quinta-feira, setembro 27, 2007

primeiro, as pessoas


Queixavam-se os socialistas, no tempo da governação de Cavaco, que havia obras a mais, que existia demasiado betão e que as pessoas estavam primeiro (como se o desenvolvimento das infra-estruturas do País nada tivesse a ver com as pessoas). O governo de Cavaco foi assim acusado de erguer novos hospitais, novos centros de saúde, novas escolas, novos polidesportivos, novas auto-estradas, enfim, de relançar as infra-estruturas indispensáveis ao relançamento económico e social do País, como se de um mal se tratasse. E tudo isto com pouco mais de metade dos fundos estruturais que hoje Sócrates e o seu governo recebem da UE.

Hoje, a coerência dos socialistas fica-se apenas pelo desdém que continuam a manter para com as obras públicas. Nunca nenhum governo investiu tão pouco em infra-estruturas, (encerrando mesmo algumas antes criadas) como este. Ao mesmo tempo, nenhum outro governo demonstrou tanto desprezo, tanta insensibilidade, tanta raiva para com as pessoas.

especulação imobiliária


Pretende-se que o Hospital de Oncologia de Lisboa, central, bem localizado, servido de uma boa rede de transportes públicos e com uma área envolvente de sete hectares seja mudado, sabe-se lá para onde.
Ao contrário, a refinaria da Galp em Leça (Matosinhos), altamente poluente não apenas com descargas de gases para a atmosfera mas também com descargas de produtos petrolíferos para o mar, centrada numa área residencial, não arreda pé e promete manter-se por lá por muitos mais anos. Para tanto, vai investir 548 milhões para o crescimento da oficina de refinação. Sobram para a segurança do complexo e do ambiente, que sabemos serem deficientes dadas as descargas ocasionais para o mar e a má qualidade do ar que rodeia a refinaria, uns míseros 52 milhões.

E a Câmara de Matosinhos, de cócoras, lá assinou o protocolo.

DOS BLOGUES (comentário do dia)

Já não se trata de o mundo estar simplesmente perigoso, oco, mal frequentado e insuportável. Trata-se de vivermos dentro de uma sociedade global de cretinos e de não sabermos como nos vermos livres deles. (João Gonçalves no “portugaldospequeninos)

Paula Rego, no Museu Rainha Sofia em Madrid.
Crucifixión, pintado por Gerardo Dottori de 1928, forma parte de la exposición Piedad y Pragmatismo: Espiritualidad en el Arte Futurista, de la colección Estorick de Londres, especializada en las vanguardias italianas del siglo XIX.


dima oukhov

quarta-feira, setembro 26, 2007

mais impostos para os lisboetas


Mais impostos para os lisboetas, mais dívidas para a Câmara de Lisboa.
Assim, com medidas destas, qual o atrasado mental que não governaria a Câmara?
Pedir dinheiro e aumentar impostos eis a receita socialista.

O plano de saneamento financeiro da Câmara de Lisboa, que é hoje apresentado por António Costa, contempla a obtenção de um empréstimo bancário no valor de 500 milhões de euros. Com este crédito, que será discutido na reunião camarária de 3 de Outubro, o novo presidente da autarquia pretende pagar uma dívida de curto prazo de quase 360 milhões de euros a fornecedores, cumprindo a promessa assumida na campanha eleitoral, e ficar com uma provisão de 140 milhões de euros em conta corrente, durante dois anos, para fazer face a despesas inesperadas que possam ocorrer até ao final do mandato. (cm)

Dentro de cinco anos, os lisboetas vão estar a pagar mais 94% de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) do que actualmente. O presidente da câmara de Lisboa prevê um encaixe nos cofres da autarquia de 159,1 milhões de euros em 2012, mais 77 milhões do que no corrente ano. Os valores arrecadados com o IMI serão preciosos para que António Costa consiga equilibrar as contas da capital. (jneg)

ainda a "licenciatura" de Sócrates


Nenhuma das intercepções telefónicas feitas pela Polícia Judiciária, a partir do telemóvel de Luís Arouca, antigo reitor da Universidade Independente, em que são mantidas conversas com José Sócrates e com o ex-professor deste, António José Morais, foi transcrita para os autos do inquérito judicial feito à conclusão da licenciatura do primeiro-ministro, e arquivado em Julho pelo Ministério Público.

