quinta-feira, novembro 30, 2006

PLANO TECNOLÓGICO DE SÓCRATES EM ACÇÃO



novos equipamentos para os WCs do Palácio de S. Bento no âmbito do Plano Tecnológico

o barómetro

As sondagens encomendadas pela TSF e DN à Marktest, o “barómetro” como lhe chamam, vêem-se revelando como autênticos meios de propaganda e manipulação da opinião pública. Agora não lhes basta propagandearem em cada mês que passa a “popularidade” do governo, nos “barómetros”, com resultados sempre favoráveis. Ultimamente aliás, sucedem-se “barómetros” a torto e a direito. Antes sobre o aborto, ontem mesmo sobre as transferências de verbas para a Madeira.
Questionado o presidente da região sobre o assunto declarou que tais sondagens fabricadas pela Marktest não lhe mereciam qualquer crédito. Tem toda a razão Alberto João Jardim. Quando, em vésperas de eleições presidenciais, esta mesma empresa de sondagens, colocou Mário Soares à frente de Manuel Alegre com 6 pontos percentuais, na verdade pouco mais haverá a acrescentar quanto à sua “credibilidade”.



Jessica Guitard displays women's underwear for sale at the Liberal convention in Montreal, November 29, 2006. The Liberal Party will elect a new leader later this week. (reuters)

Arte mortuorio. Féretros pintados se exhiben en el taller de Alfred Opiolka, en Wertach, unos 150 km. al sur de Munich. La gente tolera mejor los funerales cuando los ataúdes están pintados, según Opiolka. (20 minutos)
francois benveniste

quarta-feira, novembro 29, 2006

outras sodagens


A maioria dos portugueses considera que os sindicatos da Função Pública tiveram razões para organizar uma greve geral nos passados dias 9 e 10 de Novembro. Face às reformas introduzidas pelo Governo na Administração Pública, em particular a mobilidade e as carreiras dos funcionários, uma sondagem CM/Aximage, realizada entre os dias 15 e 17 de Novembro, revela que 59,9 por cento dos inquiridos apoia a decisão dos sindicatos.
Do universo de inquiridos, apenas 29,2 por cento considerou que os sindicatos não tinham motivos para avançar com a greve geral. (cm)

Valha-nos não ser apenas a Marktest ( empresa de sondagens exclusiva para o Diário de Notícias e a TSF)a fazer sondagens em Portugal.

pois,pois...


A riqueza produzida nas economias mais desenvolvidas tem vindo a crescer de forma sustentada ao longo dos anos, atingindo níveis nunca antes vistos. Este crescimento reflecte o aumento da produtividade, a inovação tecnológica e a extensão das trocas comerciais.
No entanto, a colheita dessa riqueza tem beneficiado, sobretudo, os detentores do capital, enquanto o bolso da grande maioria - que vende a sua mão-de- -obra - está cada vez mais leve.Dados compilados pela Comissão Europeia revelam que a parcela de riqueza que é destinada aos salários é actualmente a mais baixa desde, pelo menos, 1960 (o primeiro ano com dados conhecidos). Em contrapartida, a riqueza que se traduz em lucros, que remuneram os detentores do capital, é cada vez mais alta. (dn)


contrastes

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) acusa a EDP de prestar um mau serviço à indústria nacional por não garantir o fornecimento de energia sempre que se verificam más condições meteorológicas. A electricidade para a indústria, diz a AEP, é "não só cara, mas de má qualidade".
A EDP vai investir cerca 1,04 mil milhões de euros entre 2007 e 2010 em novos projectos de produção de electricidade no Brasil, anunciou ontem o presidente executivo da EDP.
Os lucros da Caixa Geral de Depósitos (CGD) subiram 31% nos primeiros nove meses deste ano, face a igual período de 2005, para 555,2 milhões de euros, revelou, ontem, a instituição financeira estatal. Resultados que, antes de impostos, atingiram 733,3 milhões de euros, mais 32% que em Setembro do ano anterior. (jn)

