sábado, dezembro 30, 2006

patéticos


Sócrates entendeu enviar ao Tribunal Constitucional (TC) uma “recomendação” de aprovação da lei das finanças locais, depois de o presidente da república ter solicitado parecer de constitucionalidade.
Trata-se inequivocamente de uma ingerência dos poderes autónomos da Justiça, de uma pressão politica sobre os juízes do TC e de uma “grosseria” para com Cavaco Silva.
Os velhos juízes vergaram-se à pressão de Sócrates quando, com ar patético, o presidente do TC declara que os juízes não se sentiram pressionados pelos pareceres favoráveis ao diploma enviados pelo primeiro-ministro.
Cavaco Silva permanece calado, engolindo mais um sapo, em prol da “boa colaboração” entre a presidência e o governo e que, pelos vistos não é recíproca e só existe na cabeça do presidente da república.

frota autmóvel e funcionários públicos

Na mesa do Conselho de Ministros do passado dia 14 estavam duas propostas: a criação da Empresa de Gestão Partilhada de Recursos da Administração Pública e da Agência Nacional de Compras Públicas.
Teixeira dos Santos fez as apresentações: a primeira destinava-se a gerir a frota automóvel e os funcionários públicos e a segunda iria centralizar todas as compras do Estado.

os sinais, uma vez mais...


O PIB (produto interno bruto) português, em paridades de poder de compra, foi 30 por cento abaixo da média da UE (100 por cento) em 2005, de acordo com os dados mais recentes do Eurostat. O PIB português registou uma queda de dois por cento em relação a 2003 e foi ultrapassado pelo PIB checo

encerrados

Os centros e postos de saúde geridos pelos serviços sociais da administração pública, que em 2005 terão proporcionado mais de 10 mil consultas, vão ser encerrados.
Soldado britânico junto de uma patrulha atacada em Basora.
Shakespeare macarra. Actores de la compañía Teatre Lliure interpretan una pieza de la obra Ricardo 3º en el Teatro Español de Madrid. Está basada en el Ricardo III de Shakespeare.
Scarlett Johansson encabeza el ranking de las '100 más sexiest 2006' de la revista masculina FHM. Sentada y protagonizando junto a ella el número de marzo de 2006 de la revista "Vanity Fair" está Keira Knightley, que se sitúa en el número 42 del ranking de FHM. (20minutos)

sexta-feira, dezembro 29, 2006

em época de circo...


Faz hoje uma semana, no Conselho Nacional do PSD, depois da intervenção de Marques Mendes, os seus principais críticos, Luís Filipe Menezes e Rui Gomes da Silva, levantaram-se para falar e em tom solene garantiram a Luís Marques Mendes ter o desejo de o poder ver como primeiro-ministro nas eleições legislativas de 2009.
La Scala de Milán ha suspendido la próxima representación de la obra Candide, actualmente en escena en el teatro Du Chatelet de París, donde bailan en ropa interior actores que representan a Tony Blair, Vladimir Putin, George Bush, Jacques Chirac y Silvio Berlusconi, según informa la prensa italiana

E a Espanha, aqui, tão perto.

El Consejo de Ministros aprobó en su reunión de hoy el Real Decreto de tarifas para 2007, que establece una subida media general de la electricidad del 4,3%, aunque para los consumidores domésticos rondará el 2,8% de media, en línea con la previsión de inflación. Este porcentaje que equivale a 0,74 euros al mes para un consumidor de tipo medio. La subida de tarifas en los consumidores domésticos se reparte en función de la potencia contratada, con el objetivo de fomentar el ahorro energético.
En concreto, a todos los consumidores con una potencia inferior o igual a 2,5 kilovatios (KW) se les aplicará un incremento social de tarifas del 2%, lo que en la práctica significa a extender la protección a 4,5 millones de consumidores domésticos (hasta ahora, el incremento social sólo afectaba a 135.000 clientes). Para el conjunto de consumidores domésticos situados entre 2,5 KW y 5 KW, es decir el 70% del colectivo, la subida de tarifas quedará en el 2,76%; y para aquellos situados entre 5 KW y 10 KW (8% del colectivo) la subida es del 3,31%. (ELPAIS)
Beirut devastada. Una vista de la destrucción causada por los ataques aéreos israelíes sobre un barrio del sur de la capital libanesa en julio. (20 minutos)

