foi um êxito. Por outro lado estamos em período eleitoral e há todos os motivos e mais alguns para a Troika dar uma mãozinha ao governo. Não há quaisquer outras razões que possam justificar a descida da dívida.
Por outro lado os “mercados” não estarão muito nervosos no momento e parecem mostrar-se obedientes à Troika porque sabem que ela age a seu favor. Mas será certo que um qualquer futuro novo governo terá sempre a ameaça de chantagem dos “mercados” com os juros da dívida a subirem sempre que esse governo adoptar medidas do seu desagrado, como seja o reforço do estado social.
Portugal está na mão dos “mercados”, isto é dos bancos, companhias seguradoras e outras instituições financeiras, isto é, Portugal está nas mãos dos donos dos bancos, dos gestores e donos das grandes empresas, ou melhor ainda, Portugal está nas mãos de uma classe que detém o poder económico e financeiro e cada vez está mais ávida de maiores ganâncias, apostada em agravar as desigualdades sociais no que isso signifique de transferência de riqueza para as suas mãos.

 

 

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...


Leio hoje num Jornal que um certo administrador aí de uma certa empresa cá no Puto ganhou no ano passado cerca de 1,5 milhões de euros.... ( bom...penso eu que em salários ou coisa do tipo..!!!.)

Eh..pá chega-lhe Manel..isto é que vai uma crise...!!!

1,5 dos ditos ...em moeda do antigamente....é qualquer coisa como vinte cinco mil contos/mês....


Mas...entretanto....noutro jornal leio que já houve uns largos milhares de cortes da água...por falta de pagamento....

Bom...!!!....não há alternativa....ao que ouço...por aí...!!!??

...será que ao menos vamos recomeçar a poder ir buscar água aos chafarizes....e outros poços de água por aí em cada Bairro na cidade ou quintal na aldeia.... ...???...como no tempo do Eça...???

12:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Agora quanto a entrevistas ....há aí um político que.... nunca sabe nada...nunca é informado de nada...ainda nada lhe disseram...

....que raio !!!.o que é que anda a fazer...neste Mundo da política...???

12:48 PM  

Postar um comentário

<< Home