Uma juíza do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa negou a sua validação e, consequentemente, ordenou a destruição das gravações, alegando que estas não haviam sido sujeitas, dentro do prazo previsto por lei, a um controlo por um juiz de direito.
O teor da maioria dos contactos, apurou o PÚBLICO, são conversas entre José Sócrates e Luís Arouca sobre as respostas a dar ao PÚBLICO, na sequência da investigação que este jornal estava a fazer; mas também entre Luís Arouca e António José Morais, que deu quatro das cinco cadeiras com que o primeiro-ministro concluiu o curso na Independente. António José Morais pertencera ao gabinete de Armando Vara, quando este fez parte do Governo de António Guterres, e foi director-geral do Gabinete de Infra-estruturas e Equipamentos do MAI, já durante o actual Governo PS. Apesar de sempre ter negado ter uma relação pessoal com José Sócrates, este militante do PS trata o primeiro-ministro por "Zé". (Publico 25.09.07)
niko guido

terça-feira, setembro 25, 2007

os sinais uma vez mais...


Há meses e meses que tanto Sócrates como Teixeira dos Santos nos matracam os ouvidos com os “sinais positivos” da economia portuguesa. Ao contrário do que dizem, a realidade é bem outra e os sucessivos indicadoras mostram precisamente o contrário como acontece agora com os dados do (INE).

Na síntese económica de conjuntura de Agosto, divulgada na passada semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), refere-se que o indicador de clima económico se degradou em Agosto pelo segundo mês consecutivo ao mesmo tempo que o enquadramento internacional da economia portuguesa se apresentou menos favorável, com uma desaceleração do ritmo homólogo de crescimento das exportações (menos 1,8% em valor e em termos homólogos).




laura palmer

segunda-feira, setembro 24, 2007

Democracia e Desenvolvimento Económico e Social

Seguramente que constituem condições necessárias para a Democracia, para o funcionamento democrático de uma sociedade, uma Constituição onde formalmente se encontrem consagrados os direitos e as liberdades fundamentais dos cidadãos e a pratica de eleições para escolha de governo. Sendo condições necessárias não são no entanto suficientes. Para o exercício pleno de uma Democracia torna-se fundamental ainda, que todas as Instituições Democráticas funcionem segundo os próprios princípios democráticos de liberdade e igualdade. E destas Instituições, a Justiça e a Comunicação Social, serão das mais determinantes em qualquer Estado Democrático.
O desenvolvimento social e económico de um país será tanto mais célere e eficaz, quanto maior o funcionamento autónomo e em liberdade destas Instituições. O controlo político-partidário da Comunicação Social diminui a crítica e “esconde” factos sociais relevantes. O Estado que assim procede diminui e empobrece a democracia em que vive, e contribui decisivamente para o atraso social e económico do país. Por sua vez, o controlo da Justiça, sempre ambicionado por políticos menores e de cariz autoritário, manifesta-se sempre com consequências mais gravosas ainda.
As manobras que ultimamente se verificam por parte de Sócrates e do seu governo, quer no controlo da Comunicação Social quer no controlo da Justiça e Investigação Criminal, constituem na verdade, o ataque mais grave desde o 25 de Abril ao desenvolvimento económico e social do país.
Agora, na dependência directa do primeiro-ministro, pretende-se criar o cargo de Inspector de Segurança, uma espécie de pau mandado do primeiro-ministro, com poderes de interferência directa na investigação criminal da Procuradoria. É o cume da politização partidária da Justiça que este governo e o PS, de modo obsessivo, quer impor ao país.
Van Gogh a subasta. Un paisaje de Van Gogh pintado el 10 de julio de 1890, 19 días antes de su suicidio, que saldrá próximamente a subasta en la casa Sotheby's de Nueva York. El precio de salida será de 24 millones de dólares, unos 17 millones de euros.

