domingo, abril 15, 2018

HÁ OU NÃO HÁ INVERSÃO NO DISCURSO?


Em 2016 e 2017 o foco da política do governo, a sua estratégia económica e social, centrava-se na política de devolução de rendimentos e na inversão das medidas antipopulares, cortes dos feriados, 35 horas, redução de benefícios sociais impostos pelo anterior governo de direita Coelho/Portas.
António Costa e o seu governo afirmavam então que tais medidas políticas eram perfeitamente compatíveis com o acerto das contas públicas e com os compromissos com Bruxelas. Não se falava então nos cuidados a ter com uma eventual futura economia externa desfavorável nem das más políticas que antes da crise “teriam levado o país” a situações de ruptura. Não, todos os esforços estavam centrados na política de devolução de rendimentos como motora do desenvolvimento económico e do acerto das contas públicas.

Tanto a oposição de direita como a própria Comissão Europeia não acreditavam nos resultados desta alternativa política, desta alternativa de modelo social e até não se furtaram muitas vezes a ridicularizar o ministro das finanças Mário Centeno por tomar tal opção. Previam o caos orçamental e económico por esta inversão da sua tão querida política de austeridade. Os comentaristas seleccionados de direita nas televisões, a UTAO, a CIP, o PSD e o CDS repetiam vezes sem conta a desgraça que se avizinhava, era o Diabo que vinha aí.

O governo manteve-se firme na persecução da sua alternativa e hoje pode orgulhar-se da justeza das suas opções políticas.

 Com a apresentação de Mário Centeno do Programa de Estabilidade e com a polémica relativa ao valor do défice para 2018, constata-se pelas palavras do ministro das finanças que o foco futuro da política do governo será sobretudo assegurar o acerto das contas públicas deixando para segundo lugar a política de devolução de rendimentos. É esta a leitura que parece aferir-se das palavras do ministro. Contudo, só os tempos futuros poderão confirmar ou não esta nova postura do governo e o seu alcance e os seus limites.  

 Será preciso ter em conta, num pequeno e breve ensaio das contas, que em 2015 a quebra de rendimento total acumulado das famílias portugueses somou 18.000 milhões de euros/ano relativamente aos rendimentos que auferiam em 2011. E que em 2016, 2017 e 2018 foram devolvidos no somatório destes três últimos anos cerca de 4.000 milhões de euros sendo este o valor do rendimento anual devolvido em 2018. 

Não sei se na verdade os “portugueses viviam acima das suas possibilidades” e se é possível retornar aos rendimentos de 2011. Contudo, estamos ainda muito longe dos rendimentos dos tempos anteriores à crise financeira internacional.

Será que uma nova política de contenção nos levará a alcançar melhores rendimentos?





3 Comments:

Blogger ركن كلين said...

شركة كشف تسربات المياه بالرياض
افضل شركة كشف تسربات المياه بالرياض
2________________
شركة تنظيف مكيفات بالرياض
شركة غسيل مكيفات بالرياض
شركة تنظيف مكيفات سبليت بالرياض
شركة تنظيف مكيفات بشمال الرياض
3________________
شركة نقل اثاث بالرياض
شركة نقل عفش بالرياض
افضل شركات نقل اثاث بالرياض
4________________
شركة تنظيف منازل بالرياض
شركة تنظيف سجاد بالرياض
شركة تنظيف ستائربالرياض
شركة غسيل كنب بالرياض

12:19 PM  
Blogger ركن كلين said...

ارخص شركة تنظيف منازل بالرياض
تعتبر أعمال التنظيف من أهم المجالات التى لابد من الاهتمام بها لتحافظ على سلامة الاثاث الخاص بك فسرعان ما يتعرض الاثاث للاتساخات نتيجة كثيرة الاستعمال بالاضافه الى الاطفال اللذين لديهم دور كبير فى تلوث الاثاث واتساخه لذلك نحن كشركة نظافة نعتمد على أدوات مميزة وحديثة.
شركة تنظيف فلل بالرياض -شركة تنظيف موكيت بالرياض -شركة تنظيف كنب بالرياض - شركة تنظيف واجهات زجاج بالرياض

11:54 AM  
Blogger Zihan Amelia said...


Never imagined it would be like this in the end, everything we have ever done is now gone and gone

Obat TBC Paling Ampuh
Obat Gagal Ginjal
Cara Menghilangkan Bruntusan
Cara Menyembuhkan Cacar Air
Obat Halitosis
Obat Panu

7:39 AM  

Postar um comentário

<< Home