quinta-feira, dezembro 28, 2006

o governo e os arredondamentos


O governo anda muito preocupado com os arredondamentos. Agora são os arredondamentos praticados nas gasolineiras.
O governo não está preocupado com os aumentos generalizados dos bens de consumo como o pão, que dizem vai aumentar 16% (!!!), ou da energia eléctrica (6%) ou dos remédios (5%), etc.
Não, o governo preocupa-se com os arredondamentos da terceira casa decimal para a segunda, das milésimas para as décimas nos preços dos combustíveis. Entretanto, segue mais um imposto nos combustíveis de 3 cêntimos, já no primeiro dia do novo ano.


Depois de o governo ter dispensado os trabalhadores da função pública de comparência ao serviço no dia 26 de Dezembro, a atitude de Rui Rio, presidente da Câmara do Porto, em exigir que nesse mesmo dia os trabalhadores camarários comparecessem ao trabalho, transforma-se numa medida política e não já de uma simples medida de gestão corrente.

Medida política com carácter demagógico, ainda que possuída de sentido contrário ao populismo fácil que caracteriza a demagogia comum, mas sem qualquer efeito económico pratico dado a grande maioria dos trabalhadores da Câmara do Porto terem tirado esse mesmo dia de férias.

Será uma atitude de afirmação no pior sentido e do maior inoportunismo politico; precisamente quando o governo ataca em várias frentes as condições sociais dos trabalhadores do estado e das autarquias.

Capaz de desbaratar todo o capital politico acumulado ao longo de vários anos. A imagem de rigor no tratamento dos negócios públicos que se quis transmitir, quando esse rigor se mostra desajustado e demagógico transforma-se num “bluf” inaceitável para o comum dos cidadãos.

Outros políticos em circunstâncias semelhantes cometeram o mesmo erro que lhes terá custado muitíssimo caro. Recordo Cavaco Silva quando primeiro-ministro e a célebre terça-feira de Carnaval foi um deles. Rui Rio não poderá esperar outro resultado. Acaba porventura de comprometer uma próxima reeleição e o seu próprio futuro político.

arte na neve, 16m x100m. (20 minutos)
museu olimpico de Parklausanne, Suiça.

mundo virtual

quinta-feira, dezembro 21, 2006

CRÓNICAS DO REYNO



O NASCIMENTO DAS CASAS SENHORIAIS DEPOIS DA ABRILADA

Continua El-rei D.Cavacco Maria, em grã sossego, em seus paços de Belém, sem tomar lugar até nos jogos e festas para desenfadamento das cortesãs e fidalguia da corte.
El-Rei anda tristonho e as gentes não mais tomaram prazer de o ver alegre.
Ao que consta, El-rei não terá recuperado ainda, do molestamento da sua cabeça, nos torneios do passado ano, coisa que o trás mui agastado.
Entrementes continua o Cardeal-Mor, D. Sócrates Pinoquio, na sua crua avareza, arrecadando para os seus cofres os ceitis que retira das pobres gentes com o lançamento de novos tributos.
Nunca desde a revolução da Abrilada, passados que são 32 annos, os vilãos, mestres, fabricantes e traficantes e os que andam a soldo, maldizem tanto da sua sorte.
Pardicas, depois da revolução da Abrilada, duas grandes casas senhoriais, a casa dos Soares e a casa dos Carneiros vêem assenhoreando-se do poder e governando o Reyno a seu belo prazer.
Três outras casas, duas mais antigas, a casa dos Cunhais e a casa dos Amarais, com a casa dos Louças, vêem vivendo em escaramuças permanentes entretendo-se assim em desenfadados torneios.
À bofé, desde os longínquos annos da Abrilada, que a corte vai crescendo, cristalizando-se e hierarquizando-se com os seus dignitários. Os nobres impõem os seus “valores”, maneira de ganhar direitos às benesses do rei, distribuídas sob a forma de rendas e de cargos.
Os vilãos, o povo, perdem a influência politica e deixam de pesar nas decisões do rei.
A fidalguia da corte estrema-se cada vez mais da gente do povo; cria-se um estilo palaciano em que as verdades ou não se dizem ou se dizem por formas indirectas; passa a haver heróis oficiais, intocáveis, fora da apreciação do senso comum.
Esta nova aristocracia que se constituiu nestas três últimas décadas, e cujos membros são as famílias daquelas casas senhoriais, assinalam uma contínua concentração senhorial de riqueza, muito superior à que se conheceu nos tempos salazarinos.
Já vós ouvistes bem quanto fizeram os reis antigos para encurtar nas despesas suas e do Reyno, pondo regras em si e nos seus pares para terem tesouros e serem abastados.
Perol, não é cousa que pareça aos reis saídos da Abrilada.
Esbanjam tesouros, em benesses, rendas e cargos para toda a corte e restante fidalguia, mui especial para aqueles que são da sua linhagem.
Entretanto o povo, não descortina como sair deste alinho.