Ramadán en llamas. Una mujer palestina se dirige al campo de refugiados de Al Ain durante el tercer día de una operación militar israelita en la ciudad cisjordana de Naplusa.
Pared de humo. Un hombre toma con su móvil una foto del incendio de un oleoducto, destruido por un ataque con bomba en Baij, Irak.


Pisando banderas. Visitantes de una exposición dedicada al Corán en la gran mezquita de Teherán caminan sobre banderas de EE. UU. e Israel colocadas en el suelo. Al fondo, un stand muestra fotos de suicidas palestinos.
Festival del circo. Las Chicas de Buratia, un grupo de contorsionistas de Mongolia, durante el séptimo Festival Internacional del Circo, que se celebra en la Ciudad de México. (20 minutos)

terça-feira, setembro 18, 2007

as moscas é que mudam...




No Boletim Informativo da Direcção Geral do Orçamento, agora publicado e referente à Execução Orçamental de Janeiro a Agosto deste ano, pode ler-se:

A Despesa do subsector Estado para o período de Janeiro a Agosto de 2007 situou-se em 28 886.2 milhões de euros, representando um aumento em termos homólogos de 2,5%.

O aumento das Despesas com Pessoal situou-se em termos homólogos em 3,9% e o aumento das Despesas de Aquisição de Bens e Serviços atingiu o valor de mais 14,8% que mesmo período do ano anterior.

Quanto às Despesas de investimento, de Capital, verificou-se um decréscimo em termos homólogos de 6,1%.

Em contrapartida, as Receitas com os Impostos Directos subiram em termos homólogos 14,2% (as receitas do IRS aumentaram 8,6% e o IRC 24,8%). As Receitas do IVA aumentaram 5,5% e as do Imposto do selo 8,6%.

Em resume, continua tudo como dantes, aumentam as Despesas do Estado, aumentam os Impostos e diminuem os Investimentos.

Tenta-se combater o Défice Público não com a diminuição das Despesas Públicas mas somente com o aumento de Impostos. “É fácil, é barato e dá milhões” ainda que coloque os cidadãos na miséria e mais estagnada a economia.
Inmaculado. Baño de lodo en el balneario turco de Dalyan. Cada año, estas instalaciones son visitadas por unos 25.000 turistas, sobre todo británicos y holandeses.
Nadando en el césped. Un estatua que representa a un hombre nadando, en un jardín a la orilla del Támesis en Londres. Se trata de un encargo de la cadena Discovery Channel para publicitar un nuevo programa. (20 minutos)

segunda-feira, setembro 17, 2007

justiça(?)


As movimentações a que temos assistido nos últimos tempos, tanto na investigação criminal como nos actos processuais da justiça, têm apenas um denominador comum - a procura efectivado do maior controlo político da justiça.

Desde as limitações impostas à investigação criminal da policia judiciária e ao ministério público, às nomeações dos responsáveis do ministério público (revisão da composição do Conselho Superior da Magistratura e do Conselho Superior do Ministério Público em estudo), à coordenação superior por parte do primeiro-ministro das investigações policiais, à definição das “prioridades” de investigação pela Assembleia da Republica, à tentativa ainda não descartada da criação de um tribunal penal especial para políticos (casos especiais), ao escandaloso “esquecimento” de medidas de combate à corrupção mas, ao contrário, as novas medidas criadas no novo código de processo penal de limitação das escutas telefónicas e prisão preventiva, tudo faz parte do pacote (pacto para a justiça) que os dois partidos da área do poder, PS e PSD, assinaram há meses.

Como salta à vista de toda a gente, só quando os políticos começaram a ser incomodados pela justiça, primeiro com o caso Melancia mas sobretudo com o processo Casa Pia, com o envolvimento directo de altos dirigentes do partido socialista, é que os dois maiores partidos nacionais se lembraram dos “direitos e liberdades” dos acusados ou condenados, isto é dos “direitos e liberdades” dos supostos criminosos. Até aqui, e já passaram 3 décadas depois do 25 de Abril, nunca tais preocupações “democráticas” passaram por suas cabeças. Enquanto os Zés Ninguém deste país foram acusados ou condenados, durante este longo período de trinta anos, nenhuma voz se levantou em defesa dos seus “direitos”, só agora, quando se trata de políticos é que, ai Jesus, a legislação tem forçosamente que ser alterada. O carácter de classe destas múltiplas revisões torna-se assim evidente e possuem um único objectivo de fundo – a perpetuação no poder de uma classe política dirigente corrupta, incompetente e indigente.

