quinta-feira, fevereiro 28, 2008

O mito das "reformas"


Em Portugal, vive-se hoje, uma certa anestesia ideológica, não merecendo a análise e a discussão ideológica qualquer atenção. As discussões politicas e ideológicas resumem-se à afirmação de slogans e pouco mais. Uns afirmam-se de esquerda, outros de direita e por aqui começam e acabam as discussões politicas dos nossos média e dos nossos políticos. Todos, no entanto, dão como certo “a necessidade de reformas” do Estado. A “esquerda” pela mão do seu governo PS avança com as ditas e a direita aplaude. Unidos neste desígnio, que tanto um como outros, consideram nacional.

Olhando agora para as “reformas” que estão em marcha e para aquelas que se encontram em carteira, verifica-se que todas elas possuem um traço comum - uma lógica economicista, o desmembramento do sector público, a aversão às politicas publicas, a redução da participação do Estado em politicas sociais, a mercantilização dos serviços essenciais - reduzindo os problemas sociais a uma questão técnica de gestão.
Afirmam os seus defensores que sem tais “reformas” o País corre o risco de não acompanhar a Europa e a nova “ordem mundial”. Do ponto de vista ideológico, argumentam para a opinião pública que a crise é determinada pelo corporativismo e ineficiência do Estado e que, portanto, a saída se dará através da progressiva privatização, ficando o Estado responsável, quando muito, pelas acções sociais básicas.
E o povo, meio incrédulo, desconfiado mas cilindrado pelo coro uníssono dos políticos, empresários e comentadores, diariamente repetido, lá vai suportando sem grandes clamores, a nova carga que colocaram em seus ombros.

Estas “reformas” não são mais do que a concretização das mais que velhas aspirações do modo de desenvolvimento capitalista na sua faceta mais anárquica e selvagem e que ideologicamente dá pelo nome de neoliberalismo. O neoliberalismo que tardiamente enamorou os nossos políticos-empresários ou empresários-politicos (tal o modo frequente com que trocam de posição) e chegou ao nosso País quando já demonstrou por essa Europa fora o seu rotundo falhanço.
Estas “reformas” neoliberais são apresentadas como progressistas, e de acção - que têm a história do seu lado, que estão com o processo de globalização, da internacionalização da economia, contudo em realidade, ao contrário, acabam por mostrar a sua face de clara reacção. Reacção aos direitos sociais, à participação do Estado em políticas sociais, o que implica regressão da esfera pública numa época de aumento das desigualdade existentes encontrando-se inequivocamente contrárias ao espírito e à filosofia da Constituição Portuguesa.
Não são reformas, são contra-reformas, que representam um retrocesso Social e Politico e que deverão merecer o repúdio de todos os verdadeiros sociais-democratas deste País.


crise, qual crise?


Os resultados líquidos consolidados da Brisa subiram 55,3% em 2007, para os 259,4 milhões de euros, tendo beneficiado de uma vantagem fiscal de 106 milhões de euros. Os analistas apontavam para lucros de 267,46 milhões de euros.
Os resultados da Brisa atingiram os 259,4 milhões de euros em 2007, contra 167 milhões de euros em 2006, beneficiados pelo impacto dos 106 milhões de euros da operação de titularização de receitas futuras, que a empresa levou a cabo no final de 2007, que resultou numa vantagem fiscal de 31,7 milhões de euros. Ou seja, a titularização, que serviu para refinanciar a dívida de curto prazo, teve um efeito fiscal positivo. (jnegocios)
Emergencia en Gaza. Un equipo médico atiende a un niño herido por un ataque aéreo israelí al norte de la franja de Gaza. Tras el ataque, en el que murieron diez personas, militantes de Hamás lanzaron un misil a territorio israelí, matando a un hombre.

El candidato del PP a la Presidencia del Gobierno, Mariano Rajoy, junto a miembros de agrupación musical Padre Antieta, durante un acto electoral en Santa Cruz de Tenerife.
La artista alemana Rebecca Thomas sentada en su obra Penthesilea, concebida como "una muralla de arte vivo", en la exposición Arte Justo en Karlsruhe, Alemania.
Surrealismo en el Guggenheim. El Museo Guggenheim de Bilbao ha presentado "Cosas del Surrealismo", que explora por medio de unos 250 objetos provenientes de colecciones públicas y privadas de todo el mundo, la influencia de este movimiento en el mundo del diseño.

Sarah Jessica Parker vuelve a la gran pantalla con la serie que le ha dado la fama, 'Sexo en Nueva York'. (20 minutos)

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

crise, qual crise?