Trío literario. Los escritores José Saramago, Elena Poniatowska y Tomás Eloy Martínez durante una conferencia en la Feria Internacional del Libro de Guadalajara, México. (20minutos)
velhos tempos, velhos vinhos

albert Im

terça-feira, novembro 28, 2006

12:33 (rcc)
RETRATOS DO DESCANSO EM LISBOA; PORTUGAL

Na Praça do Império, Belém, depois de uma festa no Palácio Presidencial


tàpies
velhos tempos, velhos vinhos

segunda-feira, novembro 27, 2006

mais Autoridades


Entende o governo, ser indispensável criar mais alguns órgãos da Administração Pública, com a incumbência de estudar as vias de comunicação, o tráfego e os transportes das regiões metropolitanas. Já têm nome, serão Autoridades.
Tais órgãos, nomeados pelo governo, não dependem da hierarquia das regiões metropolitanas, mas do governo central. As propostas das novas Autoridades e do governo irão prevalecer assim, às propostas dos órgãos municipais eleitos em cada município de que se componha cada região.

Para um governo que se diz regionalista não está nada mal. Centraliza-se em vez de se descentralizar. Nas palavras, dão-se vivas ao regionalismo, na prática centraliza-se tudo o que vier à mão.

Quanto ao aumento das despesas públicas com a criação dos novos organismos é coisa menor que não entra nas preocupações do governo.

As várias equipas técnicas dos vários municípios das Juntas metropolitanas, têm vindo de há muito a dialogar entre si, com conhecimento profundo dos problemas dos transportes e tráfego das suas regiões e das soluções mais adequadas. Têm seguramente para o governo, o senão de não dependerem directamente dos ministérios. E essa coisa torna-se imperdoável.

mudamse os tempos...


Parece estar a acabar-se o grande foguetório do governo. Depois do grande foguetório dos PRACES, SIMPLEX, Planos Tecnológicos, etc vê-se agora sócrateso forçado a virar-se para coisas mais pequenas. Promete-se a conclusão do IC16 e a terceira faixa no restante traçado do IC 19.
A circular externa metropolitana da área de Lisboa, a IC16, vai agora ter portagens. Longe vão os tempos dos protestos do partido socialista quanto à taxagem da CREL. Mudam-se os tempos (tempos de governo / tempos de oposição) mudam-se as vontades.

América Latina

Hugo Chávez, em campanha eleitoral em Caracas (eleições a 3 de Dezembro)

Rafael Correa, candidato de esquerda, vencedor nas eleições do Equador (29 minutos)
O Papa a caminho da Turquia








domingo, novembro 26, 2006

mário cesariny



sábado, novembro 25, 2006



reg butler

sexta-feira, novembro 24, 2006

Manipulação e intoxicação públicas


Todos os meses, a empresa de sondagens Marktest, dirigida por um antigo dirigente da UGT e destacado militante do PS, por encomenda do DN e TSF, órgãos da comunicação social mais do que simpatizantes do partido do governo, apresenta umas sondagens relativas à popularidade do governo, da oposição e dos líderes partidários.

Nestes últimos meses, a Marktest tem vindo a conseguir uma proeza de vulto ao colocar o PS e Sócrates à frente das sondagens quando tudo indicaria o contrário.

De facto, como os portugueses não são zombies nem masoquistas, será difícil dar crédito a tais resultados mas, se nos lembrarmos que esta empresa realizou uma sondagem dois ou três dias antes das últimas eleições presidenciais e nela colocava Mário Soares afrente de Manuel Alegre com uma diferença de 6%, compreendemos afinal, tratar-se tão só, de uma manipulação de resultados. Provavelmente as pessoas inquiridas são retiradas dos cadernos de militantes do PS. Só assim se compreendem tais resultados.

Não temos dúvidas de que se trata de uma manipulação e manobra de intoxicação da opinião pública. Só não compreendemos a razão porque o PSD não encomenda ele próprio uma outra sondagem e passivamente, se mantenha aprisionado a esta infame manipulação.

Foto do dia

"não me tirem o emprego", Bruxelas (reuters)
menez

recuo do governo

O Governo alargou ontem à GNR “o direito de passagem à reforma sem redução da pensão”. A PSP ficou de fora e promete luta.
noiva búlgara (20minutos)
kristine brailey

quinta-feira, novembro 23, 2006

o estatuto da carreira docente


O governou aprovou hoje em conselho de ministros o novo estatuto da carreira docente. Uma das alterações nele contidas, limita os lugares de topo da carreira dos professores. Ao mesmo tempo cria uma nova classe de “administradores das escolas” seleccionados de professores que até aí leccionavam e que deixam de o fazer precisamente para se ocuparem das tarefas burocráticas das escolas.

