sexta-feira, novembro 29, 2013

EM DEFESA DO 25 DE ABRIL

Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem. (Bertolt Brecht)
 
A maioria dos portugueses terão já compreendido, com maior ou menor consciência, que o que está realmente a acontecer no país com as políticas de austeridade impostas pelo governo Passos/Portas, é um verdeiro golpe de estado contra a Constituição, contra as conquistas democráticas alcançadas com o 25 de Abril de 1974. De há muita que a direita portuguesa procurava uma desforra do 25 de Abril. A oportunidade bateu-lhes agora à porta com a crise financeira que atingiu a europa e muito especialmente os países do sul europeu.
De há muito que a direita portuguesa tinha compreendido que o estado social, a democracia com base no bem-estar social, é um modelo civilizacional onde os mais ricos são obrigados pelo Estado a ceder progressivamente, através dos impostos, parte dos seus rendimentos, indispensáveis à manutenção das funções sociais do Estado – a Escola Pública, a Saúde Pública, a Protecção Social Pública.
As “reformas” anunciadas pela direita, pelo governo, como necessárias ao desenvolvimento económico e à sustentabilidade do estado social, visam apenas o seu enfraquecimento ou a sua aniquilação por asfixia, por redução das verbas mínimas indispensáveis ao seu funcionamento. São verdadeiramente reformas anti-sociais, que têm como objectivo último retirar rendimentos à maioria da população para os entregar de mão beijada aos mais ricos. Enquanto se retiram rendimentos aos mais pobres e remediados através dos cortes salariais, cortes de pensões, cortes na Saúde e na Educação, diminuem-se os impostos às grandes empresas e não se procuram mais receitas para o Estado através de uma negociação justas das rendas especulativas da EDP ou das PPP. O governo toma o partido dos ricos, da classe social mais privilegiada, contra a grande maioria dos mais desfavorecidos, dos trabalhadores, dos pequenos industriais e comerciantes, da classe trabalhadora. Porque muitos pequenos industriais e pequenos comerciantes estão em vias de extinção engrossando a curto prazo a classe dos trabalhadores. É a lógica deste novo modelo social dominado pelo capitalismo financeiro. É uma nova ordem social, económica e política que visa impor aos portugueses, “custe o que custar” este novo modelo social e económico. É um verdeiro golpe de estrado tendo por objectivo restabelecer as relações de propriedade e rendimentos existentes ao tempo do antes do 25 de Abril de 1974.
Acreditar que o povo não compreende o que lhe querem roubar, e que não tem o direito de defender o 25 de Abril, de defender as conquistas democráticas que dele nasceram e fortificaram, é seguramente uma grande ilusão.
Só com a luta e com o levantamento popular será possível abortar este golpe de estado do governo e da classe dominante. Deixar o sucesso ou insucesso deste golpe de estado apenas nas mãos do Tribunal Constitucional é um erro. São os portugueses que terão de defender o 25 de Abril. Nunca como agora a união da esquerda (dos comunistas aos sociais democratas) é tão imperativa. A CGTP e a UGT terão de unir-se e mobilizar os cidadãos. O PS terá de definir-se de uma vez por todas, se deixa o “social liberalismo”, se se mantém em águas turvas, ora na defesa do estado social ora no acolhimento das políticas neoliberais como até aqui ou se se coloca definitivamente ao lado da defesa inequívoca das conquistas sociais do 25 de Abril de 1974. O tempo é de rupturas e não de conciliações. O neoliberalismo é o que é, e do mesmo modo que não se pode pedir a um gato que mude a sua natureza não poderá pedir-se ao neoliberalismo que altere a sua natureza, a delapidação do estado social, o aumento das desigualdades, o retrocesso civilizacional.
O PS não pode esperar por mudanças na Europa. Esta Europa controlada pela banca e pelo estado alemão onde o sonho democrático e social deu lugar ao pesadelo anti-social e antidemocrático. Esta Europa dominada pelo capital financeiro onde a Europa dos Povos não tem espaço nem lugar. Até quando teremos que esperar para que as esquerdas entendam que esta Europa não é alterável e que outra Europa é possível?
  Não nos esqueçamos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, (Art.-º 35): “Quando o governo viola os direitos do povo, a insurreição é, para o povo e para cada segmento do povo, o mais sagrado dos direitos e o mais indispensável dos deveres”.

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mas afinal por onde tem andado o Carlos Sério? Ou é muito novo e fala de ouvido ou é maldoso e não aprendeu nada nestes quanrenta anos.Embora lhe reconheçámos autoridade no campo económico, diga-nos se isto tem alguma coisa a ver com o Estado Novo? Fala nas "conquistas do 25 de Abril"mas ainda não percebeu que as tais conquistas é o que temos tido durante estes quase quarenta anos, onde tudo foi destruido? O senhor ainda não compreendeu que esta merda é muito mais parecida com o defunto regime soviético do que com qualquer outro sistema? Investigue primeiro e fale depois.

12:00 PM  
Blogger Carlos Sério said...

A evolução da socialdemocracia a partir dos fins dos anos 50 foi nitidamente esta: a conciliação dos valores liberais fundamentais com um regime económico que rejeita o capitalismo liberal. Para que as liberdades sejam desenvolvidas e se dê satisfação à justiça social a social-democracia rejeitou, e bem, o capitalismo liberal e enveredou por outras formas económicas em que é mais importante uma política de preços de rendimentos, de salários, de justa distribuição de rendimentos, de participação dos trabalhadores nas empresas e nas próprias decisões conjunturais do que propriamente da propriedade dos meios de produção.