2005 - A banca portuguesa viu os seus lucros crescerem 30% em 2005, face ao ano anterior, de acordo com os dados oficiais do sector, disponibilizados pela Associação Portuguesa de Bancos (APB), no seu boletim informativo. (dn)

2006 - Os quatro maiores bancos privados portugueses registaram em 2006 um crescimento médio de lucros de 30,5% face a 2005.

2007 - Os quatro maiores bancos privados a operar em Portugal registaram um crescimento médio dos lucros em 2007 de 37% face a 2006. A soma dos resultados líquidos das instituições financeiras ascende a 1,6 mil milhões de euros.

O peso do Estado


As deslocações ao estrangeiro dos 12 deputados mais viajados, em serviço pela Assembleia da República, implicaram, em 2007, uma despesa de quase 351 mil euros, montante que representa 11 por cento de um total de 3,1 milhões de euros orçamentados para viagens e estadas no ano passado.

No ano passado, os 12 deputados mais viajados realizaram um total de 112 deslocações ao estrangeiro, a fim de participarem nas assembleias parlamentares da União da Europa Ocidental (UEO), do Conselho da Europa (CE) e da NATO, organismos dos quais Portugal é membro. E essas deslocações abrangeram países na Europa, África, Ásia e América do Norte.

Com o transporte e o alojamento das 112 viagens ao estrangeiro, foram gastos cerca de 351 mil euros, dos quais mais de 256 mil euros dizem respeito a despesas com transportes. Ao orçamento global de 3,1 milhões de euros para viagens acresceu ainda uma verba de quase 500 mil euros em ajudas de custo para os deputados.

O orçamento da Assembleia da República para 2008 prevê uma despesa de 3,4 milhões de euros com as viagens e estadas dos deputados, em deslocações dentro e fora do País ao serviço do Parlamento.Com a previsão desta verba para 2008, o montante orçamentado acaba por representar um aumento de 15,4 por cento face aos 2,9 milhões de euros inicialmente previstos para 2007. (cm)

FOTOS DO DIA





Semillero del mundo. Infografía de la Bóveda Global de Semillas de Svalbard, en la isla de Longyearbyen, Noruega. Unos 100 millones de simientes procedentes de un centenar de países de todo el mundo han sido depositadas aquí conservar las especies vegetales en caso de desastre natural. (20 minutos)


eugenio recuenco

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Sócrates e as "reformas"


Num país democrático, será condição necessária para o êxito de implantação de “reformas” aos serviços da Administração do Estado, o esclarecimento, o diálogo, com os profissionais do sector da aplicação da reforma, de modo a chegar-se a um compromisso entre as partes. Porque se entende e bem, que será imprescindível o apoio maioritário dos trabalhadores para o sucesso de qualquer reforma. A vivência democrática será isso mesmo – o permanente diálogo social.

Esta, uma das razões porque em Democracia as forças profissionais se encontra legalmente organizadas. Só em regimes totalitários as reformas promulgadas não são discutidas com os profissionais do sector. Aqui, a força obrigará os trabalhadores ao seu cumprimento.

O modo como este governo pretende implantar as “reformas” da Educação, pela força e não pela razão e diálogo, irá seguramente condená-las ao fracasso. Sem a força dos regimes totalitários, (ainda que se recorra a processos de intimidação usuais em regimes não democráticos como foi o caso da identificação pela policia dos professores que falaram para a comunicação social recentemente no Porto), não será possível levar por diante um qualquer processo de reforma contrária à vontade da esmagadora maioria dos profissionais como é agora o caso dos professores.
O governo de Sócrates, governo de um País com uma Constituição Democrática, pretende o impossível – governar e aplicar reformas do mesmo modo e usando iguais métodos dos regimes totalitários. É uma contradição impossível de ultrapassar, que só a pobreza ideológica de Sócrates não vê.
Por mais Prós e Contras ou por mais entrevistas dadas pela ministra da Educação, cada vez é mais óbvio o fracasso desta politica do “quero, posso e mando”.



Bagdad
Diablo Cody besa su Oscar al mejor guión por Juno.