O estatuto prevê assim duas classes de docentes: os que ensinam e os que não ensinam. Os primeiros mais mal pagos e sem acesso aos lugares de topo, os segundos, mais bem pagos e com acesso ao topo da carreira.

Instalada a divisão administrativa é licito questionar se será correcto um professor com capacidades de leccionar fora de comum, com uma vocação que se cumpre ensinando e que não quer desistir de o fazer porque aí reside a sua vocação, ver coarctada a possibilidade de alcançar os lugares mais altos da sua carreira.

Este estatuto, em vez de premiar os professores que ensinam melhor, acaba por premiar os “professores” que gostam de tarefas burocráticas e não gostam de leccionar. È um contra-senso.

Os argumentos a que o governo recorre para justificar tal aberração são falaciosos e sem sentido. O governo, se fosse politicamente sério, diria simplesmente que tal medida surge apenas como o expediente que lhe pareceu mais aceitável para reduzir a massa salarial dos docentes e diminuir assim as Despesas do Estado. Expediente por expediente, haveria seguramente outros que não se tornariam tão gravosos para a Educação quanto este. Retirar os bons professores das turmas e dos alunos e colocá-los em tarefas burocráticas é seguramente prejudicial às escolas e à Educação.

os tais sinais...


O fabricante norte-americano de alumínio Alcoa anunciou na quarta-feira que pretende fechar a unidade fabril da AFL, no Seixal, e transferir a sua produção para uma unidade na Hungria. (cm)
(Serão estes os sinais, tão badalados pelo senhor feliz e pelo senhor contente, por sócrates e teixeira dos santos, relativos à melhoria da economia nacional?)

é sempre a abrir...



A concessionária de auto-estradas Brisa tomou como referência para o aumento das portagens para 2007 um valor de inflação (três por cento) que não corresponde ao último valor revelado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A diferença entre três por cento (relativo ao mês de Setembro) e os 2,7 por cento revelados para Outubro representa um aumento de 0,3 pontos percentuais para os utilizadores e um encaixe de 1,5 milhões de euros para a Brisa. (cm)
Gaza
Palestinians clean a money exchange shop after witnesses said it was hit by an Israeli missile in Gaza November 23, 2006. (reuters)

Foto do dia


Bomberos contra policías. Un grupo de bomberos se enfrenta a los antidisturbios durante una manifestación en París. Los bomberos protestaban en demanda de mejores condiciones salariales. (20 minutos)

ou comem todos...

As associações sindicais da GNR e PSP exigem o mesmo regime de reformas aplicado aos militares. Polícias e guardas reclamam a possibilidade de se aposentarem com a reforma completa, se tiverem atingido, em 31 de Dezembro de 2005, os vinte anos de serviço.(cm)

júlio pomar
jean bernard

quarta-feira, novembro 22, 2006

lucros a qualquer preço


Um sector dos Correios entrou há dias em greve. Alegam os trabalhadores que a Administração pretende substituí-los entregando as tarefas que até aqui desempenhavam a empresas externas.

Na verdade, as Administrações dos Correios, sempre nomeadas politicamente pelos governos, têm vindo nos últimos anos a recorrer a trabalhadores externos, mesmo na distribuição do correio. Poupam alguns dinheiros seguramente mas pioram e degradam o serviço que prestam aos seus clientes.

De carteiros profissionalizados passámos a ter curiosos, a trabalhadores temporários, pagos a recibo verde por mini empresas de “vão de escada”. Seria bom que as Administrações dos Correios divulgassem a percentagem do correio extraviado e o seu tempo de demora, comparado com as percentagens de há uma ou duas décadas atrás.
Naturalmente que a distribuição do correio só deveria ser entregue a trabalhadores que assegurassem idoneidade e merecessem confiança. Mas a corrida ao menor custo a qualquer preço, entrou ultimamente nas estratégias dos “nossos” gestores. A sua preocupação maior não é o servir melhor os clientes, mas procurar sempre os mais baixos custos de produção. Nesta ânsia, neste frenesim pelas maiores receitas, estão a converter as estações de correios em “lojas de conveniência”, onde se vende tudo, desde vinhos a cartões de sócio do Benfica, numa completa descaracterização das estações.