Numa social-democracia, o que é característico é o apoio dos trabalhadores industrializados: e esse apoio é tanto mais significativo quanto mais o País estiver industrializado. As sociais-democracias do Norte da Europa, por exemplo, nasceram com o apoio dos operários da indústria, mas também de agricultores, de pescadores e de pequenos comerciantes, tal como no nosso país. A nossa base social de apoio é tipicamente social-democrata. O nosso programa é um programa social democrático avançado, em relação, por exemplo, ao programa do S.P.D. alemão - e, portanto, isto afasta qualquer deturpação que se queira fazer no sentido de nos apresentar como partido liberal ou democrata-cristão, o que são puras especulações tendenciosas que não têm qualquer base.

É que a social-democracia, que defendemos, tem tradições antigas em Portugal. Desde Oliveira Martins a António Sérgio. É a via das reformas pacíficas, eficazes, a caminho duma sociedade livre igualitária e justa. Social-democracia que assegura sempre o respeito pleno das liberdades.

Francisco Sá Carneiro

3:30 PM  
Blogger Carlos Sério said...

"O líder do PSD-Madeira, Alberto João Jardim, defendeu ontem ser necessária uma revolução no país para garantir que todas as conquistas do 25 de Abril não se percam por "imposição do capitalismo estrangeiro". "Não tenho intenções de parar. É preciso revolucionarmos este país (...), é preciso uma revolução para que todas as conquistas do 25 de Abril não sejam perdidas por imposição do capitalismo estrangeiro", disse Jardim num comício no Funchal, que contou com a presença dos cabeças de lista do partido de todos os concelhos, excepto do Porto Santo"

http://www.publico.pt/destaque/jornal/jardim-diz-que-e-necessario-uma-revolucao-para-defender-as-conquistas-de-abril-do-capitalismo-estrangeiro-27125788

4:23 PM  
Anonymous Anônimo said...


Puxa..que isto está bravo..!!!?

Mas lá que vamos a caminho da miséria ....em magotes... e todos em conjunto...guiados por uma elite fundiária ...meia parva e sem rumo...lá isso é verdade...!!!!

1:07 AM  
Anonymous Anônimo said...

Esta malta da massa é uma autêntica vanguarda...

...por agora ...que parece que vai haver vagas....gostaria era de saber como é que me posso candidatar a um lugarzito de comissário na UE.....

.....parece que já há uma lista enorme de candidatos...e eu que me distraí com a porcaria dos cortes das pensões dos reformados que nem me lembrei de tal coisa.....

...e é que por lá o ar condicionado funciona de Verão e de Inverno...

1:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

Carlos Sério...com todo o respeito...que merece o seu Post....mas olhe....a malta por agora anda é interessada em comprar acções dos CTT....

1:25 AM  
Blogger Carlos Sério said...

Há malta para tudo, caro anónimo.
E já agora, se encontrar um outro lugarzito de comissário da UE a concurso não se esqueça de me avisar.

E quando se fala que os portugueses estão interessados em comprar acções dos Correios será bom notarmos o seguinte:
O número de depositantes em Portugal com menos de 100 mil euros ascende a 16,4 milhões, representando 98,8% dos aforradores, segundo o último relatório e contas do Fundo de Garantia de Depósitos (FGD), relativo a 2011.
Acho graça quando se notícia que “os portugueses estão a aforrar muito mais”. Devem estar a falar dos 1,2% depositantes restantes com uma soma de depósitos representando 41,5% do montante total depositado.
Em resumo quem pode investir, os tais 1,2%, não o faz preferindo ter o dinheirinho no banco. Isto deveria fazer pensar os governantes. Porque afinal não há investimento? Mas como sabemos eles não querem dar o braço a torcer e continuam a afirmar que não é a débil procura interna a responsável pela falta de investimento. Insistem, com obcecados ortodoxos neoliberais, a dizer que a culpa é dos salários altos, da pouca flexibilização laboral, e outras coisas tão disparatadas quanto estas.

12:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Totalmente de acordo com este comentário...

12:31 AM  
Anonymous Anônimo said...


Ouvi agora no Telejornal da RTP.....uma entrevista ao Presidente dos CTT. sobre privatização de 70% do capital da empresa....sobre o que mudou ou vai mudar...porque é que se privatizou ...etc e tal e tal e coisa....

....olhe caro Blogger não percebi nada....!!!

Se calhar também não era para perceber...!!!!

8:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

O que passo a vida é a ouvir de Governantes que passam a vida a gerir o que herdaram...herança recebida ...herança deixada....


Caro Blogger...

.....pelos vistos deve ser herança boa...é que não a largam nem com protestos ..greves e manifestações de rua ...ao fundo e ao cimo das escadas...

Puxa vida..??!!!

8:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Da Comunicação social...." CTT.Pequenos investidores deram ordens de compra de mil milhões "

...Ora caro Blogger eu não lhe dizia...!??...a malta quer é ser accionista...com bom dividendo...qual serviço postal...qual serviço público...e afinal ...vendo as coisas....quem está lá pó mato também pa' qu'é qué notícias...???... e cartões de Natal..??

.....os reformados que paguem a crise...porque anda por aí muito euro espalhado...

12:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

E agora com este balanço ....há quem queira já mais privatizações ...( nem se diz de quê....) através da Bolsa...

olhe.... até se podia ...era privatizar a própria Bolsa...ou concessionar...sempre era uma medida de reorganização...e de vitalidade financeira...

Mas que raio..!!!...porque será que são necessários os bancos alimentares...a pedir à porta dos supermercados...??????

12:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Vai por aí um foguetório tal com o crescimento da economia que ...estou para ver quanto é que os reformados..pensionistas e outros parecidos... vão pagar em cortes....para as canas dos foguetes...!!!!

7:32 PM  

Postar um comentário

<< Home