domingo, setembro 16, 2007

justiça socialista


O ex-cabo da GNR de Santa Comba Dão, António Costa, foi condenado há apenas dois meses a 25 anos de prisão pelo homicídio de três jovens, mas a nova Lei vem dar-lhe esperanças de passar o próximo Natal fora da cadeia.
Detido desde 23 de Junho de 2006, o serial killer de Santa Comba está detido há 15 meses e a nova Lei determina que a prisão preventiva não pode exceder os 18 meses quando a sentença não tiver transitado em julgado. Uma vez que a defesa do arguido recorreu da sentença, encontrando-se agora o processo no Tribunal da Relação, a condição do chamado serial killer de Santa Comba continua a ser de preso preventivo, sujeito aos prazos do Código de Processo Penal.
Na madrugada de sábado, três brasileiros condenados por violação e assaltos com armas foram também soltos por excesso de prisão preventiva e até terça-feira quatro homens, detidos pela PJ e condenados por assaltos à mão armada, também serão libertados. (cm)

O “novo” Código Penal determina que a prisão preventiva não pode ultrapassar os 18 meses, quaisquer que sejam os crimes praticados. É uma Lei desajustada face à morosidade dos Tribunais e ao disparatado e idiota sistema judicial português que permite uma teia de recursos sobre recursos processuais, responsáveis pelo arrastamento ad eterno das decisões judiciais.
A sociedade fica assim desprotegida face a uma Lei que não teve em consideração estes importantes factores. E, casos aberrantes como os citados no (cm), passam a ser comuns. É uma demonstração mais da degradação a que chegou a nossa “democracia”. Numa aparente “defesa dos direitos e liberdades” a nova disposição transforma-se numa inqualificável ameaça à segurança dos cidadãos.

SEM COMENTÁRIOS


Ocupação do Iraque


An honor guard holds a flag to present to the families of three soldiers who died in Iraq during a group burial at Arlington National Cemetery in Arlington, Virginia, September 13, 2007. Staff Sgt. Harrison Brown, Pfc. David Neil Simmons, and Pfc. Todd Andrew Singleton were members of the 69th Armor Regiment, 3rd Brigade Combat Team, 3rd Infantry Division in Fort Benning, Georgia. (reuters)

kira

sexta-feira, setembro 14, 2007

DA CORRUPÇÃO POLÍTICA À INSTRUMENTALIZAÇÃO DA JUSTIÇA

António Pires de Lima considera que a atitude dos advogados é de um “carneirismo terrível” e receia que a separação dos poderes possa estar em causa com a Lei de Política Criminal. (cm)
“Quando a política criminal é definida periodicamente pelo Parlamento, de dois em dois anos, dando orientação ao MP daquilo que tem prevalência sobre outras coisas, obviamente que está a torná-lo um mero instrumento dessa política, quando este deve ser uma entidade isenta para a descoberta da verdade naquilo que entende que deve descobrir a verdade, regendo-se pelo princípio da legalidade.”
Indonesian women attend a Ramadan night prayer, marking the beginning of the Muslims' holy fasting month in Jakarta September 12, 2007. Millions of Muslims in Indonesia, the world's most populous Muslim nation, will begin fasting for a month on Thursday. By fasting from dawn to sunset, they are forbidden from smoking, having sexual relations, lying, breaking promises or cheating. Muslims celebrate the end of sacred Ramadan with the Eid al-Fitr festival. (reuters)




alain deljarri

Corrente de amizade

O “marginalzambi” indicou-me-me para “A Corrente da Amizade” que basicamente consiste na indicação por parte dos bloggers de dez blogs amigos. Tenho todo o gosto de indicar 10 Blogs que não excluem naturalmete a totalidade dos amigos do “classepolitica”.
Wehavekaosingarden
Portucaleactual
Opaisdoburro
Fliscorno
Portugaldospequeninos
Opafuncio
Apanhamoscas
Oprofano
Caisdalinha
Oeiraslocal

quinta-feira, setembro 13, 2007

A pretexto do terrorismo


Vamos passar a ter os telefones vigiados, medida proposta e aprovada pelo governo do partido socialista, o tal partido “pai das liberdades”. O mesmo partido que se mostra tão preocupado com a publicação das escutas telefónicas em processos judiciais a decorrer, ao ponto de aprovar recentemente a proibição de publicação dessas escutas mesmo que já se não encontrem em segredo de justiça.

