quinta-feira, janeiro 18, 2018

RUI RIO E O NEOLIBERALSIMO

O NEOLIBERALISMO ALIMENTA-SE DA AUSTERIDADE
A crise financeira internacional agudizou e trouxe ao de cima as contradições profundas do modelo neoliberal – domínio da Finança sobre a Produção e aceleração das desigualdades sociais - que resulta em mais desemprego, menos crescimento económico e empobrecimento da maioria das populações. Os índices económicos a partir de 1980 comprovam-no. O neoliberalismo é um modelo esgotado, mas até à “experiência portuguesa” da coligação parlamentar do PS com o BE e PCP, foi considerado por essa Europa fora como o modelo único e sem alternativa. Com esta “experiência portuguesa” e com os sucessos económicos e sociais que alcançou, a Europa do euro viu-se obrigada a reconhecer a falácia desta crença e dar o braço a torcer.
O neoliberalismo impõe e alimenta-se das políticas de austeridade e só persistirá enquanto persistirem as políticas de austeridade.

O MODELO SOCIAL EUROPEU RESSUSSSITOU O governo de António Costa rompeu com estas crenças neoliberais ao estancar a austeridade com a devolução de rendimentos aos reformados e aos trabalhadores e aumentando o salário mínimo e os benefícios sociais e, para pasmo dos crentes do neoliberalismo, com tais políticas distributivas não só aumentou o emprego e diminuiu o desemprego como a economia cresceu, o défice público e a divida desceram. O “modelo social europeu”, enterrado há muito pelas cúpulas de Bruxelas, ressuscitou e demonstrou ser a alternativa eficiente às políticas de austeridade.
Dois modelos de sociedade estão hoje em confronto no país – o modelo neoliberal austeritário e o modelo social democrático do governo do PS em coligação parlamentar.
O CDS e o PSD vêem defendendo encarniçadamente o modelo neoliberal. O novo líder do PSD, pelas palavras que declarou quando questionada pelas medidas do anterior governo “faria igual a Maria Luís Albuquerque, ou pior”, confirma também ele a sua fé nas políticas neoliberais. Na defesa destas políticas não será seguramente tão radical quanto Passos Coelho mas ainda assim convicto da justeza da sua aplicação.

  UMA VEZ MAIS O DIABO NO DISCURSO DO PSD Rui Rio só aceitará um eventual apoio ao PS em próximas eleições se o PS romper com a política social que vem aplicando. Manuela Ferreira Leite, apoiante de Rui Rio, não podia ser mais clara e elucidativa quando afirma “é bom vender a alma ao diabo para por a esquerda na rua”.
O PSD nesta sua nova configuração, pelos vistos, tentará tudo para recolocar o PS na velha trajectória neoliberal.
Não creio que isto acrescente o que quer seja à Democracia. Pelo contrário, será um retrocesso. Do neoliberalismo dificilmente se poderá dizer que honra a Democracia quando atira para o desemprego tantos trabalhadores, lhes diminui rendimentos e agrava as desigualdades sociais.

1 Comments:

Blogger steve said...


الرائد من افضل شركات الخدمات المنزلية في المملكة وخدماتها تغطى كل المنطقة العربية للمزيد قم بزيارة
شركة تنظيف خزانات بمكة شركة تنظيف خزانات بمكة
افضل شركة تنظيف منازل بالمدينة المنورة افضل شركة تنظيف منازل بالمدينة المنورة
افضل شركة تنظيف بمكة بالبخار افضل شركة تنظيف بمكة بالبخار
شركة نقل عفش من جدة الى الاردن شركة نقل عفش من جدة الى الاردن
شركة تنظيف مجالس بمكة شركة تنظيف مجالس بمكة

5:32 PM  

Postar um comentário

<< Home