sábado, fevereiro 13, 2021

PLANEAMENTO E GESTÃO PREVENTIVA DA PANDEMIA

 Desde Março que existem Planos de Contingência nos hospitais. Tais planos foram escalonados de acordo com a variação/aumento temporal do número de casos. Plano que tem vindo a ser aplicado. A isto chama-se Planeamento e Gestão Preventiva, acresce, todo o material sanitário, as toneladas de material sanitário que foram atempadamente adquiridos. A isto também se chama Planeamento.

Planeamento para um eventual mas esperado aumento de casos de pessoas infectadas cuja evolução, num vírus desconhecido, se torna imprevisível. Ninguém previa a dimensão da evolução pós Natal. Sabia-se que aumentariam o número de casos mas ninguém previa a brutal e repentina ascensão que se veio a verificar.
Dizer que não houve gestão ou planeamento é falso, não corresponde à realidade e só pode ser dito por e para quem tudo serve para o ataque político mais rasteiro.
Pena foi que quem agora crítica não tenha alertado em devido tempo o governo para um confinamento mais severo, por exemplo, enquanto decorriam as manifestações dos empresários da restauração em vésperas de Natal.
Depois dos resultados todos acertam na chave. Mas não é jogo limpo nem enobrece quem o pratica.