"Os registos de tráfego das chamadas telefónicas e das mensagens de e-mail dos portugueses vão em breve passar a ser guardados durante um ano. O ministro da Justiça, Alberto Costa, disse ontem que a proposta de lei já deu entrada na Assembleia da República, devendo ser aprovada “nas próximas semanas”. (cm)

Mais vale tarde que nunca

Noticia hoje o jornal Público
“O Orçamento do Estado vai passar a financiar na íntegra as despesas públicas com prestações familiares, subsídio de desemprego e pensões antecipadas, designado pelo Governo como “sistema de protecção social de cidadania”.
Até agora, eram financiadas também por contribuições dos trabalhadores e das entidades empregadoras.”
Mais vale tarde que nunca. Na verdade, esta medida do governo vem ao encontro do que afirmámos em Junho de 2006 num Post neste Blog.
"O Orçamento da Segurança Social manter-se-ia equilibrado se as receitas recolhidas das contribuições dos trabalhadores suportassem apenas as pensões de velhice, invalidez e sobrevivência. Contudo, pretende-se que elas suportem também as prestações que o Estado garante aos cidadãos: subsídio de desemprego, abonos de família e rendimento social de inserção. Entendemos que estas últimas prestações deveriam ser suportadas unicamente pelo orçamento do Estado e não pelos trabalhadores. Tratam-se de prestações que se destinam a ocorrer a situações conjunturais, de cariz social e que envolve a sociedade como um todo. Seria lógico portanto, ser o País como um todo a suportar tais despesas e não apenas alguns, por sinal os sacrificados de sempre."

Britney Spears actúa durante la gala de los premios MTV en Las Vegas, EE. UU.
Danza. La bailaora Luisa Palacio durante la presentación de Seis de Bailes en la Bienal de Flamenco en Málaga.

quarta-feira, setembro 12, 2007

Pai Natal ou Avô Cantigas?

O Primeiro-ministro, sete ministros e 13 secretários de Estado estão hoje a distribuir cerca de dois mil computadores portáteis a professores e alunos em estabelecimentos de ensino de todo o país. Sócrates considera esta medida como “uma das mais emblemáticas do Plano Tecnológico”(cm)
El padre de todas las bombas. Imagen transmitida por la televisión rusa de las pruebas de la nueva bomba de vacío fabricada por ese país, que según los militares rusos, es la bomba no atómica más potente del mundo. Las bombas de vacío, también llamadas termobáricas (de calor y presión) o de combustión, dispersan en la zona del impacto un combustible pulverizado que se mezcla con el oxígeno de la atmósfera y, al ser detonado, incinera todo lo vivo, con el efecto añadido de una onda expansiva supersónica y una altísima presión. "Todo lo vivo se evapora literalmente. Tras esa explosión, la tierra recuerda más bien la superficie lunar, pero sin contaminación química o radiactiva", se ha comentado en la presentación de las imágenes.


Torres de luz. Homenaje de luz en Manhattan por el sexto aniversario de los atentados del 11-S. (20 minutos)