La actriz Katherine Heigl presenta el Oscar al mejor maquillaje. (20 minutos)

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Teixeira dos Santos e os números do seu contentamento


Não coube em si de contente o ministro das Finanças, quando há dias anunciou um grande feito na gestão pública. Afirmou Teixeira dos Santos que o Estado já perdeu 39.373 funcionários públicos e que “não vê razão para não acreditar que não poderemos atingir os 75.000 nos próximos dois anos”.
Pretende o ministro demonstrar perante os cidadãos, a sua maior eficácia na gestão da Administração Pública e na diminuição da despesa da massa salarial da Função Pública. Considerando que é comum considerar-se possuir a Administração Pública funcionários a mais, com esta “redução” procura o ministro colher os devidos louros.
Deixando de lado a questão sobre se o País possui ou não funcionários a mais, anotando apenas que para os parcos e péssimos serviços prestados pela Administração Pública haverá seguramente funcionários a mais, as contas do senhor ministro não parecem bater certo.
Recordemos a propósito do número de funcionários o que repetidamente temos questionado nas páginas deste blog. Se a Função Pública possuía 600.000 funcionários em 1995 e em 2001 esse número se elevou para 720.000, é bem verdade que a este aumento de cerca de 20% funcionários não correspondeu uma melhoria da mesma ordem de grandeza na qualidade e eficácia da Administração Pública. Ao contrário, a Justiça, a Saúde, a Educação, a Segurança e a generalidade dos serviços prestados pelo Estado ficaram piores e mais caros. O único efeito deste aumento do número de funcionários traduziu-se apenas no agravamento da despesa Pública na ordem dos 3% do PIB. Ónus, que desde 2001, ano após ano, se reflecte nas contas do Estado.
Voltemos então às contas do ministro. O Estado, fazendo fé nas suas palavras, terá perdido 39.373 funcionários públicos nos últimos dois anos. E adianta, 1642 é o total do número de funcionários que se encontram no programa de mobilidade especial; destes, 1281 a aguardar novas funções, 87 com funções reiniciadas, 67 com funções cessadas (aposentação ou morte) e 207 em situação de licença. Ora se o Estado perdeu 39.373 funcionários e apenas 1281 se encontram no programa de mobilidade especial e não sendo crível que em dois anos se aposentaram ou faleceram os restantes 38.092, por onde andará esse excedente de cerca de três dezenas de milhar de funcionários? Uma questão que deveria ter sido colocada pelos nossos mé(r)dia não fossem eles tão prontos a propagandear, palavra por palavra, o vomitado do ministro.

Acontece que com a “reforma” da Administração do Estado, com o PRACE, muitas Direcções Gerais do funcionalismo público deram lugar a novos órgãos do Estado, agora com estatutos e vínculos laborais autónomos e distintos dos da Função Pública. Por exemplo, a antiga Direcção Geral de Viação deu origem a três novos órgãos. O Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres, o Instituto de Infra-estruturas Rodoviárias e a Autoridade de Segurança Rodoviária. Os funcionários da DGV deixaram assim de ser funcionários públicos para serem assalariados de “empresas semi-privadas” com estatutos diferentes do funcionalismo público. De uma penada, o ministro viu-se livre de uns tantos milhares de funcionários públicos que de pronto irá abater à listagem do número de funcionários do Estado. E o que aconteceu com a DGV vem acontecendo com outras Direcções Gerais. Não será assim portanto difícil ao ministro chegar a 2009 cumprindo com o seu grande “feito”de redução de funcionários públicos. Claro que a Despesa para o Estado com os salários destes funcionários não diminuiu nem diminuirá, mas isso, que importância tem?



Carla Bruni, no seu primeiro acto como primeira dama de França
Daniel Day-Lewis (L-R), best actor winner for "There Will Be Blood" , Tilda Swinton, best supporting actress for "Michael Clayton", Marion Cotillard, best actress for "La Vie en Rose" and Javier Bardem, best supporting actor for "No Country for Old Men", pose with their Oscars backstage at the 80th annual Academy Awards in Hollywood February 24, 2008. (reuters)



sexta-feira, fevereiro 22, 2008

SEDES


Afinal, não são só os militares que publicamente se interrogam sobre o “mal-estar” existente no País. Agora foi a SEDES. Claro que a classe política tenta desvalorizar tais intervenções da sociedade civil. De algum modo, pressente o perigo e a ameaça ao mundo dos privilégios que ao longo dos anos soube criar e usufruir.

“Sente-se hoje na sociedade portuguesa um mal-estar difuso, que alastra e mina a confiança essencial à coesão nacional.

Outro factor de degradação da qualidade da vida política é o resultado da combinação de alguma comunicação social sensacionalista com uma justiça ineficaz. E a sensação de que a justiça também funciona por vezes subordinada a agendas políticas

E é também preocupante assistir à tentacular expansão da influência partidária – quer na ocupação do Estado, quer na articulação com interesses da economia privada – muito para além do que deve ser o seu espaço natural.