O Cronista-Mor do Reyno
D. Ferrão Lopes
Á NOSSA PARTIDOCRACIA, Á NOSSA CLASSE POLITICA, EU DESEJO
QUE O PAI NATAL LHES DÊ DO MELHOR QUE TIVER

quarta-feira, dezembro 20, 2006


Não são apenas os Bloguistas que alertam para o mal-estar que se vive no nosso País, com a corrupção a alastrar, institucionalizada até, com a Justiça paralisada e com uma classe politica que vive à grande, com benesses e cargos, numa acumulação de riqueza no pós 25 de Abril como em épocas anteriores nunca se terá assistido.
Nos tempos de Salazar enriquecia-se na política durante uma vida, agora enriquece-se na política durante um mandato de quatro anos.
A questão não reside já na mudança de governo, a questão coloca-se antes na mudança de regime.
Nos meios da comunicação social têm aparecido nos últimos tempos algumas vozes neste sentido. A sociedade parece acordar da letargia em que se encontra e criticar este regime, instaurado pela nossa classe política, parece ter deixado de constituir um sacrilégio.
Transcrevemos enxertos de dois artigos saídos esta semana no Jornal de Negócios e no Semanário.

“Este governo tem pouco a ver com pessoas. Está mais vocacionado para os interesses privados, pessoais, materiais. As pessoas têm de entender o que está em marcha: uma ofensiva fortíssima contra o mutualismo, contra o associativismo, contra a solidariedade - que vai, exclusivamente, tocar a todos os mais desguarnecidos.
Nenhum dos ministros que por aí se encontram é capaz de claramente expor as intenções que os movem. As contradições do discurso governamental não pertencem às categorias da dialéctica. Correspondem, isso sim, aos domínios das malfeitorias. São golpes de rim, imbróglios e aldrabices que indignificam os princípios de Estado e causam as maiores preocupações no que resta de sociedade civil digna desse nome.
Teremos de chegar à conclusão de que, por fatalidade, arrogância, sobranceria ou incompetência, os socialistas não sabem governar.( Baptista Bastos jn)”


“Até que alguém diga: Basta! Políticos desacreditados, funcionários ofendidos, polícias e militares descontentes, empresários e banqueiros perseguidos, Ministério Público em roda livre e Fisco ao serviço do poder discricionário (não há justiça quando há um milhão de processos), a Terceira República falhou. Até a ficção dos reguladores passou a ser do domínio do discricionário, do arbitrário, como se vê pelas decisões da Autoridade da Concorrência. Não há leis claras, reina a burocracia e a corrupção.
Agora, é a vez da República aparecer aos olhos dos cidadãos, das elites, dos empresários dos professores, dos militares, dos cultos e dos caciques provinciais, como razão de todos os males, como sistema desacreditado, com políticos menores e sem sentido de responsabilidade. (Artigo de fundo no Semanário)

robert minnick

terça-feira, dezembro 19, 2006

não há volta a dar-lhe...


Os nossos iluminados governantes dizem ter encontrado agora, finalmente, a solução para o combate à desertificação e ao fraco desenvolvimento do interior do país.
Poder-se-á continuar com a politica que vem sendo seguida de encerramento de escolas, de maternidades, hospitais, tribunais, postos militares e da GNR e outros serviços do Estado que captavam funcionários e criavam condições para a criação de novos investimentos privados.
Tudo isto não tem qualquer significado quando comparado com a criação do novo cargo de "Provedor do Interior".
Com esta medida sim, temos finalmente o problema das desigualdades entre o interior e o litoral resolvido de vez. E com pouco dinheiro, vejam bem, apenas com os vencimentos do dito Provedor, cerca de 18 mil euros mensais com ajudas de custo, subsídio de férias e Natal, carro e motorista e respectivos assessores!
lawrence winder
Navidad de arena. Un belén hecho con arena en la localidad italiana de Rimini. De acuerdo con sus creadores, es la escultura en arena más grande de Europa. (20 minutos)
robert minnik

segunda-feira, dezembro 18, 2006

PLANO TECNOLÓGICO DE sÓCRATES EM ACÇÃO


a instalar nas matas nacionais

os sinais, uma vez mais...


