sábado, janeiro 16, 2021

A SOCIAL-DEMOCRACIA

 Lamentável que Mariza Matias não tivesse aproveitado a oportunidade para esclarecer o que entende por Social-Democracia na entrevista que deu na TVI. Dada a confusão que anda por aí quando, desde o PPD até ao BE, todos se dizem social-democratas apesar das suas práticas políticas contraditórias e muitas vezes antagónicas, que vão desde práticas liberais e ultraliberais ou neoliberais, seria oportuno que Mariza Matias esclarecesse quais os princípios sociais-democratas que diz defender.

Poderia dizer que a ideologia social-democrata tem como objectivo a eleição democrática de um estado que arbitre com eficácia o conflito sempre latente nas sociedades de modo de produção capitalista entre o Capital e o Trabalho através de legislação que proteja o Trabalho criando condições para a constituição de sindicatos fortes e uma legislação laboral que proteja o trabalhador.
Um estado que fortaleça as funções sociais do estado, como a Saúde Pública e universal, a Educação e a Protecção Social. Um Estado Social que seja financiado por uma repartição justa da riqueza produzida através de uma fiscalidade progressiva.
Um estado que detenha a maioria do capital em todas as empresas estratégicas como as Energias, os Correios ou a Banca.
Um estado que pratique uma efectiva democracia através de uma participação mais activa dos cidadãos nas instituições em particular na gestão das maiores empresas.

1 Comments:

Anonymous wholesale salwar suit online said...

Um estado que detenha a maioria do capital em todas as empresas estratégicas como as Energias, os Correios ou a Banca. black dress design salwar kameez , simple black salwar suit ,

10:50 AM  

Postar um comentário

<< Home