Estas tendências são factores de empobrecimento do regime político e da qualidade da vida cívica. O que, em última instância, não deixará de se reflectir na qualidade de vida dos portugueses.

Outro factor de degradação da qualidade da vida política é o resultado da combinação de alguma comunicação social sensacionalista com uma justiça ineficaz. E a sensação de que a justiça também funciona por vezes subordinada a agendas políticas.

A criminalidade violenta progride e cresce o sentimento de insegurança entre os cidadãos. Mas a crescente ousadia dos criminosos transmite o sentimento de que a impune experimentação vai consolidando saber e experiência na escala da violência.
O mal-estar e a degradação da confiança, a espiral descendente em que o regime parece ter mergulhado, têm como consequência inevitável o seu bloqueamento. E se essa espiral descendente continuar, emergirá, mais cedo ou mais tarde, uma crise social de contornos difíceis de prever”.

A SEDES fala em “regime”, eu não diria tanto, ficar-me-ia pelo “sistema” político sábia e perfidamente elaborado por estes políticos menores, pequeno burgueses, que se apropriaram do poder no pós 25 de Abril.

Os números do contentamento


O indicador de clima económico diminuiu ligeiramente no quarto trimestre e em Janeiro de 2008, atingindo neste mês o valor mais baixo dos últimos dez meses.

O índice de volume de negócios na indústria apresentou em Dezembro uma forte desaceleração, de 4,8% para 1,1%.

O saldo das opiniões dos empresários na indústria transformadora sobre a procura global diminuiu fortemente em Janeiro.

Em termos mensais, em Dezembro ter-se-á registado uma desaceleração das exportações e uma aceleração das importações em termos nominais.

Em Janeiro a inflação mensal foi de 2,9%, mais 0,2 pontos percentuais do que em Dezembro, retomando o movimento ascendente iniciado em Outubro.

Dados do INE, (Síntese Económica de Conjuntura -Janeiro 2008)

Oásis sócretino

O endividamento das famílias portugueses aumentou 10,7 por cento no ano passado, para 127.282 milhões de euros, tendo em conta os empréstimos bancários concedidos pelos bancos para habitação, consumo e outros fins.

Lá se vão os anéis...


O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, anunciou ontem que pretende alienar património no valor de 165 milhões nos próximos três anos. A autarquia, segundo avançou Costa em entrevista à RTP, já reuniu um conjunto de imóveis que irá propor para construção de “hotéis de charme” e uma “bolsa de lotes” para grandes empresas que queiram regressar a Lisboa para construírem os seus escritórios. (cm)

Enquanto houver património para vender a coisa vai-se resolvendo. Quando já não houver anéis nos dedos para vender, bem, quem vier a seguir que se amanhe!

sem comentários


FIDEL



quinta-feira, fevereiro 21, 2008

País louco

( imagem wehavekaosingarden)
Algo corre mal neste País, e os três episódios, num único dia, que aconteceram ontem, revelam, demonstram bem, o estado obscuro, estranho, surrealista e alienado em que vivemos e a que chegámos.

Foi ontem divulgado que as discotecas, para fugirem à nova Lei do tabaco, irão mudar de nome, agora para “associações recreativas”, para assim fugirem à dita Lei. É que as associações recreativas admitem a permissão de fumar nas suas instalações.

O autarca Zé, o do Bloco, anunciou à comunicação social, também ontem, que a Câmara de Lisboa irá fugir ao chumbo do Tribunal de Contas, conseguindo por outros caminhos o empréstimo que deseja.

Cavaco Silva, ontem ainda, anuncia ao mundo, os malefícios do novo diploma sobre Carreiras, Vínculos e Remunerações dos funcionários públicos, “o decreto continua a consagrar soluções que, por pouco claras e transparentes, podem criar dificuldades de percepção por parte dos respectivos destinatários, potenciando situações de conflitualidade no seio da Administração Pública", e as dúvidas que esta legislação lhe merece “subsistem dúvidas quanto à remissão para simples portaria da regulação de matérias de carácter inovatório e ainda quanto à preferência concedida a pessoas colectivas na celebração de contratos de prestação de serviços, o que pode implicar uma excessiva e injustificada dependência da Administração Pública relativamente a grandes empresas privadas", contudo, para não dever obstar à entrada em vigor de um quadro legal que o Governo considera da maior importância para a necessária reforma da Administração Pública Portuguesa” o Presidente decide-se pela promulgação.

