segunda-feira, fevereiro 08, 2016

Manipulação e Intoxicação


Primeiro era “o esboço do orçamento não tem credibilidade”, depois a “CE não o aceitaria”, mais tarde que “afinal contem austeridade” e por fim “que afinal fica tudo na mesma” ou “toma lá dá cá”.

 Esta intoxicação manipuladora sobre o Orçamento que a direita radical e seus comentadores mediáticos exercem de forma exacerbada e massiva em tudo o que é comunicação social, pretendendo desacreditar aos olhos dos portugueses o governo de esquerda, é manifestamente cínica e indecorosa.
Depois do governo tóxico que tivemos, amante da “austeridade virtuosa” e do “empobrecimento redentor”, atrevem-se os seus apoiantes propagandearem agora que afinal o governo de António Costa mantém a austeridade. Bem, se assim fosse não faltariam louvores ao governo por parte da direita. Mas não é. Os rendimentos das famílias são repostos na ordem dos 1.600 milhões de euros enquanto o aumento de impostos (exigidos pela CE) que afectam as famílias não chegam aos 300 milhões de euros.

 Recorde-se (só para aferir a hipocrisia desta malta) que as medidas de austeridade impostas por Victor Gaspar em 2012 e 2013 ascenderam a 15.400 milhões de euros. Ou seja, um valor que é mais do dobro dos 7600 milhões de euros de austeridade previstas no memorando inicial assinado com a Troika.