sexta-feira, março 02, 2018

O “CHORADINHO” DOS AUTARCAS

O presidente da ANEFA (Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente), garante que ao contrário do que se tem dito os preços não dispararam nas empresas que fazem os trabalhos de limpeza da floresta e que muitas delas até estão paradas por falta de trabalho. Afirma também que “bastará aos municípios contactarem esta associação que lhes será dada uma lista das empresas disponíveis, algo que até agora só duas autarquias fizeram.”
As autarquias estão próximas da população e são elas que gerem o seu território. Deveriam ser elas as primeiras a tomarem muito a sério o cumprimento das obrigações da limpeza das matas que o Decreto-Lei nº 124, e desde 2006 lhes incumbe. Em vez de tentarem arranjar desculpas, com argumentos pelos vistos infundados, deveriam antes responder com rapidez às suas obrigações. O que está em causa é a defesa de pessoas e das suas casas contra os incêndios florestais. Para tanto é indiscutivelmente necessário e urgente que as Autarquias procedam à limpeza da faixa de 50 metros ao redor das casas em zonas consideradas de risco de incêndio expressas no Plano Municipal de Defesa Florestal Contra Incêndios (PMDFCI) quando os proprietários a não executarem. É certo que alguns proprietários não irão gostar da intervenção da autarquia nos seus terrenos e em próximas eleições poderão penalizar com o seu voto os eleitos camarários. Esta, uma das razões que os tem levado a demonstrar tanta renitência às directrizes governamentais. Mas terão que colocar os interesses sociais acima dos seus interesses particulares.
E, se chegados ao Verão todas as casas estiverem preventivamente defendidas contra incêndios com a limpeza da faixa de 50 metros ao redor delas poderemos estar certos que foi dado um grande passo para a defesa das vidas e dos bens das populações. E se por outro lado, na rede viária municipal, os 10 metros para cada lado da via não estiverem na sua totalidade limpos ou se as faixas de 100 metros ao redor dos aglomerados populacionais igualmente não existirem meios e tempo suficientes para a sua total limpeza, poder-se-ão desculpar as autarquias. Para a falta de limpeza dos 50 metros ao redor das casas é que não terão seguramente desculpa.
Faz bem o governo em não ceder ao “choradinho” dos autarcas a que temos vindo a assistir nestes últimos dias.