domingo, dezembro 14, 2008

Já ninguém os leva a sério (II)


1. «O secretário de Estado da Educação, Jorge Pedreira, confirmou, esta sexta-feira, que as negociações relativas ao modelo de avaliação de professores para este ano lectivo "estão encerradas" e apelou aos sindicatos para aceitarem a "legitimidade democrática do Governo para governar"».
2. A cena mostra até que ponto chegaram as relações entre a Comunicação Social e o Governo socialista. A ministra da Saúde, Ana Jorge, foi ao Centro Nacional de Cultura apresentar o plano de combate à sida nas escolas. Como tem sido hábito neste Governo, o acontecimento tinha a pompa e a circunstância do costume. Acabada a cerimónia, com os inevitáveis discursos da praxe, Ana Jorge pôs-se à disposição dos jornalistas para responder a mais algumas questões sobre aquela matéria. Acontece que Ana Jorge não estava sozinha. Estava acompanhada de Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação, que, como se sabe, tem andado na berlinda devido à guerra com os professores. O jornalista da RTP aproveitou a ocasião e tentou naturalmente fazer uma pergunta a Maria de Lurdes Rodrigues sobre o assunto. Foi então que Ana Jorge saltou indignada com o comportamento do jornalista:'O quê? O senhor não sabe o que está combinado? Que hoje só se pode fazer perguntas sobre esta cerimónia e sobre o plano de combate à sida nas escolas? Ainda por cima é a RTP, a televisão pública, a fazer uma coisa destas. E, depois, logo à noite, não sai a reportagem'.
Assim vão a informação e o poder neste País.
(Texto e imagem do Wehavehaosingarden)
Mais um triste exemplo do autoritarismo arrogante e provinciano destes medíocres e incompetentes governantes.

alguém os viu?


Por onde param afinal, os homens do chamado “compromisso Portugal”?
Sempre prontos a mandar palpites sobre as politicas do país, com “recomendações" ao governo a toda a hora, num momento de crise como este, nem um a palavra se lhes ouve!
Onde estão as receitas do senhor Carrapatoso e companhia?

Una modelo presenta una creación de un diseñador cubano durante un desfile en La habana, Cuba.

La Luna se alza detrás de una colina mientras un fotógrafo retrata a una novia en Alberta, Canadá. (elmundo)


mattew sherfenberg

sexta-feira, dezembro 12, 2008

Já ninguém os leva a sério


Depois de Manuel Pinho, o ministro do Allgarve - aquele que afirmou há poucos meses que Portugal já tinha ultrapassado a crise - e de Mário Lino, ter decretado como deserto as terras de Almada, vem agora outro jeitoso do governo, Severiano Teixeira, ministro das Forças Armadas, reclamar alto e bom som, de que em democracia, na “democracia” dele pois claro, apenas só “sua excelência” e os chefes militares têm o direito de falar sobre as Forças Armadas.
Nem mais. Nem políticos, jornalistas, nem os antigos e prestigiados militares - aqueles que há três dezenas de anos abriram caminho à democracia do país e lhe deram a liberdade, liberdade que permite ao ministro dizer hoje as barbaridades que diz - poderão alguma vez abrir a boca para falar das Forças Armadas sob pena de atentarem contra a “democracia”.
Só ao ministro lhe é permitido faladura e ajuizar sobre o assunto.
Começa na verdade, a ser insuportável este autoritarismo arrogante e provinciano destes medíocres e incompetentes ministros.

PIB por habitante em Portugal regride


Portugal, de entre os 15 países da zona euro (Bélgica, Alemanha, Irlanda, Grécia, Espanha, França, Itália, Chipre, Luxemburgo, Malta, Holanda, Áustria, Portugal, Eslovénia e Finlândia), encontra-se em último lugar no que se refere ao valor do PIB (2007) por habitante.
Portugal tem um índice de 76 quando a média dos países da zona euro é de 110.
Na Europa a 27, Portugal não está em último, uma vez que tem atrás de si a Roménia com 41, a Polónia com 53, a Letónia com 55, a Lituânia com 60, a Hungria com 63, a Eslováquia com 67, a Estónia com 68.
Contudo em 2005 Portugal tinha um índice de 77 e em 2007 76, regredindo portanto.
A Roménia tinha apenas 35, a Polónia 51, a Letónia 49, a Lituânia 53, e assim por diante. O que significa que enquanto estes países vão progredindo, Portugal vai regredindo.
Só como exemplo, dos países europeus que deveriam ser comparados a Portugal, a Grécia tem um índice de 95 (93 em 2005), a Irlanda 150, a Espanha 106.
Até a Republica Checa com um índice de 80, ou Chipre com 91 ou mesmo Malta com 77 já nos ultrapassaram.
Entretanto os países sociais-democratas, a Noruega com 179, a Finlândia com 116, a Suécia com 122 ou a Dinamarca com 120 encontram-se na frente do grupo apenas com o Luxemburgo (267) destacado.