Portugal foi um dos únicos quatro países da União Europeia onde o nível de vida se deteriorou consecutivamente nos últimos três anos. De acordo com dados estatísticos hoje divulgados pelo Eurostat, o PIB per capita ajustado às paridades de poder de compra caiu em Portugal, entre 2003 e 2005, do equivalente a 73% da média europeia para apenas 70%. (jn)

sem comentários


Controlo interno “pouco consistente” e “disfunções e deficiências” nas despesas. Estas são, em síntese, as conclusões do relatório de uma auditoria da Direcção Geral do Orçamento (DGO) à Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN), enviado, em Janeiro de 2005, ao então ao ministro das Finanças e da Administração Pública, Bagão Félix, com o conhecimento do ministro de Estado e da Defesa Nacional, Paulo Portas.
O director do DGPDN era o tenente-general José Luís Pinto Ramalho, que hoje pelas 11h00, juntamente com o novo chefe de Estado-Maior-General da Força Aérea (CEMFA), Luís Araújo, toma posse do cargo de chefe do Estado Maior do Exército (CEME) no Palácio de Belém, perante o Presidente da República, Cavaco Silva. (cm)

politica a metro


O governo de sócrates é um governo que governa a metro.
Antes foram as 333 medidas do Simplex, depois os 187 organismos do PRACE, agora as 123 medidas dos emigrantes.

que ricos estatutos...


Afinal, Jorge Vasconcelos, que se demitiu de presidente da ERSE a trinta dias do fim da comissão, por ter assumido o cargo na Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos ao abrigo dos anteriores estatutos (criados pelo decreto-lei 187/95, de 27 de Julho, “que não previam nenhuma compensação para os membros do conselho de administração”, não vai ser abonado durante dois anos com dois terços do ordenado correspondente ao cargo, ou seja 12 mil euros por mês. O ordenado era de 18 mil euros mensais com subsídio de férias, de Natal e ajudas de custo.

Jorge Vasconcelos deverá lamentar-se por, sendo o único elemento do conselho de administração nomeado ao abrigo da anterior legislação, não se aplicar a si, o abono definido no artigo 29 dos novos estatutos elaborados pelo decreto-lei 97/2002 de 12 de Abril. Os dois vogais, Maria Margarida Corrêa de Aguiar e Vítor Manuel da Silva Santos já foram escolhidos com base nos estatutos que prevêem a referida compensação durante dois anos.

Foto do dia, da semana, do mês ou do ano?

El Parlamento Europeo durante la sesión plenaria en Bruselas (20 minutos)
El arte de la guerra. Varios clientes esperan afuera de la galería Santa's Ghetto de Londres para una exposición del artista Banksy. (20 minutos)
robert minnik

quinta-feira, dezembro 14, 2006


Os 640 estagiários da GNR, colocados em postos de norte a sul do País, batem o dente de frio porque não têm a farda completa. Terminaram o curso de formação de praças, em Novembro, no Agrupamento de Instrução de Portalegre da GNR, chegaram em Dezembro aos postos onde foram colocados para prestar serviço sem blusões de Inverno. O Comando Geral da Guarda justifica o caso com uma ruptura do ‘stock’. (cm)

(Installation titled 'Expressions' by artist Sophie Caves at the Kelvingrove Art Gallery and Museum in Glasgow, Scotland July 11, 2006. Reuters)
Câmara escondida apanha PM israelita a preparar intervenção de Romano Prodi
Ignorando uma câmara ligada, Ehud Olmert foi filmado a aconselhar o primeiro-ministro italiano sobre o que havia de dizer na conferência de imprensa de quarta-feira, em Roma, aquando da visita do líder israelita a Itália.
«É importante para mim que enfatize os três princípios do Quarteto (ONU, EUA, UE e Rússia), que estes não negociáveis e que são a base de tudo. Por favor, diga isto», segredou o primeiro-ministro israelita ao homólogo italiano.
De seguinda, Ehud Olmert pede a Romano Prodi que relembre o estatuto de Israel enquanto nação judaica, sugerindo uma recusa da exigência palestiniana de que os refugiados árabes voltem a solo israelita, o que tornaria os judeus do país numa minoria populacional face ao número de refugiados muçulmanos. (sol)

