sábado, novembro 30, 2019

OS POPULISMOS E AS ESQUERDAS




É a DEMISSÃO dos chamados partidos de esquerda da Europa, os Socialistas em França, os Social-Democratas na Alemanha ou os Trabalhistas no Reino Unido e dos seus congéneres nos restantes países europeus, de políticas social-democratas de valorização do estado-social e o seu alinhamento com a “modernidade” neoliberal, QUE GERA CONDIÇÕES E ALIMENTA os partidos populistas que estão surgindo na Europa, dadas as desigualdades e a austeridade continuadas e sem fim que com tais políticas empobrecem e massacram as populações. 

Existe uma uniformização política na Europa que não distingue os social-democratas dos democratas cristãos na Alemanha, ou os trabalhistas dos conservadores no Reino Unido, ou os populares dos socialistas em Espanha, ou e até ao governo de António Costa os social-democratas dos socialistas em Portugal. Todos usaram e usam o mesmo figurino político. E esta uniformização das políticas neoliberais, deixam as populações sem uma alternativa política capaz de inverter o curso das políticas das desigualdades e da austeridade. 
Os povos europeus não avistam assim qualquer futuro aceitável para as suas vidas e para a vida dos seus filhos. Os líderes políticos que lhes prometiam um futuro radioso em que todos ganhavam se aceitassem tais políticas e a redução dos seus rendimentos de trabalho, prometem-lhes agora mais austeridade para sair da austeridade que eles próprios provocaram. Viram apenas aumentar o número e as fortunas dos muito ricos.

Os velhos e tradicionais partidos de esquerda ao abraçarem, tanto ou mais que os partidos da direita, as políticas neoliberais, deixaram as populações à sua sorte, sem partidos que defendessem os seus legítimos interesses e assim à mercê de todos os oportunismos populistas.

A União Europeia com o seu parlamento e os seus comissários não é mais do que a cúpula política deste modelo social do neoliberalismo. E, mesmo depois da crise de 2008 e da catástrofe económica, financeira e social que se lhe seguiu foi incapaz de alterar no que quer que fosse o modelo de “desenvolvimento” social que adoptou e tanto adora, o modelo neoliberal com as suas políticas de desigualdade e austeridade perpétuas. 

3 Comments:

Blogger Rogério G.V. Pereira said...

Se alterar o título
assino por baixo

sugiro

"OS POPULISMOS E AS DITAS ESQUERDAS"

10:23 PM  
Blogger Rogério G.V. Pereira said...

Voltei a ler
e deixo de o subscrever

mesmo que altere o título...

10:51 PM  
Blogger Carlos Sério said...

De qualquer modo agradeço-lhe os comentários caro Rogério. Ainda que gostasse de conhecer as razões de uma e outra posição.

9:47 PM  

Postar um comentário

<< Home