Angela Merkel y Nicolas Sarkozy se saludan esta mañana al comienzo de la segunda jornada de la cumbre de Bruselas. La UE aprueba el plan de 200.000 millones contra la crisis.
(elpais)
Ka

quarta-feira, dezembro 10, 2008


Já sabíamos que na ASAE, as apreensões, coimas e levantamento de contra-ordenações estavam inscritas como objectivos, agora ficamos a saber que na Policia o valor das multas cobradas conta para a avaliação de desempenho. (kaos)

Na avaliação dos professores a percentagem de passagens de ano dos alunos contam para a sua avaliação.
Será que ainda alguém tem dúvidas quanto ao sentido das “reformas” de avaliação do funcionalismo público?
Será que alguém ainda tem dúvidas quanto ao carácter economicista das ditas “reformas” e que a única e verdadeira preocupação do governo é a redução a todo o custo das despesas?
Huega general en Grecia. Un manifestante golpea con una bandera a un fotógrafo durante las protestas en Atenas, Grecia, en la huelga general declarada con motivo del agravamiento del conflicto entre estudiantes y gobierno. Protestan por la muerte de un estudiante durante una de las manifestaciones.


Un judío ortodoxo reza frente al muro de las Lamentaciones en la ciudad sagrada de Jerusalén. Los devotos depositan entre las rocas mensajes dirigidos a Dios.
Cientos de palestinos esperan a la embarcación pro-palestina 'Dignidad' tripulada por activistas internacionales que partió desde Chipre y que transporta material médico a la ciudad de Gaza. (elmundo)

Segundo ataque talibán a los suministros de la OTAN. Un operario pasa junto a los restos de los camiones y contenedores incendiados en Peshawar. (elpais)

Nos primeiros seis meses do ano, antes dos efeitos da crise se fazerem sentir de forma severa, os bancos a operar em Portugal lucraram 1,075 mil milhões de euros, de acordo com o boletim da Associação Portuguesa de Bancos. De Janeiro a Junho as instituições ganharam 5,9 milhões de euros por dia. (cm)
grafik

terça-feira, dezembro 09, 2008

Assim não há democracia que resista


Não sei se pelos privilégios e ou pela imunidade e impunidade em que têm vivido os nossos deputados, ou se por qualquer outra razão, o certo é que os nossos parlamentares dão mostras de grande insanidade mental, de grande burrice mesmo.
Entrevistado no fórum da TSF, o deputado Guilherme Silva, como medida para evitar as faltas dos deputados à sexta-feira, entendia que então seria melhor que eles iniciassem os fins-de-semana às quintas-feiras. Resolver-se-ia assim o assunto. E disse-o com voz séria e convincente. Claro que não lhe passou pela cabeça que a rebaldaria que agora se inicia às sextas deslocar-se-ia exactamente na mesma para as quintas-feiras.
Lamentável foi também ouvir o deputado representante do PCP, defender o actual número de 230 deputados da Assembleia da Republica. Como todo o cidadão já compreendeu, o número de deputados a quem nós pagamos com o dinheiro dos nossos impostos, é pelo menos o dobro do necessário. Lamentavelmente o PCP acaba por colocar deste modo os interesses partidários acima dos interesses do “povo”. Colocar as lógicas partidárias acima do interesse público, é uma outra prova do “atrevimento”, da insanidade que grassa pelos partidos, da esquerda à direita.
Assim não há democracia que resista.