Police hunting a serial killer who is killing women at a rate unprecedented in British history pleaded on Wednesday with prostitutes to stay off the streets. (reuters)
larry carlson

quarta-feira, dezembro 13, 2006

flexisegurança


Os ministros do Trabalho dos 25 Estados-membros começaram a discutir a proposta de Livro Verde sobre a Modernização da Legislação do Trabalho, apresentada pela Comissão Europeia, e onde a ‘flexisegurança’ é apresentada como um modelo de combate ao desemprego.
Para atingir tais objectivos, o modelo pretende facilitar os despedimentos e aumentar o apoio no desemprego.
O que parece constituir uma contradição, pelos vistos não é. Será seguramente a dialéctica socialista em acção.
"É necessária uma renovação do modelo de relações laborais que valorize a maior flexibilidade da economia”, discorre entretanto e a propósito o nosso ministro do trabalho, Vieira da Silva. Entende ainda o ministro que "a UE precisa de uma economia flexível, para vingar na concorrência internacional e para se afirmar como zona económica liderante à escala internacional".
Ora, nós sabemos que os líderes europeus, cristalizados nos seus respectivos partidos há décadas, conduziram a Europa para a situação relatada no recente Relatório da CE que se torna opurtuno recordar:
Dados compilados pela Comissão Europeia revelam que a parcela de riqueza que é destinada aos salários é actualmente a mais baixa desde, pelo menos, 1960 (o primeiro ano com dados conhecidos). Em contrapartida, a riqueza que se traduz em lucros, que remuneram os detentores do capital, é cada vez mais alta.
Assim sendo, é lícito questionar então. Este tal modelo da flexigurança, que agora se quer impor, traduz-se afinal em quê? Numa medida contrária à evolução retratada pelo relatório da CE, ou à sua tranquila e natural evolução?
Por favor, expliquem-se.

mais Estado , mais despesa, mais corrupção

A propósito do PRACE (ou não?) o Conselho de Ministros aprovou a semana passada uma outra empresarialização pública, a “Parque Escolar, E.P.E.” entidade que terá por missão modernizar as escolas secundárias.
Este governo não pára em seus desmandos.

beijinhos e abraços

Ehud Olmert, primeiro ministro israelita e a candidata socialista à presidência da França Segolene Royal


Ehud Olmert e o primeiro ministro italiano Romano Prodi


Ehud Olmert e a chanceler alemã Angela Merket

terça-feira, dezembro 12, 2006

HIPÓCRITAS


Decorreu há poucos dias em Lisboa o congresso dos socialistas europeus com a presença dos respectivos líderes. Deixando-se levar pelo fervor do ideário socialista aprovaram uma “carta” onde se defende uma Europa que “ rejeita um futuro entregue às mãos das forças do mercado”. Nem mais. Recordando as governações de Blair, Gonzales, Zapatero, Sócrates, ou as propostas da candidata socialista à presidência da república francesa, tudo isto dá vontade de rir.
Os socialistas europeus, desde o pós guerra, contam mais anos na governação dos seus países do que quaisquer outras forças politicas, não se reconhecendo nenhuma alteração de fundo entre as suas praticas politicas e as de quaisquer outros partidos.
São co-responsáveis pelo empobrecimento contínuo dos cidadãos europeus, como se comprova pelos dados divulgados recentemente pela Comissão Europeia “ dados compilados pela Comissão Europeia revelam que a parcela de riqueza que é destinada aos salários é actualmente a mais baixa desde, pelo menos, desde 1960 (o primeiro ano com dados conhecidos). Em contrapartida, a riqueza que se traduz em lucros, que remuneram os detentores do capital, é cada vez mais alta.”