jason chue

terça-feira, setembro 11, 2007

Défice de 2006

Assisti ao último programa da Quadratura do Círculo.
Não compreendo as razões pelas quais tanto o Pacheco Pereira como Lobo Xavier dão como correctas as afirmações de Jorge Coelho relativas ao valor do Défice, que serve de primeiro, único, argumento de combate à oposição. Os 3,9% do PIB, o esforço das contas em dia, o caos antecedente, e por aí fora. Ora estes argumentos deveriam ser desmentidos, ao mesmo tempo que dever-se-ia denunciar a grande mentira e mistificação dos dados do Défice Público propagandeados por Teixeira dos Santos e Sócrates.
Na verdade o Défice real de 2006 não foi de 3,9% mas tão só de 5,3% do PIB se entrarmos em linha de conta com as receitas extraordinárias. Assim aos fictícios 3,9% haverá que juntar o valor em percentagem do PIB das receitas extraordinárias, a saber: antecipação de impostos sobre o tabaco (300 milhões), vendas de património (439 milhões), dividendos extraordinários e antecipados (REN-60 milhões), dividendos extraordinários (GALP-124 milhões, recuperações de créditos líquidas de adicionais da operação de titularização (1.198 milhões), o que dará, tudo somado 1,4% e assim para valor real do Défice, 5,3% do PIB.
Mas este já de si valor astronómico do Défice (superior ao de 5,2%, com receitas extraordinárias, de Bagão Feliz em 2004) foi obtido em situações muito diferentes das de 2004.
Se quisermos fazer o exercício de comparar o Défice de 2004, último ano de gestão PSD/CDS com o de 2006, haverá que acrescentar ao valor do Défice de 2006 as “outras receitas extraordinárias” como sejam o aumento de dois pontos percentuais do IVA (19% para 21%) e que traduz uma receita de 0,45% do PIB, o valor arrecadado com todos os outros aumentos de impostos que o governo de Sócrates impôs, as “receitas” provenientes dos aumentos das taxas moderadoras e de todos os outros Cortes Sociais, encerramento de maternidades, SAPs, etc que, estimando por baixo daria 0,5% do PIB e assim, tudo somado, encontraríamos para o Défice real de 2006, obtido em condições idênticas às de 2004, o valor astronómico de 6,72%.
A governação Sócrates tem sido um autêntico desastre nacional, a redução do Défice uma grande mentira, e a oposição de uma incompetência que faz dó.


Dueño espiritual. El Dalai Lama durante la conferencia El arte de la felicidad que ha pronunciado este lunes en el Palau Sant Jordi de Barcelona.
Tamara Rojo, primera bailarina del Royal Ballet de Londres, presenta en Madrid Cinco valses de Brahms al estilo de Isadora Duncan. (20 minutos)



ilkaa

roman vyborov

quarta-feira, setembro 05, 2007

OLHOS NOS OLHOS


No momento em que o PS pratica a governação mais à direita do pós 25 de Abril, no momento em que a sua política de um neoliberalismo cego, atrofia a economia nacional e agrava as condições de vida e sociais das populações, fazendo regredir de anos as condições sociais dos cidadãos, é o momento escolhido pelo Bloco de esquerda para uma aliança com o partido de Sócrates na Câmara de Lisboa. Como se torna evidente, esta aliança faz parte da estratégia do BE mais vasta, de procurar a todo o custo uma futura aliança eleitoral com o PS nas próximas eleições legislativas. Sá Fernandes junta-se assim a Saldanha Sanches, Miguel Júdice e a Maria José.
Com este comportamento político de luta do poder pelo poder, alheio a quaisquer princípios, coloca-se o BE ao nível ético dos restantes partidos da área do poder. Porque ninguém pensa e muito menos os bloquistas seguramente, que este PS de Sócrates estará disposto ou permitirá qualquer cedência às políticas anti sociais seguidas pelo governo. Torna-se assim transparente, que acima dos princípios que diz defender e dos interesses nacionais, o BE coloca como prioridade os seus mesquinhos interesses partidários igualando nesta prática as restantes forças partidárias. Poderá ter êxito na sua estratégia, alcançar o poder, fazer parte do governo com um ou dois ministros, possuir mais que os 26 assessores que hoje detém na Assembleia da Republica, mais dois ou três secretários de Estado, influência na colocação de boys das sua clientela partidária, mas em nada beneficiará os cidadãos do negro rumo da governação traçada e praticada por Sócrates e perderá certamente a inocência, a “pureza” ética com que até aqui vinha iludindo os cidadãos.

