domingo, fevereiro 02, 2020

DEMAGOGIA PURA


Ai Costa, Costa, quem te viu e quem te vê!

Como justificação para manter o IVA da electricidade nos 23% diz o primeiro-ministro que seria “ambientalmente irresponsável (reduzir o IVA) porque no momento que temos que fomentar a eficiência energética não faz sentido um benefício fiscal ao aumento do consumo de energia”.

Acontece que 54,9% da electricidade que consumismo é de fonte renovável pelo que não faz qualquer sentido uma tal justificação. E dizer que é beneficio fiscal reduzir o IVA de um bem de primeira necessidade para 13 ou 6% (onde antes estava) é deveras lamentável.

Uma coisa é certa. As rendas excessivas das PPS e da EDP mantêm-se, como também os benefícios fiscais à Galp (energias poluentes) e outras grandes empresas e António Costa e Centeno não parecem dispostos a alterar e resolver de vez esta situação.

Foi Passos Coelho que aumentou o IVA da electricidade de 6% para 23% e justificou estes e todos os outros cortes que fez ao rendimento das famílias como sendo necessários uma vez que “OS PORTUGUESES VIVIAM ACIMA DAS SUAS POSSIBILIDADES” E “TINHAM QUE EMPOBRECER”.

António Costa e o PS ao pretenderem perpetuar, a um bem de primeira necessidade como a electricidade, este corte da governação de Passos Coelho está na prática a dizer-nos o mesmo que Coelho.

Simplesmente lamentável.