Esta posição hipócrita dos socialistas europeus é simplesmente vergonhosa. Estes senhores, que falam em socialismo mas praticam o capitalismo, não são líderes ignorantes. Eles conhecem bem quão hipócritas são as suas palavras o que torna bastante confrangedor assistirmos a este coro europeu de hipocrisia.

Longe vão os tempos das acesas discussões ideológicas entre socialistas e sociais-democratas. Hoje, uns e outros, “fazem o seu melhor” por gerir os negócios do Estado, a bem sabe-se lá do quê, sem qualquer preocupação ideológica. Aliás, esta será uma das épocas históricas mais negras e obscuras em termos ideológicos das últimas décadas.

Nenhuma discussão ideológica profunda sobre o colapso do comunismo, a “globalização e suas consequências como a guerra no Iraque ou o conflito israelo-palestino. O mundo parece girar ao sabor de uma economia que se desenvolve por si própria, com os lideres mundiais limitados a olearem uma máquina que não sabem como ou para onde se destina. Dos comunistas aos democrata-cristãos todos defendem a “democracia” e por aí começa e acaba toda a discussão.
Dos mujeres desnudas protestan en el centro de Sidney contra el uso de las pieles animales en la industria de la moda. (20 minutos)

os tais sinais...


A produtividade, medida como o valor acrescentado bruto (VAB) por empregado, registou, nos primeiros nove meses deste ano, uma variação face ao período homólogo do ano passado de apenas 0,2%.
Esta quase estagnação representa, se se mantiver até ao final do ano, mais uma deterioração da evolução deste indicador, depois das variações de 1,1% em 2004 e de 0,4% em 2005.

para onde vamos?


Portugal perdeu 92 mil explorações agrícolas nos últimos sete anos, mas, em contrapartida, a dimensão média aumentou 22%, fixando-se agora em 11,4 hectares. E a população agrícola familiar decresce 30%, passando a representar apenas 8% da população residente. (dn)
sergej ryskhov
vai um licorzinho?

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Mais estado, mais corrupção, mais despesismo.

O Governo vai criar uma empresa pública, Empresa de Serviços Partilhados da Administração Pública (ESPAP), para gerir a reforma da Administração Pública, que cobrará os seus serviços aos vários departamentos do Estado. A entidade terá a cargo a gestão e acompanhamento dos funcionários em mobilidade especial, mais conhecidos por supranumerários, mas também todas as actividades relacionadas com a prestação de serviços de suporte à Administração Pública.
No projecto de lei, refere-se que a ESPAP pode "proceder à constituição de sociedades comerciais integralmente detidas por si ou igualmente participadas pelo Estado, com vista ao desempenho indirecto das atribuições que lhe são cometidas".
O mesmo documento consagra ainda a possibilidade de a ESPAP fazer compras de bens e serviços por ajuste directo até 31 de Março de 2007, desde que sejam consideradas imprescindíveis à concepção, instalação e funcionamento dos sistemas de informação e de gestão relativos à mobilidade especial de funcionários e agentes. (cm)
A degradação e o desmembramento da Função Públiuca aceleram-se. Do que dela restará depois, ninguém sabe. Os custos destas aventuras seguramente que sairão muito caros ao País.
22:56 (RCC)
RETRATOS DO DESCANSO EM LISBOA, PORTUGAL

( marcelo rabelo)

e esta heim!!!


Segundo o jornal SOL (8.12.2006: 14), a ex-ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira, tem uma avença com a Espírito Santo Saúde para «dar pareceres sobre estratégia na área da saúde» ao mesmo tempo que é deputada e presidente da Comissão Parlamentar de Saúde

bancos em Portugal

Os bancos a operar em Portugal tiveram um lucro diário de 6,6 milhões de euros nos primeiros 181 dias do ano.

anda pacheco...

A deliberação da ERC no caso dos incêndios – análise às acusações de alegada ingerência governamental na Informação da RTP – serve, segundo Pacheco Pereira para “fazer uma excelente obra de manipulação”. E adianta, o órgão regulador é “mais uma colecção de empregos avulsos no Estado de que os partidos não querem prescindir”. (cm)
Mais vale tarde que nunca, esta denuncia do JPP.

Arte de colores. Una niña camina por la instalación llamada ZOBOP,1999, del artista Jim Lambie, en la Galería Escocesa de Arte Contemporáneo en Edimburgo. (20 minutos)
marlene freimanis