sábado, maio 23, 2020

OS CÉSARES E OS SANTOS SILVAS E A GOVERNAÇÃO AOS SOLAVANCOS

Os Césares e os Santos Silvas do PS levaram António Costa a “livrar-se dos empecilhos” e a enterrar sem cerimónia a “geringonça”.
O governo, levado por estes sábios estrategas, preferiu assim arriscar-se na aventura da governação “à la carte” na infundada certeza que os seus antigos parceiros, apesar da bordoada que levaram do PS e em especial destes cavalheiros, jamais votariam ao lado do PSD e CDS. Como se o PS não fosse useiro e vezeiro em votações conjuntas com a direita.  Preferiu a aventura e a insegurança da governação à estabilidade governativa.
O certo será que, algumas medidas justas socialmente, como a redução do IVA da electricidade, que poderia vir eventualmente a ser negociada para uma redução intermédia com os seus antigos parceiros, ou com um apenas (o BE sempre mostrou disponibilidades para tal), irá agora ser reduzida para os 6% sem apelo nem agravo. E, como esta, outras medidas de alcance semelhante se seguirão.
E ao PS quanto a isto não lhe sobra qualquer espaço de manobra. Não pode ameaçar demitir-se porque os portugueses em sua maioria apoiam tais medidas e achariam incompreensível e irresponsável (num momento em que até há saldo orçamental positivo) uma tal atitude do governo.
E o argumento das “contas certas” e do “não podemos deitar tudo a perder”, já não mete medo a ninguém.
Resta ao governo, governar aos solavancos, conforme puder e com o espaço de manobra que os seus antigos parceiros, que tão maltratados foram, estiverem dispostos a lhe oferecer.
01.12.2019