FALAR CLARO

Vivemos um tempo em que a estabilidade da economia só é possível à custa da instabilidade dos trabalhadores, em que a sustentabilidade das políticas sociais exige a vulnerabilidade crescente dos cidadãos em caso de acidente, doença ou desemprego. Esta discrepância entre as necessidades do "sistema" e a vida das pessoas nunca foi tão disfarçada por conceitos que ora desprezam o que os cidadãos sempre prezaram ou ora prezam o que a grande maioria dos cidadãos não tem condições de prezar. Entre os primeiros, cito emprego estável, pensão segura e assistência médica gratuita.De repente, o que antes era prezado é agora demonizado: a estabilidade no emprego torna-se rigidez das relações laborais; as pensões transformam-se na metáfora da falência do Estado; o serviço nacional de saúde deixa de ser um benefício justo para ser um custo insuportável.
(Boaventura de Sousa Santos na Visão, retirado do “citadino”)

E VIVA PARIS

van gogh


cézanne


gauguin


toulouse lautrec

segunda-feira, setembro 03, 2007

PORTUGAL UM PAÍS DE FUTURO

(título e imagem do "wehavekaosingarden.blogspot,com")
Marques Mendes antes de pedir a redução dos impostos deveria apresentar propostas concretas para a diminuição da Despesa Pública. É uma utopia pensar-se na redução dos impostos sem a redução simultânea da Despesa Pública. Só que a redução da Despesa nos sectores onde ela deverá prioritariamente ser reduzida implicaria o corte de privilégios a uma elite dirigente, a uma classe politica que de há longos anos não tem feito outra coisa senão ampliar e acumular esses mesmos privilégios (veja-se a aprovação na Assembleia da Republica com votos favoráveis do PSD do recrutamento de um assistente pessoal para cada um dos 230 deputados, isto para além dos assessores que já possuem, por exemplo o BE com 26 e os Verdes com 12). Enquanto isto assiste-se ao afunilamento da Democracia com acções legislativas que vão no único sentido da manutenção dos privilégios. Obriga-se a Democracia a passar por um buraco cada vez mais estreito a bem da classe politica dominante. A nova norma do Código Penal (aprovada por PS e PSD) obriga os jornalistas a não publicarem escutas mesmo que estas já se não encontrem em segredo de justiça. Tudo a bem do bom nome da classe política.

política espectáculo

Regressados das “merecidas” férias, eis os nossos políticos comediantes a encenarem os primeiros “quadros” da nova época dos seus cómicos e repetidos espectáculos. Na verdade, a politica portuguesa transformou-se num deprimente espectáculo. E os seus actores encontram-se cada vez mais sem graça.
A comunicação social está feliz, depois do caso Madie e dos tiros da noite no Norte, com que se entreteve no período de férias, vai agora assumir o seu papel de palco e megafone da nova época do espectáculo da política.
Com a taxa de desemprego cada vez maior (7,9% a maior dos países da EU), com a economia nacional mais frágil e pobre, com a maior desigualdade social de entre todos os países da EU, com a juventude portuguesa sem futuro e a emigrar para o estrangeiro, com os filhos dos trabalhadores a nascerem (uma vez mais, retrocedemos no tempo) nas ambulâncias, com o agravamento das condições sociais e de vida dos portugueses (33 jardins de infância encerram em Setembro), com os empresários portugueses a investirem no estrangeiro (saldo deficitário de investimento directo de 498 milhões de euros), com remédios mais caros e juros mais altos, os portugueses desesperam e anseiam por novas politicas e novos políticos. Políticos sérios que coloquem os interesses do País à frente dos seus interesses pessoais e partidários. Coisa que infelizmente se não vislumbra no actual espectro partidário.





El muro que separa a Israel de Cisjordania. El muro comenzó a construirse en 2002 durante el Gobierno del entonces primer ministro israelí, Ariel Sharón, para evitar la infiltración de terroristas suicidas palestinos. El Tribunal Internacional de Justicia de La Haya lo declaró ilegal en 2004.
Son muchas las frases escritas en español que se pueden encontrar en el muro. Esta barrera es una combinación de vallas electrificadas, bloques de hormigón de hasta nueve metros de altura y torres de vigilancia. (20 minutos)

De armas tomar. Moira Cameron (c), que se ha convertido en la primera mujer alabardera en la historia de la Torre de Londres, sonríe mientras posa junto a sus compañeros. (20 minutos)