segunda-feira, dezembro 08, 2008

Aproxima-te um pouco de nós e vê.
O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O desprezo pelas ideias aumenta. Vivemos todos ao acaso. Perfeita, absoluta indiferença de cima abaixo! Toda a vida espiritual, intelectual, parada. O tédio invadiu as almas.
A ruína cresce, cresce, cresce, As falências sucedem-se. O pequeno comércio definha. A indústria enfraquece. A sorte dos operários é lamentável. O salário diminui. O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.
Eça de Queiroz em As Farpas de 1871-1872

intermediários


«O amigo libanês de Dias Loureiro, Abdul Rahman El-Assir, é um dos maiores devedores do Grupo Banco Português de Negócios (BPN), com um crédito malparado superior a 40 milhões de euros. El-Assir surge referenciado na imprensa internacional como "traficante de armas" e o seu nome é mencionado na mega-investigação que nos anos 80 envolveu um banco ligado ao narcotráfico internacional.
El-Assir era ainda um dos investidores das duas empresas tecnológicas que a Sociedade Lusa de Negócios (SLN) adquiriu em Porto Rico, num negócio de 56 milhões de euros que foi intermediado pelo antigo ministro da Administração Interna de Cavaco Silva, Dias Loureiro, que na altura era gestor executivo da SLN e do BPN. Este negócio foi ocultado das autoridades e não foi reflectido nas contas do grupo.
(Publico)

sábado, dezembro 06, 2008

sem comentários

A biografia de José Sócrates, da autoria da jornalista Eduarda Maio, foi apresentada esta segunda-feira pelo ex-ministro e ex-secretário-geral do PSD, Dias Loureiro. Discursou durante a sessão de apresentação e revelou que a afectividade do actual primeiro-ministro foi a característica que mais o «emocionou» na leitura do livro «Sócrates - o menino de ouro do PS».
Entre elogios de «enorme generosidade», «sensatez», «prudência», «coragem» e «capacidade de liderança», Dias Loureiro classificou Sócrates como um «homem trabalhador» e um «homem de detalhes»: «Só quem está atento aos detalhes pode fazer grandes coisas. Essa é uma característica dos grandes homens».
(01.07.08)

Manuel José Dias Loureiro e Jorge Coelho são accionistas da Valor Alternativo, uma sociedade anónima gestora que administra e representa o Fundo de Investimento Imobiliário Valor Alcântara, que foi constituído com imóveis adquiridos com o produto de reembolsos ilícitos de IVA, no montante de 4,5 milhões de euros. A Valor Alternativo e o Fundo Valor Alcântara têm a mesma sede social, em Miraflores, Algés, e os bens deste último já foram apreendidos à ordem de um inquérito em que a Polícia Judiciária e a administração fiscal investigam uma fraude fiscal superior a cem milhões de euros.
Dias Loureiro, actual Conselheiro de Estado e ex-administrador de empresas no grupo Banco Português de Negócios, possui 30,5 por cento do capital da sociedade, através da DL Gestão e Consultores e Jorge Coelho, ex-dirigente do PS e ex-ministro, detém 7,5 por cento através da Congetmark. O accionista maioritário da Valor Alternativo é Rui Vilas, com 62 por cento. Vilas trabalhou na Fincor, a corretora que criou o Banco Insular em Cabo Verde e que foi comprada no início da década pelo Banco Português de Negócios.
(publico 06.12.08)

quinta-feira, dezembro 04, 2008

os pobres que paguem a crise

Banqueiros, especuladores financeiros, accionistas da banca e traficantes diversos, agradecem ao governo e ao "socialismo" português pela manifesta compreensão e protecção das suas fortunas.

quarta-feira, dezembro 03, 2008

socrates bate recordes


O indicador de clima económico reforçou em Novembro o movimento descendente dos cinco meses anteriores, registando o mínimo histórico para a série iniciada em 1989. No mês de referência, assim como no mês anterior, todos os indicadores de confiança sectoriais apresentaram um andamento negativo, especialmente intenso na Indústria Transformadora.

O indicador de confiança dos Consumidores diminuiu em Novembro, reforçando o movimento observado em Outubro, após ter recuperado nos dois meses anteriores. Refira-se que, em valores efectivos sem aplicação de médias móveis de três meses, este indicador em Novembro situou-se no mínimo histórico da série iniciada em Junho de 1986 (o mesmo valor de Outubro e de Julho).
( INE 27.11.08)