A Portugal Telecom, mesmo antes do senhor Belmiro ou a EDP estão a praticar a mesma politica de gestão, sempre com o agravamento das condições de serviço prestado ao cidadão. É uma gestão que está na moda, que faz escola, e que coloca os clientes no último escalão das preocupações da empresa.

PLANO TECNOLÓGICO DE SÓCRATES EM ACÇÃO

Foto do dia

'Retrato en negativo del Caudillo', trabalho de Julián Pacheco em exposição na Universidad de Valencia

mais função pública

mais uma nova Agência
O ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, manifestou-se hoje convicto de que dentro de três anos o ensino superior estará todo avaliado e com cursos acreditados pela nova agência de garantia de qualidade que inicia funções em 2007.

mas onde é que ele se meteu?


O líder parlamentar do CDS-PP justificou o adiamento das jornadas parlamentares do partido com a impossibilidade do presidente José Ribeiro e Castro estar presente este fim-de-semana em Viseu.

equidade à sócrates


Os militares que reuniam condições de passagem à reserva em 31 de Dezembro de 2005 vão receber a pensão por inteiro, ao contrário do previsto para a PSP, GNR e Função Pública.
chinilustrante
niko guido

terça-feira, novembro 21, 2006

os custos da corrupção

Mais de 38% do valor das empreitadas adjudicadas no ano passado por três das principais empresas públicas foi entregue sem concurso público, o que corresponde a mais de 200 milhões de euros. (dn)

(rcc) 12:21
RETRATOS DO DESCANSO EM PORTUGAL
dormindo junto às abóboras

politicos fora das feiras



A Federação Portuguesa de Associações de Feirantes (FPAF) anunciou ontem que vai impedir a entrada de políticos nas feiras, durante as campanhas eleitorais, caso o Governo não atenda as suas reivindicações.

os custos da corrupção

Se a Administração Pública portuguesa tivesse uma gestão mais eficiente e mais transparente nas compras e adjudicações de obras, poderia poupar até 4% do (PIB) produto interno bruto.
Palavras do presidente do Instituto de Administração Pública (INA).

a grande conselheira

Manuela Ferreira Leite, ex-ministra das Finanças, não tem dúvidas de que se Cavaco Silva decidisse ir à televisão criticar o Governo de José Sócrates a oposição ficava sem espaço de manobra. Mais: “Matava a maioria dos líderes da oposição.” No programa da Rádio Renascença ‘Falar Claro’, Ferreira Leite sublinha que “ninguém se pode espantar” ou ficar “desiludido” com as palavras do chefe de Estado à SIC. “Porque o presidente pode ser tudo menos oposição”, sintetiza a conselheira de Estado. (cm)

jeremy lipking
júlio rezende

segunda-feira, novembro 20, 2006

incoerências


No orçamento para 2007, a verba para Educação, ensino básico, secundário e superior sofreram cortes superiores a 6%. A paixão do PS pela Educação, pelos vistos esfumou-se em pouco tempo. Agora, virou-se para a Investigação Científica e Planos Tecnológicos. Como uma coisa pode evoluir sem a outra é que ninguém sabe. Mas que importância dar a este facto quando, o que importa, é tirar partido mediático da divulgação das medidas? Mesmo que elas se esfumem no tempo como bolas de sabão.

presidentes


A despesa pública anual com o pagamento da subvenção mensal vitalícia e a manutenção do gabinete de cada um dos três ex-presidentes da República ascende a 407 333 euros, em 2007. Deste total, 240 423 euros dizem respeito à pensão anual vitalícia, prevista na Lei n.º 26, de 31 de Julho de 1984. Por mês, Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio recebem, durante 14 meses, uma subvenção no valor de 5724 euros, montante que representa 80 por cento do ordenado mensal do Presidente da República. (cm)

Usufruem ainda dos seguintes privilégios:
-automóvel com condutor e combustível”;
- “um gabinete de trabalho, com telefone, uma secretária e um assessor da sua confiança”;
-ajudas de custo, sempre que há deslocação oficial fora da área da residência;
-segurança 24 horas por dia;
mixtur
sofia loren. Calendário Pirelli (20minutos)