Tudo isto num só dia!

"Gracias, Alemania", es lo que dice en este letrero pintado en un muro de la localidad kosovar de Gnjilane. Alemania es uno de los países que ha reconocido la independencia de Kosovo; España no lo ha hecho. (20 minutos)


La reina Margarita II de Dinamarca durante su visita al Museo Nacional de San Carlos en la Ciudad de México, en donde inauguró la exposición 56°N 10°E. Arte Contemporáneo de Dinamarca, en el marco de su viaje oficial de cinco días a ese país.


paulo sutch

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Uma geração politica rasca


Por fraqueza, muitas vezes, os mais fracos “falam grosso” na presença dos seus chefes. Por fraqueza ou por uma incontrolável vontade de agradar ao chefe, é comum assistirmos a estes exercícios de adulação na política.
O jovem presidente da Câmara de Alvaiázere, no último sábado, na presença de Filipe Menezes, em jantar de acção política naquela vila, referiu-se a Sócrates afirmando «António Oliveira Salazar era um aprendiz de ditador ao pé de José Sócrates».
Naturalmente que há exageros na comparação, os momentos históricos do salazarismo e do sócretismo são inequivocamente distintos e não podem ser comparáveis seguramente. Contudo sob a capa de uma democracia formal, não deixa de ser assustador os avanços de um certo “totalitarismo democrático” que Sócrates advoga e apadrinha. Avanços que se tornam visíveis e se concretizam na promulgação legislativa.
O recente diploma sobre carreiras e vínculos da Função Pública são disso um exemplo. Sob a capa da modernidade, esconde-se nele um inequívoco “totalitarismo” partidário, numa nova concepção da Administração do Estado, que agora se pretende totalmente dependente dos partidos e não do Estado. O funcionário público passa a ser um agente do governo e não do Estado. A independência política da Administração Pública deixa definitivamente de existir e passa a ser substituída pela dependência partidária governamental.
Neste sentido, tem razão no que afirma o presidente da Câmara de Alvaiázere; por outras razões, a legislação relativa à Administração Pública do tempo de Salazar, colocava-a ao serviço do Estado, e assim, indubitavelmente mais democrata que esta agora parida pelos políticos desta segunda geração do 25 de Abril.
Máscaras. Manifestantes en Quezon, en la periferia de Manila, durante una protesta contra los ejercicios militares conjuntos que se disponen a desarrollar durante las próximas semanas los ejércitos estadounidense y filipino.
Escultura de J. Seward Johnson, el despertar, en Haines Point, a orillas del río Potomac en Washington D.C. La escultura de aluminio de cinco piezas será trasladada al condado de Prince George en el estado de Maryland.

Nicole Kidman en el estreno en Tokio de La brújula dorada. (20 minutos)

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Kosovo, a independência dependente


a economia e os balões


O ministro das Finanças afirmou que quer a economia a crescer não como um foguete que “sobe e cai de imediato”, mas mais “ao estilo dos balões de São João que ficam lá em cima mais tempo”. (cm)

Tanzanian women wear outfits bearing the image of U.S. President George W. Bush during his arrival ceremony at the State House in Dar es Salaam February 17, 2008.
A lantern featuring an Orthodox church is lit up during a fair to celebrate the upcoming Lantern Festival in Tianjin municipality February 15, 2008. Picture taken February 15, 2008. /reuters)


Esculturas de Igor Mitoraj em Atocha

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

os números do contentamento


A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2007 foi de 7,8%.
O número de empregados aumentou 0,9%, quando comparado com o mesmo trimestre de 2006, mas diminuiu 0,2%, relativamente ao trimestre anterior.

Em média, em 2007, a taxa de desemprego foi de 8,0%, o que se traduziu por um acréscimo de 0,3% face ao ano anterior. A população desempregada situou-se em 448,6 mil indivíduos, tendo aumentado 4,9% em relação ao ano anterior. (dados do INE)

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Em Espanha,em 2007, o PIB cresceu 3,8%.

de mãos nos bolsos


O PIB em Portugal cresceu no 4º trimestre 2,0% em relação ao 4º trimestre de 2006.
Na UE(27) a média de crescimento no mesmo período resultou em 2,9%.

O PIB de 2007 em Portugal foi de 1,9%.
O PIB médio da EU(27) em 2007 atingiu os 2,9%.


Não entendo na verdade, o contentamento manifestado pelo governo a propósito destes números. O certo é que continuamos a divergir da Europa.

