domingo, dezembro 13, 2020

SALÁRIO MÍNIMO, PRODUTIVIDADE E FRAUDE FISCAL, OU RAZÕES PARA UM AUMENTO SIGNIFICATIVO DO SALÁRIO MÍNIMO

 A POLÍTICA DOS BAIXOS SALÁRIOS INDUZ À RETRACÇÃO DO INVESTIMENTO NA MODERNIZAÇÃO DOS MEIOS DE PRODUÇÃO.

Uma empresa consegue com baixos salários atingir o mesmo ganho que com salários mais altos só seria obtido com a modernização dos meios de produção.
Com salários mais elevados ver-se-ia obrigada a substituir o equipamento produtivo conseguindo desse modo os ganhos de produtividade que os salários baixos lhe vão proporcionando.
Os salários baixos são assim inimigos da produtividade. Os salários baixos estagnam a produtividade, os salários mais altos aumentam a produtividade.
O aumento do salário mínimo constitui assim um incentivo ao aumento da produtividade e do investimento.
A POLÍTICA DOS BAIXOS SALÁRIOS INDUZ À FRAUDE E EVASÃO FISCAIL
Muitas pequenas e médias empresas, sobretudo na área da construção e serviços, apesar de terem contractos com os seus trabalhadores, mesmo os mais qualificados, pelo valor do salário mínimo, pagam-lhes realmente em dobro ou em triplo dependendo da especialidade do trabalhador. O trabalhador recebe mil, mil e quinhentos ou mais euros ainda que o seu salário “oficial” seja o ordenado mínimo. E com este “esquema”, ganha o patrão porque não paga a TSU correspondente ao valor real do salário e “ganha” o trabalhador porque paga menos impostos, contribuição para a SS e IRS. É um esquema que está generalizado por todo o país.