Em 2005 divergimos com menos 1,2% do PIB da média europeia, em 2006 divergimos com menos 1,6% e em 2007 damo-nos por satisfeitos por divergirmos “apenas” 1,0%!

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Os prostitutos


Tanto as palavras de Garcia Leandro como as de Marinho Pinho não mereceram mais do que um silêncio, um desdém da nossa classe política activa. Certo que um, dois ou três se tanto, prostitutos do sistema político que os alimenta, ainda emitiram alguns sinais de desconforto, mais ou menos agressivos e mais ou menos elaborados. Ou, porque no seu “sábio” entender, dos militares haverá sempre de desconfiar ou porque as denuncias expressas trazem consigo obscuras e comprometedoras intenções. Num e noutro caso, objectivamente, o que se deseja, será a manutenção, a perpetuação deste lastimável estado de corrupção institucional a que chegámos.

As palavras de Garcia Leandro não poderão ser entendidas como uma "birra" entre a "corporação militar" e o governo, nem diminuídas com casos de corrupção de militares. Quem assim vê e interpreta tais sinais, olha apenas para a árvore sem ver a floresta onde se encontra. Quem assim ajuíza as palavras inconformadas de Garcia Leandro e Marinho Pinho, não acrescenta uma grama à consciencialização dos cidadãos do que realmente se vem passando em Portugal e mergulha na confusão, maior ainda, uma população portuguesa miseravelmente explorada pelo poder politico que se instalou nas últimas décadas no País. Esta gente, esta elite, não está realmente interessada em denunciar e criar condições a uma justa revolta das pessoas, estão sim mais empenhados em que tudo fique na mesma para elas próprias continuarem a usufruir, directa ou indirectamente, do mesmo e grande tacho em que se tornou o Estado e a Administração Pública portuguesa.

Warhol, Barceló, Miró y más en Art Madrid 08


Más de 4.000 metros de arte
Se trata de la tercera edición de este encuentro cultural, que coincide con la celebración de Arco 2008.En esta ocasión, los organizadores han ampliado su espacio más de un 20% respecto al año pasado. En total, 4.500 metros cuadrados dedicados al arte más actual. En la imagen, La Modelo, una fotografía sobre aluminio de Alberto Shommer de la galería Alexandra Irigoyen.



Gran presencia portuguesa
Entre las galerías europeas figuran cinco importantes galerías portuguesas (António Prates, Art Lounge, Cordeiros, Perve y Sao Mamede), además de las alemanas Levy y Michael Schmalfuss, laeslovena Lazar Vujic, la francesa Lina Davidov y la holandesa Katuin. En la imagen, La huida de Olimpia de Gerard Roses de la galería Carme Espinet. Se trata de un óleo y collage sobre cartón ondulado y recortado.


En Art Madrid, el público podrá adquirir obras de Mapplethorpe, Warhol, Tàpies, Barceló, Plensa,Miró, Palazuelo, Julian Opie, Chirino, Mel Ramos, Alberto Reguera, Pedro Lozano, RGF+DDT, Pep Bofill o Armando Mariño, entre otros muchos. En la imagen, Cae el telón, de Iñaki Ugalde de la galería Atelier. (elpais)

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

gente importante


O presidente da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) é um dos 12 titulares de cargos políticos que solicitaram ao Tribunal Constitucional (TC), ao abrigo da lei que estabelece o controlo da riqueza dos titulares de cargos políticos, a ocultação parcial da sua declaração de rendimentos. Por força das funções desempenhadas na ASAE, organismo que tem estado no centro da polémica por causa do alegado excesso de zelo na fiscalização, António Nunes pediu, em Maio de 2006, à instituição então presidida por Artur Maurício para manter secreta a morada da sua residência e a viatura. E o pedido foi deferido. (cm)
La foto del año. El fotógrafo Tim Hetherington, de Vanity Fair, ha ganado el premio World Press Photo a la mejor imagen de prensa de 2007 con esta foto de un soldado estadounidense en un refugio en el valle de Korengal, en Afganistán. "Esta imagen muestra el cansancio de un hombre y una nación, todos nosotros estamos conectados a ella. Es la imagen de un hombre al final del camino", ha dicho el presidente del jurado, Gary Knight (20 minutos)



Primer premio de la categoría Imágenes Contemporáneas, para Brent Stirton, de Getty Images, por esta foto del traslado de un gorila muerto en el parque congoleño de Virunga.


sergej ryshkov